HÃO DE SER ODIADOS DE TODAS AS GENTES

Paulo Sergio Larios

“E sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.”

Mateus 24:9

Alguns irmãos conseguem analisar a Igreja além do culto, do povo e do ajuntamento cristão. O que já é um avanço, pois a maioria não sabe fazer isso. A falta de saber analisar a Igreja é falta de pensar no assunto, sabia disso. Se ficarmos pensando muito em algo, veremos outras nuances e também entenderemos qual poderá ser o caminho da saída.

A maioria das Igrejas não sabe nem o que fazer com os seus próprios membros, imagina analisar a Igreja e tentar encontrar uma proposta para esse mundo, então. Um exemplo disso são as Igrejas que não tem proposta para os obreiros que chegam de outros lugares. Recentemente escrevi sobre o Movimento dos sem Igreja, que cresce a cada dia. Os obreiros que não estão encontrando lugar na Igreja, poderão ser um sem Igreja daqui a pouco. A Igreja não está conseguindo entregar um proposta viável e planejada para os seus próprios membros.

Na Igreja Prebisteriana quando muda de pastor, de tempos em tempos, os futuros pastores mandam propostas do que fazer com a Igreja e a Igreja, ou o grupo de liderança da Igreja aceita ou não a proposta. Isso é agir da maneira mais bíblica possível, pois o Prebistério decide sobre o futuro da Igreja, o que é bem diferente do que vemos ocorrendo hoje em dia, no qual o pastor assume sozinho, a liderança, o que não é bíblico e nem é sábio.

Na Prebisteriana o futuro pastor precisa dizer qual é o seu plano para a mocidade, para os velhos, para as crianças, para os lideres, para os pregadores, para os homens, para as mulheres e para os cantores. Dizer isso, hoje em dia parece até ser heresia, pois a coisa anda ao léu.

Me admira algumas coisas que continuam acontecendo. Uma dessas coisas é o cara do slide - que pode ser mulher também -, imagine a situação, virou modismo ter slide no culto e ter um mal uso dele também, um exemplo é que podemos usar o slide para ensinar e não o fazemos; voltemos ao cara do slide, o cara está ali só pra isso e os cantores não percebem que eles estão se esgoelando para cantar lá na frente e o cara do slide está estragando tudo. Tem musicas que tem cinco slides e enquanto os cantores estão acabando de cantar, o slide está ou em outra musica, ou está muito atrasado ou muito adiantado. A única Igreja que vejo o cara do slide funcionar é na Igreja da Graça, assista um culto pela TV e note o cara do slide, como é sincronizado o que o obreiro que está à frente falando, ou lendo e o que está passando. Com alguém funcionando no lugar certo, a Igreja canta afinado. O cantor que nota que a Igreja está perdida na letra, ao invés de ficar cobrando o povo, olhe para a tela ao fundo e então entenderá que está alguém ali que não tem compromisso com aquilo. Escolha-se outra pessoa, ou tirem o Datashow daí, por favor!

Ah, mas você está desvirtuando o assunto. Não, não estou não. O cara do slide que não funciona caracteriza o obreiro desleixado que faz a obra de qualquer jeito. É o pregador que não tem mensagem, ou que prega certo no texto errado. Um dia desses alguém pregou sobre o Corpo de Cristo, falou sobre a Igreja certa, mas dando o nome errado: Efésios. E o pior é que a todo momento falava que a Igreja de Efésios era uma Igreja complicada que tinha muitos problemas, mas tinha dons e culminou falando sobre o Corpo de Cristo, na carta de Efésios. Esse é um erro grosseiro e bobo. Sabe o que é isso? Mensagem preparada relaxadamente.

Temos atualmente uma tendência que vai crescer muito ainda, imagino eu. A liturgia da Igreja NeoPentecostal é interessante: Mais ou menos meia hora de louvor, ministração dos dízimos e ofertas e mais ou menos uma hora de pregação. Perfeito, a não ser por ressalvas. Primeiro, se só um prega, canta, fala, faz e acontece, então o restante dos obreiros fica chupando o dedo e estamos criando um bando de preguiçosos na Igreja. Pra que alguém vai ficar ensaiando uma musica em casa, se sabe que não vai cantar? Pra que alguém vai preparar uma mensagem, se sabe que não vai pregar? Pra que alguém vai jejuar, se sabe que não vai ser chamado para orar por ninguém?

Isso tem acarretado um monte de crentes carnais. O crente foi chamado para trabalhar na obra de Deus, as Igrejas então tem obrigação de ter um mínimo de planejamento para abraçar esse obreiro, que provavelmente veio ferido de outro lugar. Sentados nas cadeiras da nave da Igreja temos um verdadeiro exército de cristãos querendo trabalhar, mas que não conseguem, pois a estrutura das Igrejas não tem permitido isso e não conseguem enxergar o fato e se falarmos assim dizem que estamos falando verdadeiras heresias.

Vamos ver algumas propostas básicas:

CULTO DE JOVENS NAS MÃOS DOS JOVENS?

Começa daí, dizer que o culto é dos jovens não significa deixar uma criança pregar. O culto dos jovens deveria ser pregado, ou ensinado, por alguém que tenha experiência com os jovens e apesar de ter uma mesma temática, um jeito, uma maneira, tenha experiência e seja cristão, de verdade. Os cultos dos jovens de hoje, estão virando verdadeiros shows, com luzes imitando as boates. Os cultos de jovens com vistas a encontros amorosos então, são abomináveis. A Bíblia não manda fazer nada disso.

ESCOLA DOMINICAL QUE NÃO ENSINA NADA

O ano tem doze meses, divida isso de três em três meses e ensine uma matéria única em três meses, com palestras, musicas temáticas, provas, textos, análises, leitura em classe e quem sabe até maquetes ou teatro. Do jeito que é feita a Escola Dominical não dá. Os caras escolhem a pessoa que menos sabe de Bíblia para ensinar, assim não dá!

SEMINÁRIO DA IGREJA NA PRÓPRIA IGREJA PARA OS OBREIROS

Eu fui convidado numa Igreja para ministrar aos obreiros numa Escola Dominical, mas era para os obreiros e deveria ensinar doutrinas bíblicas, doutrinas da Igreja e a liturgia, entre outras, eu propus então preparar o meu material para isso e não aceitar as revistinhas de outros ministérios. Avisei que seriam verdadeiras aulas e teriam provas e aprofundamentos. Aceitaram a principio, mas na primeira aula me trouxeram uma revistinha e me disseram que era para ensinar aquilo, eu recusei. Todas as grandes Igrejas, ou as que estão querendo crescer estão ensinando os seus obreiros. Não dá para entregar os nossos obreiros nas mãos dos seminários que existem por ai. Tem seminário que só quer ganhar dinheiro e não ensina nada. Alguns estão desensinando o que aprendemos na Igreja. Todos os irmãos da Igreja precisam fazer alguma coisa. Todos precisam se sentir úteis de alguma maneira.

MAS OS CULTOS SÃO TODOS IGUAIS E AGORA?

A Igreja NeoPentecostal tem um grande problema: os cultos são formatados, os cultos são iguais uns aos outros, até a Palavra é igual, só fala de bênçãos, o que não é bíblico. Vamos ver:

E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; 1 Tessalonicenses 3:2

Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; 1 Tessalonicenses 2:11

Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14

Exortar e admoestar são palavras duras que fugiram de nossos púlpitos, só vemos palavras de bênçãos. As pregações da bíblia sempre eram de confrontação com o pecado das pessoas, hoje estamos passando a mão na cabeça do povo. Eu sempre disse que devemos ficar alertas para pregações extremistas de só benção, ou só exortação. Tem gente que só sabe exortar e tem gente que só sabe falar em bênçãos. Se buscarmos mais em Deus qual é a pregação que Ele quer que preguemos, então erraremos menos.

Estamos criando crentes carnais e ociosos em nossas igrejas e nem nos apercebemos disso. Uma Igreja que tem muitos obreiros deveria se sentir privilegiada, mas só que não sabem o que fazer com essa turma, e agora? Será que Deus chamou os irmãos e irmãs, que Deus está trabalhando neles, desde antes de nascerem para ficarem sentados nos bancos?

HÃO E SER ODIADOS POR TODAS AS GENTES... PELA FALTA DE TESTEMUNHO!

Já estão surgindo textos e pregações que Deus está trazendo à tona a respeito desse assunto. Deus já está mostrando porque os cristãos serão odiados no mundo todo: Pela falta de testemunho cristão.

Outro dia cogitaram, sem muito interesse, em colocar alguém para trabalhar no meu setor e me perguntaram a respeito. Me disseram que o fulano era crente e era tal pessoa, eu disse veementemente que não. Meu chefe onde trabalho é católico e metido a espírita, não sabe nada de Bíblia e nem de Deus, mas é uma pessoa maravilhosa, com suas ressalvas, é lógico, mas é o melhor chefe que já tive até hoje. Por outro lado sabemos de chefes, não só na minha empresa, onde o chefe é cristão praticante e dá um mau testemunho impressionante.

Eu trabalho com Manutenção de Informática e quem mais pede serviço de graça, ou peças de graça, são os cristãos. Esses são seguidos de perto pelos caras-de-pau que fazem “amizade” com a Informática para conseguirem favores ou peças de graça.

A questão não é que os cristãos serão um dia odiados de todas as gentes, mas já estão caminhando para ser.

A Igreja dá mostras de que será odiada pelos piores motivos. Um dos grandes ajudadores disso são os pregadores que estão criando crentes carnais, com suas mensagens que não confrontam nada e o cara entra pecador e sai um pecador abençoado, em nossos cultos. Estão abençoando o pecado dos outros. Vão ter que dar conta disso, diga-se!

TENTA SER AMADO, SEJA CRISTÃO, SÓ ISSO!

Meu querido irmão, ou irmã, que chegou aqui de alguma maneira, acredito que trazido por Deus, já sabemos de tantos maus testemunhos que algumas pessoas tem preferido passarem-se por não crentes onde trabalham, por causa dos outros. Não faça isso, mas seja exemplo. Quem sabe pelo seu exemplo de bom cristão você consiga fazer o mau crente enxergar o seu erro? Faça o possível para ser amado e não odiado.

A Bíblia dá algumas referências e nos ensina algumas coisas. A principio tem uma certa ordem: Primeiro Deus, depois sua família, depois sua Igreja e por fim o restante. Deus, família, Igreja e o mundo. Essa é a ordem bíblica, que entendemos.

CRENTE FAÇA O BEM AO OUTRO CRENTE. “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gálatas 6:10 Esse versículo faz ultrapassar e nos dirige a quem devemos dar mais honra, a principio: aos domésticos da fé, ou seja, aos nosso irmãos da Igreja. Isso ultrapassa o bem que poderemos fazer a alguém da nossa família, que não é crente, ou alguém do mundo que não é crente. O crente, em primeiro lugar é o nosso alvo para abençoar.

Eu particularmente entendo esse texto, também, em que devemos ajudar aos que estão próximos. Entre você ajudar alguém que você não conhece e ajudar a quem conhece, devemos ajudar a todos é lógico, mas não poderemos ajudar alguém, lá fora e deixar os de dentro com fome.

Poderemos fazer o bem hoje, a partir de casa. De um abraço em quem está perto de você. Diga uma palavra amiga a quem não merece, quem sabe passe a merecer. Diga bom dia pro seu vizinho. Interaja. Pergunte como a sua esposa está hoje, ou o seu marido. Pergunte a alguém onde dói e compartilhe algo bom com ele. Divida o seu prato. Divida o seu tempo. A alguns a gente pede para trabalhar um pouco mais e melhor, a outros a gente pede para puxar o freio um pouco e descansar. Vá no cinema com a família. Faça a janta, ou o almoço. Faça algo bom que você nunca fez. Não faça o errado hoje – e nem nunca mais. Faça, o que for, limpo, bonito, bem acabado. Se baterem no seu carro, você que é cristão mantenha a calma, de testemunho. Fale de Jesus a todos. Seja bom. Seja boa. Seja crente. Mude o mundo, a partir de você.

Como diz o outro: Seje crente!

pslarios
Enviado por pslarios em 19/03/2014
Código do texto: T4735067
Classificação de conteúdo: seguro