EXISTE UM FUTURO PARA NÓS, NÃO ANDEIS ANSIOSOS

Paulo Sergio Larios

Texto Biblico:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Filipenses 4:6-7

PAULO NOS ENSINA UMA ORAÇÃO

Existe um fatalismo negativo a percorrer o povo brasileiro, como se nada mais fosse dar certo a partir daqui. Ou a conversa é a respeito do governo do PT, com seu partido de esquerda, e com ideias socialistas atrasadas da década de 50, que está a afundar o Brasil; ou são os profetas da desgraça que estão prevendo os piores dias negros da história do mundo, para o Brasil, depois que a Copa do Mundo de Futebol 2014 acabar, entre outros dissabores, como a imaginar que o povo brasileiro, de repente tornou-se inteiramente terrorista e sujeioto a levar borrachada na Av. Paulista, uma vez por dia, só pra esquentar o tempo.

Fatalismo é uma palavra que define-se como acontecimentos irrevogaveis e iremediáveis. Esse fatalismo, que diz que não dá mais para procurar um bom emprego, pois não tem, ou estou ficando velho; ou que acomoda alguém num casamento ruim; ou que define o Brasil como terceiro mundista eterno; ou que não v|ê perspectiva futura para nada é ruim e maligno,

A Biblia nos orienta a não andarmos ansiosos em coisa alguma. E ainda nos orienta que nossas ansiedades devem ser conhecidas por Deus através da oração, que são os nossos pedidos, feitos com súplicas, pedindo misericórdia, e com ações de graças, que são agradecimentos. Veja a ordem: você expõe a Deus o que o está incomodando, ora a Deus pedindo misericórdia, em humildade e já agradece o seu pedido, sabendo que Deus já ouviu.

E Paulo nos traz então uma revelação importante nesses versículos: Então a paz de Deus, que excede todo entendimento guardará nossos corações e sentimentos em Cristo Jesus. A tendência humana e carnal é ficar ansioso e não orar, ou se ora, fica ansioso ainda. Mas Paulo nos orienta que devemos fazer conhecidas de Deus todas as nossas petições e angustias. Aquilo que está nos incomodando e está nos tirando da presença de Deus é o que merece esforço maior em oração, até ser resolvido. Oramos a Deus, suplicamos, acreditamos e então a paz de Deus vem sobre nós. A paz de Deus então guardará nossos corações sentimentos, diz a Palavra.

A ansiedade que essas primeiras igrejas passavam era de perseguição por parte dos que não a entendiam. Algumas vezes a perseguição seguia até a morte. Mas a orientação era para orar, crer, agradecer e confiar.

UM FATALISMO GENERALIZADO

O fatalismo presente, que acaba entrando na Igreja também, quer assumir características escatológicas, pois quer nos dizer que daqui até o fim dos tempos o mundo só vai andar de mal a pior e não tem mais jeito pra nada. Essa é uma teologia errada, por muitos motivos.

Alguns dizem que o mundo não acabou e nem sabem porque, sendo que todas as profecias biblicas a respeito do fim estão concretizadas. Parece que estão torcendo para o mundo se acabar logo em da pior maneira. Querem nos dizer que não há esperança para nada e para ninguém, o que sabemos que não é possível. Os velhos não tem esperança de emprego; algumas mulheres não tem esperança de fazer um bom casamento mais; os jovens desanimam-se com a falta de perspectiva trabalhista; parece que a instituição do casamento acabou; parece que ninguém merece mais um bom emprego com um bom salário; querem nos dizer que não adinata abrir um novo hospital, pois todos iremos morrer mesmo um dia; que não adinata abrir mais uma delegacia, pois tem mais bandido que policia, ultimamente e por ai vai.

Esse fatalismo jogou-se de vez na desgraça. Está absolutamente perdido quem está pensando assim.

A VIRADA

Outro dia ouvi uma Palavra, onde o pregador falava sobre um tempo de virada. A virada significa que apesar de que a situação está ruim, Deus pode melhorar qualquer situação. A Biblia nos explica que o povo de Deus sofre por falta de entendimento. Alguns não enxergam um futuro promissor, por não conhecerem a Deus e nem entenderem como Ele pensa.

O mundo já acabou? Não, pois estamos aqui a conversar, não é mesmo. E porque é que o mundo ainda não acabou, se todas as profecias já estão cumpridas? Essa é uma bela pergunta, não concorda?

Realmente é um grande enigma, quando lemos em Tessalonicenses que algo está atrasando o Anticristo e portanto os tempos do fim. A única certeza é que algo o está atrasando. Imaginamos que pode ser o Espírito Santo, ou talvez seja a Igreja ao fazer a obra de evangelização mundial, mas eu ainda quero pensar numa terceira vertente, que tenho certeza ter uma força maior do que imaginamos: as nossas orações.

Não sei qse você é como eu e ora por outras coisas além de sua vida. Eu de vez em quando oro para que a Palavra de Deus seconcretize nesse mundo, o que não quer dizer só a Palavra escatológica dos tempos do fim de Apocalipse, mas que o bem vença o mau, que o doente seja curado, que o desempregado arrume emprego, que a mocinha se case bem, que a empresa do outro cara de certo, que a Igreja onde frequento seja cheia, para que no culto onde pregar aconteçam manifestações espirituais de Deus, não forçadas, mas espontaneas, para que enuanto dá, Deus nos dê dons e nos ensine a operar neles, para que a minha família seja alcançada e quem sabe o Brasil seja o campeão esse ano.

A oração do crente, perante Deus pode mudar a história. Acredito que um dos fatores que atrasa os tempos do fim são as nossas orações. Não acredito porém naquela teologia errada que diz que o mundo não vai acabar enquanto Deus não nos der tudo o que Ele prometeu, pensamento usado muito, por pessoas que se desviaram da presença de Deus e querem ter esperança, do lado de fora da porta, de que Deus tem compromisso com ele, mesmo que ele não tenha compromisso com Deus.

A nossa oraçõ deve ser a todo tempo: volta Jesus e não espere mais um pouco, pois tenho ainda uma benção pra receber. Os fulgores do que está nos esperando do lado de lá, no arrebatamento da Igreja, ou então na vida pós morte, com Deus, parece nos mover e puxar para si, de tão bons que imaginamos ser, segundo o Espírito Santo que não nos diz o que é, enquanto aqui.

TENHA ESPERANÇA EM DEUS DE DIAS MELHORES

Tenha esperança em Deus de dias melhores, pois quando oramos é isso mesmo que pedimos. O mundo vai caminhar para Apocalipse e um dia vai se acabar em fogo, até surgir uma nova terra, mas isso não necessariamente precisa ser na sua vida, ou se o for, podemos viver em paz até lá. Deve chamar aatenção a confinaça desconhecida onde as pessoas compram uma casa para pagar em vinte anos ou mais, quem é quegarante que a pessoa estará viva amanhã, ou até o fim do dia? Ninguém, mas como é que as pessoas fazem uma previsão tão enorme dessas e como é possível que um banco empreste dinheiro para pagar em noventa e seis meses? Porque lojas confiam em vender parcelado, sejam quais forem as parcelas. Como podemos acreditar no amigo que nos pede emprestado, prometendo pagar em data futura, breve ou mais longinqua? De onde vem essa confiança desconhecida num futuro absolutamente incerto? Vem de Deus, essa é a resposta. Essa só pode ser a resposta. Deus imprime no coração de todos, que ainda virão dias de benção. Deus imprime no coração de todos que teremos ainda um futuro, de anos a percorrermos. Nem o idoso avançado deve se desanimar, pois quanto mais velho mais sabedoria, e quanto mais velho, mais perto de Deus. A ideia é que quanto mais velho, mais firme deve estar, o menos possível enrolado com as pendências dessa vida.

Não há fatalidade no meio do povo de Deus, ou não deve haver. Todas as vezes em que oramos e Deus nos faz entender que Ele realizará nos dar o motivo das nossas petições, significa que Apocalipse foi adiado mais um pouco, até Deus nos abençoar de novo. Então o segredo é orarmos mais e muito. Deus tem prazer em atender o seu povo, e se o seu povo entender que podemos orar e Deus atenfde e isso significa que Deus está mudando a história, então também deve significar que podemos até mesmo ganhar essa geração para Deus e atrasarmos de vez, nessa geração, os tempos escatológicos.

A Igreja atrasa o fim do mundo, quando ora a Deus e pede coisas importantes ou banais. Seria bom que todos aprendessemos a orar, até o descrente, pois quem sabe orando ele vire crente também. Ser cristão é acreditar que Deus pode te abençoar.

Observe esse versículo que está registrado em Jeremias 29:11:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.“

Irmão, irmã, moço, moça, senhor, senhora, levante a sua cabeça e persiga o seu futuro. Vá estudar, aprenda uma profissão, ou uma nova profissão, não se deixe desanimar, não se sabote, Deus promete nos ajudar e nos dar um futuro. Há esperanças em Deus para você sim, não deixe que ninguém diga o contrário.

“Porque eu conheço os planos que tenho para vocês.”

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.”

Jeremias 29:11-14

São muitos os lugares na Biblia que nos mostram que se estamos em situações ruins e desesperançoasas é porque pecamos, ou estamos sofrendo o pecado de alguém. Por isso Deus nos levou para situações onde somos confrontados com ou crer em Deus, ou crer em Deus. Deus nos leva a situações onde não há saida e Ele se mostra em sua força e nos quebra, para que entendamos que o homem sem ele não vale nada. Como diz Oséias 6 Deus fez a ferida, mas ele mesmo faz a atadura. Tem uma musica que diz que Deus dá o frio conforme o cobertor.

Foi Deus que levou Israel para o cativeiro e foi Deus quem tirou Israel do cativeiro.

Nunca, jamais, a sua vida ou a de ninguém, saiu das mãos de Deus. Tudo o que nos acontece é por permissão dEle. Entenda isso de vez e entenda também que Deus quer nos ajudar.

Devido aos seus muitos dissabores Jó não exergou um futuro. Poderemos estar assim, quando em muita aflição. "Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro? Jó 6:11

Mas assim como Deus deu um futuro a Jó, Ele quer nos dar um também.

“Por isso há esperança para o seu futuro", declara o Senhor. "Seus filhos voltarão para a sua pátria.

Jeremias 31:17

Que Deus nos abençoe!

pslarios
Enviado por pslarios em 11/06/2014
Código do texto: T4840765
Classificação de conteúdo: seguro