SONHANDO COM DEUS

Paulo Sergio Larios

“Em tempo de tantos pesadelos é raro ver alguém sorrindo.”

João Cruzué, http://kruzue.blogspot.com.br.

Texto Bíblico:

19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque; 20 E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu. 21 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. 22 E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. 23 E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

Gênesis 25:19-23

O GRANDIOSO SONHO DE JACÓ

Abraão teve Isaque que teve dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó. Rebeca a sua mulher era estéril, Jacó então orou instantemente por ela, até que Deus ouviu as suas orações. Rebeca entendeu que seus filhos brigavam dentro dela e por isso foi perguntar a Deus, o que acredito que deve ter ido buscar algum profeta de Deus, que lhe disse que haviam duas nações em seu ventre, dois povos que se dividiriam e o maior serviria o menor.

24 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. 25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. 26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. (Gênesis 25:24-26)

De cara, no nascimento dos meninos, ficamos sabendo que o filho menor e fadado a ser maior perante Deus e os homens era o que nasceu agarrando o pé do outro: Jacó. Os meninos cresceram e chegou o momento da morte de Isaque, o pai deles. Isaque daria a bênção da primogenitura para um dos filhos e o escolhido natural era Esaú, entretanto Rebeca, mãe de Jacó e Esaú, dizia a Jacó que era ele e não Esaú, quem deveria receber a benção. O papel de Rebeca foi crucial, para que os eventos ocorressem. Jacó se conluiou com a mãe para ter a primogenitura de Esaú, mentiu ao pai que era também o patriarca, o líder da tribo.

Num certo dia Esaú veio da caça, pois era caçador e com muita fome chegou justamente na hora em que Jacó estava fazendo uma sopa de lentilhas. Esaú acabou vendendo a sua primogenitura para Jacó, por um prato de lentilhas. Saciada a fome esqueceu-se do que fez. Rebeca e Jacó então resolveram colocar peles de animais nos braços de Jacó, pois o pai já cego iria apalpar os braços do filho, pensando ser Esaú, que vindo da caça, lhe preparava a comida. Rebeca preparou um guisado como Isaque gostava e Jacó lhe deu. Enganado Isaque então abençoa Jacó com a benção da primogenitura, o que o tornava sucessor da liderança, imediatamente à morte de Isaque.

O SONHO DE JACÓ DE SER PASTOR

Essa história tem vários desdobramentos e muitos anos se passaram até que fosse finalizada. Acho essa história surpreendente por vários motivos, e um dos mais impressionantes é que Jacó fez tudo errado para conseguir a coisa certa e Deus aprovou o que ele fez. O primogênito de Isaque seria o patriarca, o líder, o pastor, de toda aquela tribo. Existe muita coisa a pensar e a dizer nessa história toda, a respeito do desejo de Jacó de ser o pastor daquelas ovelhas. E é interessante também como Rebeca enxergava que Jacó deveria ser o patriarca e não o seu irmão. Jacó fez exatamente tudo errado, pelos motivos mais acertados possíveis. Não queremos dizer com essa leitura da história que deveremos roubar e se juntar a alguém para conseguir ser pastor por meios ilícitos. Deixa Deus trabalhar. O que mais me importa nesse minuto a dizer nesse post é que Deus dá sonhos para nós sonharmos. O grande sonho de Jacó era ser o primogênito, o patriarca, o pastor, o responsável pelo seu povo.

Nesses dias conversava com um amigo, o pastor João, que me falava sobre as qualificações do pastor, baseado no pastor literal das ovelhas. O pastor é alguém que tem perdcepções diferenciadas do restante. O pastor sempre tem a visão sobre onde estão as ovelhas, ou se está faltando alguma delas. O pastor é aquele que passando a vista pela Igreja sabe se veio aquele irmão ou não. O pastor tem cheiro de ovelha, dorme com as ovelhas, conversa com elas. Davi por exemplo era um pastor que cantava hinos e declamava salmos para as suas ovelhas. O verdadeiro pastor, se notar que uma se desgarrou, larga as noventa e nove e vai atrás da perdida. O verdadeiro pastor visita as casas dos irmãos, não se restringe a ficar nas quatro paredes da Igreja.

A DIFERENÇA ENTRE O CHEFE E O LIDER

Um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado. Um chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

Um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Muitos pastores que temos em nossas Igrejas são chefes e não lideres e nem se apercebem disso. Já começa da idéia bíblica de Prebistério, que é a divisão do trabalho eclesiástico na Igreja, principalmente a descentralização do poder. Hoje os pastores centralizaram de tal forma o ministério nele, que me causa medo, muitas Igrejas, que tem até um projeto bom, mas que não tem continuidade alguma. Por continuidade eu quero dizer a capacidade de orientar sua Igreja de modo que ela continua, mesmo se ele vier a faltar um dia. Muitas Igrejas de hoje, infelizmente irão morrer, junto com seus lideres, assim como a próxima geração de Josué nem sabia quem era Deus. Lemos em Juizes que uma única geração depois, e Israel não sabia quem era Deus. A pregação não deve ser unicamente imediatista e procurar somente sanar os problemas imediatos das pessoas, mas a Igreja deve obrigatoriamente, pregar e ensinar sobre as doutrinas da Bíblia. Hoje deixam isso para a Escola Dominical, que em geral colocam alguém totalmente desqualificado para ensinar. O professor da Escola Dominical deveria ser o maior pregador da Igreja e nunca, jamais, o contrário. E esse é um dos enormes motivos que não gosto da Escola Dominical da maneira que é realizada. Um outro grande impecilho pra mim, na Escola Dominical, é a falta de perspectiva de quem participa. Não é uma escola? Então que se façam provas e tenha-se um conteúdo programático razoável, please! A Escola Dominical deveria pregar um assunto só durante um período e realizar aprofundamentos, como provas e outras orientações.

OS PESADELOS ESTÃO LÁ FORA

“Em tempo de tantos pesadelos é raro ver alguém sorrindo.”

João Cruzué, http://kruzue.blogspot.com.br.

Vivemos num mundo muito triste. Jesus para nos animar disse certa vez: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33) Me lembro ainda que numa entrevista, certa vez perguntado pelos repórteres Elvis Presley disse que muitas vezes ele recorria à Bíblia, para poder suportar as suas aflições.

Estamos sendo bombardeados por noticias ruins a todo instante. Já estamos parando de ver o jornal da TV, porque até o que é considerado melhorzinho, ultimamente só tem dado noticia ruim. Os jornais mundo cão, esses não dá mesmo pra assistir, pois eles escolhem as piores desgraças para noticiarem.

Muitos de nós trabalhamos em empregos que só nos dão noticias ruins. Alguns familiares só sabem nos ligar para falar algo ruim. Nós vivemos num mundo de pesadelos, onde está ficando muito difícil ter sonhos.

Mas como diz o irmão João Cruzue: O Sol existe e está brilhando lá fora; basta um pequeno sonho para abrir a janela da alma e deixar penetrar a luz. Da mesma forma que você pode reaprender a amar a si mesmacuidando melhor da sua alimentação, aparência e forma física, existe algo ainda melhor: você pode descobrir os planos de Deus para a sua vida usando apenas cinco minutos para sonhar. Os sonhos não podem ser limitados nem pelo tempo, nem pelo espaço, nem pela lei da gravidade. Quando sonhamos somos livres. Mas o que podemos sonhar em cinco minutos?

A idéia não é exatamente do tempo físico a ser gasto sonhando, mas da qualidade do sonho, que vamos adquirindo, quando vamos sonhando. Quando decidi a comprar o meu primeiro computador, comecei a comprar vários cds de aplicativos e cursos e revistas e passei a estudar sem parar como funcionava e sobre as dicas dos sistemas operacionais. Quando comprei o computador eu já sabia muita coisa. Eu sonhei com ele, antes que viesse e ele veio e quando chegou foi tranqüilo. Eu sonhei com cada uma das minhas filhas e procurei aprender a fazer mamadeira e outras coisas referentes, antes que elas nascessem e quando nasceram foi tranqüilo também. Eu sonhei com elas, antes que fossem, assim como continuo a sonhar com elas, sobre os seus futuros. Qaudno cada uma das minhas filhas estava fazendo de três para quatro anos eu sonhava com elas lendo e passei a ensina-las a ler, com seis anos, ou seja, antes de entrarem na escola, já sabiam ler, pois eu sonhei com elas lendo. Morava num lugar que não gostava e passei a andar a esmo em algumas ruas de um bairro onde gostaria de morar. Eu andava ali e orava a Deus, compartilhando que gostaria de morar ali e agora moro nesse local, já a quase dez anos. Numa noite de chuva eu sonhei com o lugar onde queria morar e hoje eu moro nesse lugar.

Nós temos um Deus que sonha e que conta conosco em seus sonhos. A Bispa Sonia canta um hino que gosto; no inicio do hino ela diz que quando os seus sonhos forem os sonhos de Deus, então os sonhos que ela pensa que são os seus serão os dele e os dele serão os dela, que são dele.

Há um maravilhoso propósito de Deus para as nossas vidas.Nascemos para expressar a alegria e o amor de Deus.

Leia as palavras de paulo em Romanos 8:18-21:

18 Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 19 Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação foi sujeita à vaidade {não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou}, 21 todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

Você entra com o sonho e Deus com o milagre.

Jacó teve coragem de sonhar em ser pastor e o foi.

DEUS MUDA SONHOS

José, Marido de Maria, ficou muito preocupado quando teve que mudar os seus sonhos. Talvez ele pensasse que nem se casaria mais. Enquanto José refletia o que fazer, Deus revelou para ele o seu sonho. A obediência ao sonho de Deus, trouxe a José o filho que qualquer pai no mundo, em todos os tempos, gostaria de ter. A mudança do sonho de José, ou o redirecionamento que Deus fez dele, trouxe à vida o privilégio de ser chamado na terra de pai de Jesus, e conviver com ele, desde o nascimento. José nunca viu o seu filho se tornar o maior profeta do mundo, mas tenho certeza, que ele tinha um orgulho danado do seu filho, fruto da mudança do sonho dele.

O sonho nos faz rir novamente. O sonho tem a capacidade de nos transportar para além das barreiras físicas. Todos temos sonhos, planos, desejos. Nós não devemos ter medo quando Deus entrar na história humana e mudar os nossos sonhos em sonhos dele. O nosso Deus é um Deus sonhador. Os sonhos de Deus para nós nos levarão à vitória.

Não se desespere, Deus continua sonhando com você.

Amém!?

pslarios
Enviado por pslarios em 16/03/2014
Código do texto: T4730647
Classificação de conteúdo: seguro