A vida começa aos 40 ou aos 85?

Um dos personagens bíblicos mais notáveis é Calebe. Ele nos deixou um exemplo de coragem, visão, auto estima elevada e que soube enfrentar dificuldades da vida. Foi um autêntico vencedor.

Uma primeira característica de Calebe é a assertividade. Calebe disse a Josué: “Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.” (Js. 14:6). Calebe não fez fofoca nem ficou magoado porque ainda não havia recebido a terra. Foi direto ao assunto e fez sua reivindicação a quem de direito. Temos sido assertivos em nossos relacionamentos? Procuramos diretamente a pessoa envolvida com o nosso problema?

Calebe tinha quarenta anos quando Moisés, o enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e ele relatou como sentia no coração. (Js. 14:7). Ele foi fiel na missão que lhe fora confiada. Apresentou, junto com Josué, uma visão de um homem de fé e não como os outros dez, que eram fracos e medrosos.

Diz o texto que Calebe relata a Josué que os que subiram com ele, desesperaram o povo; ele, porém, perseverou em seguir o Senhor. (Js. 14:8). Ele tinha a confiança em Deus e a coragem de que eles poderiam vencer os gigantes que tanto atemorizaram os dez espias.

Ele relembra a Josué que Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, seu Deus (Js. 14:9). Havia uma promessa de Moisés que precisa ser cumprida.

O mais impressionante da narrativa bíblica é que já se haviam passados 45 anos desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés. Calebe era um homem perseverante. Ele agora estava com 85 anos e pronto para recomeçar (Js. 14:10). Muitos de nós tem dificuldades em recomeçar qualquer empreendimento após os 40 anos, pois já se acha” velho”. Calebe estava começando um novo projeto aos 85 anos. Ele tinha um projeto de vida. Que exemplo de vida para nós.

Outra característica importante de Calebe é a sua auto estima elevada. Ele diz que se sente tão forte naquele dia como no dia em que Moisés lhe me mandou espionar a terra e que ainda tem bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso (Js. 14:11). Vemos aí um “jovem” aos 85 anos. O mesmo Calebe de 45 anos atrás. Cheio de força, vigor e coragem. Com fé em Deus e fé na vida.

A coragem de Calebe é tanta que ele pediu o monte de que o Senhor falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviu que lá estavam os enaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, seria com ele, para os desapossar, como prometeu (Js. 14:12). Era um homem que estava acostumado a lidar com dificuldades, lutas e enfrentar os inimigos. Pediu o monte, talvez a pior terra, a qual tinha gigantes e fortes cidades. Ele tinha a convicção de que o Senhor estaria com ele para desapossar os moradores de lá. E nós, pediríamos a Deus o monte ou a campina? O lugar de lutar ou o da “aparente” tranqüilidade?

Finalmente a benção, pois Josué o abençoou e deu a ele Hebrom em herança. (Js. 14:13)

Diz a Bíblia que Hebrom passou a ser de Calebe, em herança, visto que perseverara em seguir o Senhor, Deus de Israel. Ele conseguiu a terra, como fruto da sua perseverança.

Carlos Alfredo S Melo

Carlos Alfredo Melo
Enviado por Carlos Alfredo Melo em 11/10/2014
Código do texto: T4995447
Classificação de conteúdo: seguro