O ESPÍRITO SANTO E O FUTURO DA NOVA CRIAÇÃO

Paulo Sergio Larios

Texto Biblico básico:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

1. O MUNDO ESTÁ PERDIDO SEM DEUS (Ef 2.2-3)

A- O PECADO NO MUNDO

Quando o pecado entrou no mundo veio estragar, arruinar, destruir a obra da Criação que Deus tinha realizado. O pecado causa morte onde toca. Desconfiamos quando vemos Deus permitir que Eva primeira e depois Adão pequem. Onde Deus estava? Posteriormente, ao entendermos o Sistema Sacrifical, onde o animal morto morreria em prol do pecador, as muitas profecias de que Israel geraria um filho, a vinda de Cristo ao mundo e as Cartas do Novo Testamento, culminando no Apocalipse, o livro da Revelação, entendemos um pouco do plano de Deus para esse mundo. A humanidade não conheceria a salvação em sua plenitude se não tivesse experimentado a perdição em sua plenitude. Aparentemente a Criação, que havia saído das mãos de Deus, ganha agora novos contornos inesperados e afirmações sobre o cristão que são inéditas.

B- A EXPECTATIVA DA MANIFESTAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS

Ao estudarmos o Espírito Santo e a sua obra, fugindo um pouco, talvez indo além da letra morta da Teologia Sistemática, que é uma bênção, mas adentrando no reino da revelação do Espírito, acabamos chegando no que Paulo descreve como nova criatura.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

A idéia de nova criatura, é também a idéia de uma nova criação. A Criação de Deus, tudo o que Deus criou, agora espera a manifestação do que os filhos de Deus serão.

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.”

Romanos 8:16-23

Em 2 Pedro 3, que é um capítulo altamente escatológico, Pedro culmina dizendo que nós aguardamos novos céus e novas terras.

A Bíblia NVI diz assim de Romanos 8:19: “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.” O que significa que algo grandioso está para acontecer com o cristão e acontecendo com ele, toda a Criação será abençoada, com as bênçãos dos cristãos. Todo o universo, tudo o que existe, será abençoado quando se manifestar o que Deus propôs para nós. E o que Deus propôs é amanifestação dos filhos de Deus, ou seja: O homem, o ser-humano, afinal, na presença plena de Deus, perante a humanidade.

2. DEUS TEM UM PLANO PARA O MUNDO: A NOVA CRIAÇÃO (2 Cor 5:17)

A- AS NOSSAS TREVAS

Observamos agora que Deus sempre teve um plano para o mundo: fazer uma nova criação. Era necessário que Deus permitisse que o ser-humano entendesse que existem trevas imensuráveis dentro dele e que só o próprio Deus pode nos ajudar com as nossas fraquezas.

Dá-nos medo um versículo como 1 Coríntios 4:5: “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” Deus pode permitir que as nossas trevas apareçam. Existem em todos nós trevas ocultas. O homem tem um mau muito grande dentro de si, que é o pecado. Se entendermos logo que o nosso problema é o pecado e aprendermos a combate-lo, viveremos uma vida melhor. Impomos muito dos nossos males sobre o Diabo, sendo que Gálatas nos mostra que o homem tem muito de carnal em si. Precisamos orar, para que Deus não permita que nossas trevas sujam, mas antes que elas sejam combatidas por nós. Conheço muitas pessoas que abriram portas em suas vidas e não sabem mais como fechá-las e vivem uma existência muito ruim e maligna.

Mas a Bíblia também tem alguns versículos que nos ajudam muito.

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Colossenses 1:13 Somos aos poucos transportados do reino das trevas para o reino da luz.

Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. (1 João 2:8) Conforme vamos nos amoldando a Deus, quanto mais andarmos com Ele, mais nos afastamos das trevas, que existem em nós.

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12) O grande segredo de não andar em trevas é andar em Jesus.

B- O QUE SIGNIFICA NOVO TESTAMENTO?

A velha criação foi estragada devido ao pecado, o pecado entrou no muno, o pecado entrou no ser-humano. Por desígnios divinos, Deus escolheu salvar o ser-humano que pecou e na salvação do homem estará a renovação do universo. Ezequiel 11:19 nos fala que Deus prometeu mudar o coração daqueles que andarem com Ele. “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.” E também: “Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.” (Hebreus 8:10) Portanto Novo Testamento significa a mudança de coração.

C- O BATISMO E ENCHIMENTO DO ESPÍRITO

A maneira que Deus determinou mudar o nosso coração é a través do Espírito Santo. O Espírito Santo é o Deus que vive em nós. Batismo com o Espírito Santo significa conversão. Significa que temos o Espírito agora em nós, manifestando-se através de nós. Mas é interessante como nós ao contato com o mundo vamos nos esvaziando do Espírito, ai é necessário então encher de novo e de novo, sempre.

3. DEUS PREPARA A NOVA CRIATURA PARA AS NOVAS REALIDADES DO CÉU

A impressão que tenho a respeito de alguém ser batizado com o Espírito Santo e ir sendo cheio, conforme vai esvaziando, é que Deus tem um plano para restaurar a Criação e esse plano passa pela restauração do ser-humano. Na verdade essa restauração do ser-humano é uma nova criação. O crente não é um remendo de um pecador, mas é antes uma nova criatura, uma nova criação, uma nova pessoa. Literalmente em Cristo somos novas pessoas. Eu era um antes de Cristo e agora sou outra pessoa, literalmente. Ser batizado e cheio do Espírito Santo, com certeza nos indicam as realidades do Céu. Ser batizado e cheio hoje, implica já ir sendo experimentado, preparado, para as realidades futuras do Céu. Não imaginemos que somos batizados e cheios só pra ser batizado e cheio só pra viver essa vida. Ser batizado e ir sendo cheio nos prepara para viver essa vida, concordo, mas será que é só isso? Não posso acreditar num reducionismo tão grande. Ser batizado e consequentemente cheio - pois não dá pra ir enchendo a pessoa do Espírito, sem que ela tenha sido previamente batizada – faz parte do grande plano de restauração da Criação, que a Bíblia chama de nossa adoção.

Esse outro termo novo e jurídico: adoção, significa que alguém decidiu adotar como seu filho, alguém que não o era. Deus nos adotou como seus filhos, através de Jesus, mas ainda não usufruímos de todas as benesses de ir morar com o nosso novo Pai. Poderíamos entender que fomos adotados juridicamente, e a segurança é o penhor, ou o Espírito Santo morando em nós, que nos comprova que já fomos comprados para Deus, mas que ainda moramos com nosso antigos pais, ou ainda moramos na nossa antiga casa, ou orfanato. O que a Criação espera com grande expectativa é o que nós aguardamos gemendo, e que é a Volta de Cristo, onde ai sim, será manifestado em toda a sua pompa o que haveremos de ser, pois não sabemos.

O Reino de Deus ainda não foi inaugurado, como entendemos que o será no Milênio, mas já o desfrutamos pela fé, como que por empréstimo, o que eu prefiro entender como por vale, pois o vale, que é dado numa empresa, é uma parte, um pequeno adiantamento do seu pagamento. O “vale”, é já irmos desfrutando do Espírito Santo hoje: batizados, o que significa comprados para sempre; e ir sendo cheio, conforme usamos a unção ou somos renovados, devido aos nossos pecados, pela bondade de Deus.

O Espírito Santo vai nos convencendo a respeito das realidades futuras e vai criando em nós desejos de irmos nos consagrando e permanecermos em Deus. Pegue a pessoa mais cheia do Espírito que conhecemos, ou pegue o personagem bíblico mais cheio que você imaginar: o céu é daí pra mais. Não temos o Espírito Santo fazendo morada em nós só pra fazer bonito, mas sim nos preparando para entrarmos no Céu.

Não sabemos que novas realidades e portanto novas competências e dons precisarão ser criados quando da Volta de Cristo, mas sei que por nossa causa a Criação geme e nós gememos junto, esperando o que vai nos acontecer. O pouco que sabemos é grandioso: julgaremos os anjos caídos (1 Cor 6:3), teremos um corpo glorioso (Filipenses 3:2, 1 Cor 15:52), seremos como os anjos (Marcos 12:24-25).

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 20/06/2014
Código do texto: T4852268
Classificação de conteúdo: seguro