Com Quem Aprendeu Jesus?
 
            Os chamados ¨Evangelhos Canônicos¨ apresentam lacunas que intrigam o amante do pensamento livre. Uma dessas nos diz respeito ao lapso de tempo que decorre dos cerca de 12 aos 30 anos da vida de Jesus. Por onde andou neste período? O que aprendeu? Limitou-se a aprender o ofício de carpinteiro com o pai terreno?
            Especulações existem muitas, inclusive uma, fortemente sustentada pelas escolas esotéricas, de que Jesus teria recebido grande parte dos seus ensinamentos de um povo chamado Essênio, ao qual é atribuída a origem dos ¨Manuscritos do Mar Morto¨.
            Do ponto de vista do qual partimos, espiritualista, o aprendizado de Jesus pode ser explicado por três hipóteses, ocorrendo que a presença de uma não descarta as demais.
            Sendo Jesus um ser iluminado, com ampla vidência do plano invisível, podia interagir constantemente com o mesmo e, assim, devido a esta natural faculdade aprendeu, desde a infância, a receber orientações dos seres iluminados que o visitavam. Essa é uma característica comum aos ¨avatares¨ da humanidade, sendo que o mesmo fenômeno ocorreu, com frequência, com o nosso Chico Xavier.
            A segunda hipótese, que pode ter ocorrido simultaneamente com a primeira, também alude à forte mediunidade do Mestre que podia, mesmo em sonhos, deixar o corpo e visitar, com enorme clareza, os planos superiores aprendendo com o mesmo.
            A terceira e última hipótese, alude também às faculdades exímias do mesmo, que simplesmente, ao curso que avançava na sua missão humana, passava a recordar do que já sabia mostrando por que foi chamado de o Mestre dos Mestres.
            Além disso, pode ainda ter interagido com vários sábios, até mesmo com o povo Essênio, vindo a adiantar-se nas recordações do que já sabia.
            Assim, como grande Libertador dos paradigmas humanos, podemos deduzir que certamente Jesus não aprendeu: simplesmente recordou. Iluminados de nascença são raros, afinal, o mundo costuma ser cruel com os mesmos. Namastê!