JETRO - CONSULTORIA NOS TEMPOS BÍBLICOS

Os livros que tratam do assunto Consultoria Empresarial se reportam a 5 fases num projeto de Consultoria.

São elas: Entrada e contato, Coleta de dados e diagnóstico, Feed back e decisão de agir, Implantação e Término.

O livro do Êxodo no capítulo 18, versículos 13-27 registra um episódio de grande aprendizado para todos nós. O cenário era o povo judeu na sua caminhada pelo deserto, sob o comando de Moisés. Um certo dia quando Moisés se achava acampado, junto ao monte de Deus, (Ex. 18:5) o seu sogro Jetro, visita-o e apresenta algumas sugestões para o trabalho dele. Nos nossos dias, diríamos que Jetro fez um trabalho de Consultoria para Moisés.

Senão vejamos:

Jetro avisou a Moisés da sua chegada. Moisés saiu ao seu encontro, o beijou; e indagaram pelo bem-estar um do outro. Moisés contou a seu sogro tudo o que o Senhor havia feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel. (Ex. 18:6 a 8). Jetro fez o que chamamos de “aquecimento”. Ele criou um clima favorável para a conversa. Isso é o que é chamado de Entrada e contato.

No dia seguinte, ele chegou e fez uma observação direta dos fatos (versos 13-14), que é uma metodologia de coleta de dados. Ele observou que o povo ficava em pé desde a manhã até ao por do sol esperando serem atendidos por Moisés.

Jetro apresentou uma qualidade notável num Consultor - sensibilidade. Ele foi sensível ao sofrimento do povo. Temos sido sensíveis ao sofrimento e dificuldades dos outros?

Ele obteve as informações por parte de Moisés através de 2 perguntas. Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está de pé diante de ti, desde a manhã até ao por do sol? (verso 14).

Em seguida ele concluiu afirmando: Não é bom o que fazes. Sem dúvidas desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo: pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer (versos 17-18). Podemos chamar a isso de Coleta de dados e diagnóstico.

Quem deveria ajudar o grande líder naquela tarefa de julgar o povo? Quais os critérios para selecionar esse pessoal? Fazer concurso interno? Idade? Prova de títulos? Exames psicológicos? Jetro apresentou os seguintes critérios (verso 21):

a) deveria ser do povo judeu;

b) deveriam ser capazes - do grande conjunto formado pelo povo de Deus, ele deveria formar um sub conjunto dos homens que fossem capazes para julgar;

c) agora dentre os capazes de julgar deveria formar um outro sub conjunto formado por aqueles que fossem tementes a Deus;

d) dos tementes a Deus, ele escolheria os que fossem homens de verdade, isto é, que merecessem confiança;

e) e finalmente, dentre os homens de verdade seriam escolhidos os que aborrecessem a avareza, que fossem honestos em tudo. Que filtro de malha fina esse apresentado por Jetro!

Um outro principio introduzido por Jetro e que tem sido muito usado como modelo nos compêndios de Administração foi a delegação. Ele aconselhou dividir o povo em grupos de mil, estes em grupos de cem, que por sua vez, seriam subdivididos em grupos de cinqüenta, e por último em grupos de dez (verso 21). O importante é notar que ele delegou as tarefas que eram fáceis, pequenas, rotineiras, ou seja, processos que estavam estabilizados. As causas graves iriam para Moisés. Não se delegam inovações, causas graves ou processos em fase de instabilidade.

Jetro também tratou da divisão das tarefas (verso 21), ou seja, a descentralização. Ele alertou a Moisés que, centralizando, o trabalho de julgamento seria pesado. É impossível alguém fazer tudo sozinho.

Estamos utilizando os mesmos critérios indicados a Moisés? Estamos descentralizando a execução das diversas atividades?

Conhecemos o potencial do nosso povo? Estamos escolhendo pessoas capazes ou aqueles que concordam conosco? Escolhemos os tementes a Deus? Indicamos os homens de verdade ou os mais simpáticos? Estamos escolhendo pessoas que aborrecem a avareza ou aqueles que são os nossos amigos ou do nosso grupinho. Estamos delegando os processos já estabilizados, cujos resultados são previsíveis ou delegamos somente os “abacaxis” que não queremos descascar?

Uma característica importante em Moisés foi ‘saber ouvir’. Ele ouviu e atendeu às palavras de Jetro (verso 24). Temos ouvido aqueles que nos aconselham, que sugerem melhoria para os nossos métodos de trabalho, ou somos os “donos da verdade”, que já sabemos tudo? Temos tido a humildade de aprender com os demais? Isso é chamado de Feed back e decisão de agir.

Imediatamente Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera. Escolheu Moisés homens capazes de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo. Estes julgaram o povo em todo tempo; a causa grave trouxeram a Moisés, e toda causa simples julgaram eles (versos 25-26). Isso é chamado de Implantação - fase importante e necessária em todo Processo de Consultoria. O remédio pode ser o melhor que existe, mas só fará efeito se for tomado.

Existe em nossos dias a Síndrome da segunda feira. Fazemos um curso durante a semana inteira e na segunda feira seguinte, nós não aplicamos nada do que vimos no curso. Às vezes temos sugestões maravilhosas que nos são dadas, porém nunca a pomos em prática. Moisés teve sucesso porque as utilizou.

Então se despediu Moisés de seu sogro e este se foi para a sua terra (verso 27).

Isso é o que podemos chamar de Término do trabalho de Consultoria. Uma vez feita a Consultoria, cabe ao que recebeu a consultoria, implantar e gerenciar o processo. Cabe ao Consultor se retirar. Quem implanta o processo de mudança é o dono do processo, não o Consultor.

Quantas lições podemos extrair desse pequeno trecho da antiga Bíblia! Queremos concluir enfocando dois aspectos:

1) a Bíblia continua sendo um livro atual. Nela podemos encontrar desde a maneira de nos relacionarmos dia a dia com o nosso semelhante, até princípios de Administração, passando por cidadania, ética, moral, educação de filhos, finanças, esperança, fé e tantos outros;

2) como é importante e útil a Consultoria dentro de qualquer organização. Qualquer área pode estar carente de melhorias e é nessa hora que precisamos ter a humildade de solicitarmos o apoio de pessoas com mais experiência e conhecimento para nos auxiliar. Tenhamos a humildade de Moisés, que foi a de colocar em prática os conselhos do seu sogro Consultor.

Carlos Alfredo Melo
Enviado por Carlos Alfredo Melo em 15/10/2014
Código do texto: T5000470
Classificação de conteúdo: seguro