Por que Deus nos ama?

A base do amor é ainda maior que a própria fé. Torna-o maior dom que existe, é absoluto e inconfundível. Nele não existe injustiça, arrogância e egoísmo.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” I Coríntios 1:13

Para entender, ou dar alguma resposta que seja mais próxima do tema “Por que Deus nos ama”, observar a nos mesmos e o surgimento do sentimento de amor entre nós mortais é o caminho mais fácil.

Inicialmente procurar na história da humanidade o amor gratuito entre nós, acho muito improvável, aliás, o único que podemos classificar mais facilmente na posição incondicional é o amor de mãe. Esse, sem a demonstração do filho, existe, e existe sólido. E ainda antes da criança vir ao mundo, sua mãe o ama incondicionalmente.

Por outra parte, diferente do Amor absoluto de mãe; O mesmo surge da admiração que temos pela história da outra pessoa e/ou benefício que recebemos dele.

Podemos figurar bem isso, observando o amor do filho para a mãe; nós amamos nossa mãe não por ternos gerados no ventre, se fosse assim os órfãos e abandonados teriam o mesmo amor que um filho no seio da família sente por seus pais.

Nota-se que o filho ama sua mãe especialmente por crescer vendo o cuidado e exaustão daquela pessoa para criá-lo, educá-lo e assim crescer bem e saudável.

Pelo fato de recebermos carinho, cuidado, admiramos e amamos quem nos cuidou e alimentou. E são muitos os casos que não se trata da mãe biológica quem ama, defende acompanha a criança até o crescimento e formação na sua vida. Assim assegura a ideia que amamos pelo que recebemos do outro de alguma forma.

Amamos nossa mãe inicialmente por sermos beneficiados como passarinhos sendo alimentados no ninho. E a definição: - Amo minha mãe, simplesmente por ser “minha” mãe, não é a primeira explicação que define esse amor, mas sim, acontece depois do primeiro ponto de vista, formado quando ainda pequenino aprendendo a falar e raciocinar.

Fato é que o amor gratuito é quase inexistente nesse mundo avesso, mas por outra parte a maldade gratuita acontece a qualquer momento, e sim absolutamente gratuita, é outra história que não cabe aqui.

Amamos, nos apegamos, cobramos, exigimos, questionamos...Sim, faz parte da nossa imperfeição.

É preciso haver sacrifício, exemplo, fidelidade, empatia, entre outras particularidades ímpar para se receber amor de alguém.

Mas...

E Deus, nos cobra? Exige? Questiona? E mais... Por que Ele nos ama?

A princípio, toda história de Jesus Cristo faz-nos amá-lo e desejar Sua presença em nossas vidas, e em todos os nossos caminhos! Ou amamo-lo gratuitamente? É óbvio que não, essa capacidade não é nossa.

Agora contanto toda nossa história, o que fizemos para receber Tamanho amor de Deus?

Ao preparar o texto “Por que Deus nos ama”, já havia sabido que não teria resposta de nenhuma forma convincente, que explique a razão pela qual Deus nos ama. Ele simplesmente Amou o mundo de tal forma...

A forma pela qual Deus nos ama, é maior que podemos enxergar com esses olhos errôneos, maus, e tão inocente diante das coisas espirituais.

Será uma maneira feliz de finalizar este texto lembrando-o que Deus é o Criador do Amor? Quem sou eu para Explicá-lo, ou explicar o Seu amor? Ele é Deus, e Ele é o Amor.

Viviane A
Enviado por Viviane A em 20/07/2014
Reeditado em 27/09/2014
Código do texto: T4889327
Classificação de conteúdo: seguro