DEUS RETIROU A UNÇÃO DE MOISÉS

Paulo Sergio Larios

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?

Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?

De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;

Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.

E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.

E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.

Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

Números 11:11-17

A RECLAMAÇÃO E MOISÉS

Um dos fatos mais interessantes da Bíblia ocorreu com o líder Moisés. Quem me mostrou isso foi um Pastor que dividiu essa Palavra ministerial e me fez enxergar verdades que eu não sabia.

Israel estava reclamando a respeito que lembravam da comida do Egito, que eles não tinham no deserto e Deus lhes fez vir o Maná, mas eles ainda assim choraram, lembrando das carnes e do peixe, dos pepinos e dos melões, do alho poro, das cebolas e do alho. Ouvindo o povo chorar, pela lembrança dessas comidas, Moisés reclamou duramente com Deus.

Porque eu não achei graça aos teus olhos. Sou porventura o pai de todo esse povo? Eu não posso levar sozinho todo esse povo, pois eles são para mim muito pesados. Mata-me, disse Moisés a Deus.

E ai Deus respondeu:

Ajunta setenta homens anciãos, portanto idôneos e capazes, não necessáriamente velhos e seus oficiais, quer dizer: setenta lideres e seus sub-lideres. Coloca-os perante a tenda e então Eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei o Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e levarão a carga do povo, para que não a leves sozinho.

DEUS DIVIDIU A UNÇÃO DE MOISÉS

O que na verdade Moisés pediu e o que Deus fez foram extremamente interessantes.

Moisés tinha unção suficiente para poder agüentar todos os problemas que o povo poderiam trazer a ele, a unção, a capacitação, era suficiente para todo o serviço que ele estava exercendo, mas ainda assim ele acreditava que não estava dando conta e que talvez a unção não fosse a suficiente.

A resposta de Deus frente a esse problema ministerial, foi das mais interessantes: Deus tirou da unção de Moisés e colocou sobre os setenta anciãos e mais sobre quantos eram os seus ajudantes.

Moisés tinha muita unção, Moisés tinha muita capacitação de Deus, mas ele não entendia isso e acreditava que o peso era demais para ele só. Deus tirou da sua unção, Deus dividiu a sua unção – o que nos causa uma enorme surpresa, pois nem sabíamos disso, a gente não tinha idéia de que isso poderia acontecer.

Deus retirou da unção que estava sobre Moisés e encheu os setenta anciãos e os seus liderados. Ou seja: quase ou mais de duzentos homens.

MOISÉS IMAGINOU QUE IRIA FICAR NA MOLEZA

Lemos acima, em Números 11, que Moisés reclamou que sozinho não poderia levar esse povo todo, que lhe era muito pesado. Moisés levava uma nação inteira, mas o que ele não entendia é que ele tinha unção para essa obra. A unção de Moisés era para pegar um povo escravo e os levava a ser uma nação. Uma obra fantástica, não é mesmo? Um milagre, qualquer um poderá dizer.

Mas se Deus tivesse dado unção aos setenta e seus ajudantes, sem retirar de Moisés, então Moisés ficaria na moleza, entre aspas, pois com a unção que tinha, e agora com ajudantes, ele conseguiria fazer melhor a obra, diríamos até de uma forma muito fácil, pois Moisés tinha muita unção, muita capacitação de Deus para a obra que o Senhor lhe dera.

Entretanto Deus age de forma inusitada, numa situação única e retira a unção de Moisés. A gente nem sabia que Deus podia fazer isso e de repente Ele o faz.

De certa maneira Moisés ficou na mesma, se não pior.

DEUS UNGIU OS SETENTA, QUE PROFETIZARAM

Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.

Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.

Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.

E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.

Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!

Números 11:25-29

O fim da fala de Moisés mostrou-se profético:

Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele! Num 11:29

O ESPÍRITO SANTO SOBRE E DENTRO

Em Moisés e nos anciãos o Espírito Santo estava sobre, pois Ele ainda não havia sido derramado sobre toda carne.

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

João 7:38-39

Mas agora a revelação no Novo Testamento diz:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16

Entretanto Jesus era cheio desde o ventre.

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lucas 4:1

O assunto nos fala sobre novo nascimento

SE FICAR RECLAMANDO DEUS RETIRA A TUA UNÇÃO

Obreiro, pare de reclamar, que a graça que há sobre ti não dá para fazer a obra, pois isso não é verdade. Nota-se pela unção que havia em Moisés que ele era realmente capacitado para exercer aquele ministério, mas ele reclamou com Deus e Deus deu uma solução: Setenta anciãos, portanto gente já reconhecida na liderança de Israel no deserto, junto com suas equipes, resolveriam os problemas menores de Israel e Moisés ficaria encarregado dos problemas mais difíceis.

O Novo Testamento nos mostra que devemos ter gente trabalhando ao nosso lado e não é uma questão de que eu não consigo fazer a obra não, mas pelo fato de que Deus não dá a revelação completa para uma pessoa só.

1 Corintios 12 é simplesmente impressionante. Nesse capitulo é mostrado os dons do Espírito Santo. Quem dirige os dons é o Espírito Santo. Fala também do Corpo de Cristo, que é a Igreja, somos nós. No final do cap. Descobrimos que o próprio Jesus é quem comanda o Ministério de Obreiros das Igrejas, o Ministério Quíntuplo.

A humildade e o conhecimento de Pedro trouxeram essa enorme revelação:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” (2 Pedro 1:20)

O CORPO DE CRISTO E A REVELAÇÃO REPARTIDA

Há muito a se falar sobre O Corpo de Cristo, que é a Igreja.

A revelação sobre O Corpo é que os dons do Espírito e os Dons Ministeriais foram dados à Igreja – o dom não é seu é da Igreja, para a Igreja – mas esses dons que foram dados à Igreja são-nos revelados através do Corpo, da Igreja, das pessoas.

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;

E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

1 Coríntios 12:14-27

Um dia a ficha caiu para Pedro e ele nos trouxe essa enorme revelação:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” (2 Pedro 1:20)

O que isso significa? Deus não dá a revelação completa para um só. Primeiro vamos entender direito isso, para que algum chato não venha me corrigir: A Revelação Completa da Bíblia, o Cânon, já está pronto e fixado, não é isso que estou falando, mas sim do dia-a-dia na Igreja.

De novo Paulo em 1 Corintios nos dá a solução do problema:

Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

1 Coríntios 12:29-31

Todo mundo é apóstolo, profeta ou doutor? Todos tem todos os dons? Não e não. Deus não dá toda a revelação a um só. Deus não dá todos os dons a um só. Deus não centraliza o Ministério em um só – foram os homens que centralizaram o pastorado e não Deus.

PREGADORES PRECISAM DA PALAVRA

A Bíblia nos dá a entender que nós não temos a totalidade da palavra e nem a totalidade dos dons, o que subentende-se que eu preciso que alguém pregue alguma coisa pra mim, e que alguém ore por mim, pois não tenho todas as orações e nem todas as respostas. Tenho dons, mas não todos. E todos tem muito, mas não tudo.

O braço precisa da mão, que precisa do pé, que precisa do joelho. Se eu como pregador não for humilde o suficiente para entender que existem pessoas que tem a revelação da Palavra que eu não tenho e que me completa e que sem essa revelação eu não sou completo, eu não entenderei por inteiro a Palavra e nem o Plano de Deus para a minha vida, então eu sofrerei, de alguma maneira.

Apesar de tanta unção que Moisés tinha, ele ainda precisava dos seus setenta ajudadores que Deus levantou.

QUAL É A MANEIRA CORRETA DE FAZER IGREJA

Não se iluda, você não foi chamado para fazer a obra sozinho. Tem gente que tem bastante unção - ou seja capacitação, pois unção é capacitação – mas você não tem a Palavra toda e nem o dom de Profecia completo, e nem a maneira completa de fazer Igreja.

A maneira correta de fazer Igreja é como Deus mostra em 1 Corintios 12: Dons de Poder, distribuídos por um Corpo que é a Igreja, que são repartidos como Dons Ministeriais e ainda assim existe uma recomendação importante:

Procure os melhores dons.

Que Deus nos abençoe!

Amém!

pslarios
Enviado por pslarios em 24/02/2014
Código do texto: T4703908
Classificação de conteúdo: seguro