LIDERANÇA CRISTÃ - SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS

Liderança é um tema atual e de importância estratégica para as organizações e está integrada na definição de estratégia organizacional, pois no mundo de negócios, política e igreja que vivem numa transformação constante precisam de líderes fomentados no comportamento ético e em decisões baseadas em valores.

A liderança não é algo que você persegue mas que se conquista, não importa tão inteligente, talentoso e persuasivo que você seja, naturalmente ou mediante treinamento; não será um líder até que o grupo que você está liderando afirme isso. O manto da liderança é colocado em você por aqueles que entendem a sua missão e o seguem. Você obtém a posição de líder pelo caráter e pelos relacionamentos autênticos.

A verdadeira liderança não é obtida obrigando as pessoas a nos servir, mas em nos entregarmos em serviço abnegado a elas. Grande nomes são remetidos quando falamos de líderes, Jesus Cristo, Alexandre Magno, Martin Luther King, Gandhi, entre outros, sendo cada qual dentro de um contexto e aspecto de aplicação de liderança, ora por nova ideologia social ora por processo extremamente radical.

O objetivo desse estudo é seguir os passos de Jesus Cristo dentro dos princípios do verdadeiro líder servo.

TRABALHANDO ESSA IDEIA

O que é Liderança?

Explicar e entender o significado de liderança e líder é trazer de volta memorias dos tempos de escola no qual aprendemos que o líder é aquele que move grupos, nações e países através da propagação de uma ideia, de uma filosofia ou mesmo de um novo conceito social, em que os liderados confiaram seus objetivos, suas vidas e suas crenças por único motivo: o de acreditar naquele que os liderava.

Liderar significa conduzir.

Líder é aquele que conduz.

Liderança é a influência exercida e dirigida por um processo para que se obtenha a consecução de um ou mais objetivos traçados.

A palavra líder vem do inglês leader, que vem do alemão e significa “fazer ir”. Liderança é o substantivo de líder e a maneira como o líder se desenvolve. Segundo Peter Drucker:

"A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."

"O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim! “

Estilos de Liderança Organizacional

Liderança Autocrática – É limitadora e centralizadora limitando a participação dos subordinados, é dura e impositiva, geralmente inflexível. As tomadas de decisão são unilaterais, determinando o método e a forma de executá-los.

Liderança Democrática - Valoriza o trabalho em equipe, envolve colaboradores na tomada de decisão, delega e assume tarefas, pondo a mão na massa. A comunicação, a integração e participação de todo o grupo junto ao líder na discussão dos objetivos e das tarefas se faz muito forte dentro desse estilo de liderança.

Liberal – Este tipo de liderança é caracterizado por deixar o grupo à vontade e sem limites, portanto ao mesmo tempo que o ambiente é favorável ao grupo e à consecução dos objetivos, geralmente é comprometida.

A igreja precisa de líderes, e estes precisam ser preparados, a fim de desempenharem melhor a Liderança Cristã.

O que é Liderança Cristã?

Liderança Cristã é a capacidade de exercer influência sobre as pessoas, afim de atingir objetivos definidos em prol do Reino de Deus.” Ninguém toma para si mesmo esta honra, senão quando chamado por Deus.” (Hb 5.4)

Conceito operacionais da Liderança Cristã

Missão – É o chamado de Deus para a sua vida.

Visão – É a sua perspectiva pessoal sobre essa missão.

Equipar – É a maneira como o líder treina os colaboradores na missão a fim de completar a visão.

Liderar para Deus é servir os liderados com o propósito de influenciá-los a se tornarem cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo no ser, viver e fazer. Portanto vamos apreender sete princípios que nos levaram a seguir os ensinos e exemplos de liderança de Jesus que treinou 12 pessoas que influenciaram o mundo de tal maneira que o tempo passou a ser dividido em antes (a.C) e depois (d.C) de sua existência.

Ele trabalhou com uma equipe que estava longe de ser perfeita, mas, independentemente da falta de instrução, do passado questionável, dos sentimentos rebeldes e da covardia momentânea dos membros do grupo, todos se esforçaram para realizar as tarefas em que tinham sido treinados. Todos fizeram isso por único motivo: para seguir os seus passos.

Para Jesus o modelo de liderança era o serviço. Ele jamais serviu a si mesmo. No primeiro momento, liderou como servo do Pai Celestial, o qual lhe dera uma missão e tudo o que fazia estava a serviço da sua missão. Seu estilo de liderança pode ser usado por qualquer um de nós.

A missão é o princípio do líder-servo. A missão que Deus ou alguém com autoridade confia ao líder é o centro de cada decisão e ação.

Princípios importantes no exercício de Liderança Cristã

1º PRINCIPIO: Submeta o seu coração

“Os líderes-servos se humilham e esperam que Deus os exalte” (baseado em Lucas 14:7-11). Este texto baseia-se na história de Jesus sobre a escolha de lugares de honra num banquete. Líderes – servos humilham-se diante da missão que lhes foi confiada e ficam na expectativa de que Deus os exalte.

2º PRINCIPIO: Seja primeiro um seguidor

“Os líderes-servos seguem Jesus em vez de almejar uma posição” (baseado em Marcos 10:32-40). Este princípio do pedido de Thiago e João para que Jesus lhes desse permissão de se sentarem à sua direita e à sua esquerda quando entrassem na glória.

3º PRINCIPIO: Descubra a grandeza no serviço

“Os líderes servos desistem de seus direitos pessoais para encontrar grandeza no serviço prestado a outros” (baseado em marcos 10:45). Os dez discípulos não apreciaram o atrevimento de Tiago e João. Quando Jesus viu a indignação dos discípulos com seus companheiros, definiu o que era grandeza e o primeiro lugar entre os seguidores de Cristo. A grandeza começa com aqueles que se tornam servos da missão do grupo e com os que se juntam a eles para cumprir sua missão.

4º PRINCIPIO: Corra riscos

“Os líderes servos podem aceitar riscos servindo a outros porque confiam que Deus está no controle de suas vidas” (baseado em João 13:3). Só quando você confia a Deus o controle absoluto da sua vida, estará em condições de envolver-se completamente no serviço a outros. Confiar em Deus inclui crer que Ele está trabalhando com suas matérias-primas para tornar você um líder eficaz. As matérias-primas são: seus dons espirituais, suas experiências, seu estilo relacional, suas habilidades vocacionais e sua motivação.

5º PRINCIPIO: Pegue a toalha

” Os líderes servos pegam a toalha de serviço de Jesus para satisfazer as necessidades de outros” (baseado em João 13:4-11). Jesus deixou seu lugar na refeição da Pascoa para estabelecer um exemplo para os discípulos. Ele pegou a toalha e a bacia usada por um escravo para exemplificar a sua missão e mostrar o seu amor por aqueles que recrutara com o propósito de virem a cumprir a missão depois da sua ascensão aos céus.

6º PRINCIPIO: Compartilhe responsabilidade e autoridade

“Os líderes servos compartilham responsabilidade e autoridade com os outros para satisfazer uma necessidade maior” (baseado em Atos 6:1-6). Jesus preparou os discípulos para cumprirem uma missão mundial. Os líderes servos encorajam outros a servir, qualificam outros para o serviço, compreendem a necessidade daqueles a quem preparam, instruem em suas tarefas especificas e oram por aqueles que convidam para o ministério.

7º PRINCIPIO: Forme uma equipe

“Os líderes servos multiplicam a sua liderança capacitando outros para liderar “(baseado em marcos 6:7). Liderar uma equipe é a mais alta expressão de liderança servil. Isso ocorre porque a liderança de equipe incorpora cada um dos princípios da liderança servil. O líder servil serve melhor quando se unem a outros para cumprir a missão.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A Bíblia de Estudo Genebra. Edição Revista e Atualizada no Brasil. 2ª.ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.

Prates, J.O, Calvetti, P.U, Neto, G.l. Liderança e coaching: Ferramentas para o desenvolvimento.IN: Giovelli, G.R.M, Calvetti, P.U, Bevilaqua, S. Manual de gestão de pessoas e rh. São Paulo: Editora DCL 2014.

Schmidt. A.C.M. Gestão de negócios. São Paulo: Editora DCL 2014.

Wilkes,C.G. O último degrau da liderança. São Paulo: Editora Mundo Cristão 1999.

Jones, L.B. Jesus o maior líder que já existiu. Rio de Janeiro: Sextante 2006.

Zenger,J.H, Folkman,J. Desenvolva sua capacidade de liderança. Rio de Janeiro: Sextante 2006.

Miguel Braga
Enviado por Miguel Braga em 11/10/2014
Reeditado em 11/10/2014
Código do texto: T4995423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.