O que é Corpus Christi?
 
É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucarístia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é questão de obrigação de fé participar da Santa Missa neste dia.



Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Toda a Liturgia é baseada em tradições católicas. É uma festa que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucarístia, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, e perfaz sessenta dias após a Páscoa.



A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (No cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucarístia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."



A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.



Madalena de Jesus

Esta pesquisa teve referência através dos seguintes links:
http://www.significados.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki
 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 19/06/2014
Reeditado em 22/12/2016
Código do texto: T4851411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.