Escola Bíblica - Efésios 4: a unidade cristã

4. A unidade da igreja cristã - Efésios 4.1-

a) Questões teológicas curiosas para se debater com os ouvintes e com os membros da igreja:

aa) “Há um só corpo” – Efésios 4.4 O pregador e o professor de estudos bíblicos pode ler com os estudantes as passagens de Romanos 12:4 a 21 e 1 Coríntios 12:1 a 31. Entre os teólogos e interpretes denominacionais existe uma divergência sobre o que significa essa expressão no Novo Testamento. Para alguns significa a verdadeira igreja de Jesus Cristo, chamada de Igreja Universal, que reuniria todos os salvos em Cristo, pela graça. Por isso alguns falam de forma geral em “arrebatamento da Igreja”, “santificação da Igreja”. Para outros, entre eles o autor destes estudos, sempre que aparece essa expressão nas páginas do Novo Testamento se refere à comunidade local de cristãos, assim, cada igreja local é o Corpo de Cristo. Paulo usa a expressão emprestada da Anatomia Humana e da Biologia para ensinar que na comunidade cristã, são diferentes tipos de pessoas, diferentes comportamentos, personalidades, temperamentos, raças, poder aquisitivo, níveis de amadurecimento, gênero, mas a fé em Cristo deve unir todos. Um trabalho missionário, obra social evangélica, a educação e o desenvolvimento espiritual dos membros de uma igreja local não se fazem acontecer sem o princípio da unidade, como um corpo, onde as diferenças complementam-se.

ab) “Um só Espírito” – Nossas traduções colocam em maiúsculas, mas nos originais do grego do Novo Testamento não há a distinção. (1) Será que se refere ao Espírito Santo? Muita gente pensa assim, como também pensa que 1 Coríntios 12.13 se refere à terceira pessoa da Santíssima Trindade. (2) Ou significa “em espírito”, um só pensamento, unidade, comunhão?

ac) “Um só Senhor” – expressão usada para Jesus Cristo, designando sua soberania, autoridade celeste, fundador da Igreja. A expressão SENHOR era comum num mundo que conhecia a escravidão e o senhorio, sendo o senhor a pessoa que era proprietária do escravo ou do servo. Ilustra a relação gloriosa e humilde que o cristão tem com Deus. Chame a atenção dos seus alunos mostrando como esta expressão “SENHOR” era aplicado na época do Antigo Testamento para Deus Pai (como preferem chamar alguns). Ela pode indicar a profunda proximidade entre Jesus Cristo e Deus, ou como querem alguns, ensinar a Deidade de Jesus Cristo. Deus é Senhor, Jesus Cristo é Senhor. Isaías 45. 5, 6 e Filipenses 2.11. Mateus 9.38; Apocalipe 1.8,17-18; Não se aprofunde, mas pode dar rápidas pinceladas sobre o que as pessoas pensam sobre Jesus Cristo – (1) Unitarianos, ensinam que Jesus não é Deus, foi criado por Deus, mas é o principal administrador do universo. Exemplo, Testemunhas de Jeová. (2) Unicistas, ensinam que Jesus Cristo é o único Deus, sendo Pai, Filho e Espírito Santo títulos dEle. Exemplos modernos, Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Fé para Vencer. (3) Trinitárianos, crêem que Jesus Cristo é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. As outras duas são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A maioria das igrejas evangélicas são. (4) Modernistas teológicos: Jesus Cristo foi um homem comum, filho de um relacionamento humano natural de Maria. (5) Espiritismo: Jesus Cristo não é Deus, mas um espírito que alcançou a perfeição desejada para todos os outros espíritos.

dd) “Uma só fé” – Tome muito cuidado para não ensinar besteira e ainda dizer que é o Espírito Santo que está revelando. A burrada pode ser sua. Não atribua a Deus a sua falta de boa vontade em estudar e comparar as passagens bíblicas. Esta frase “uma só fé” não se refere a fé, no sentido, de confiança em Deus, descoberta de Deus, relacionamento com o Ser Supremo. O escritor está tratando aqui do conjunto de Doutrina cristã, conhecido em sua época, através das epístolas distribuídas nas comunidades e das tradições dos apóstolos transmitidas nas mesmas. Seria mais ou menos dizermos que aquilo que está no Novo Testamento. Como o nível de estudos e leitura dos membros de nossas igrejas é desesperador, supor que tenham conhecimento da infinidade dessas doutrinas, é pura ilusão. Vejam Hebreus 5.12 a 6.4. Desde os tempos apostólicos as divergências são grandes sobre o que sejam, de fato, essas doutrinas. Aproveite e faça uma rápida revisão com seus alunos da declaração de fé de sua igreja, compare com as de outras denominações. Mas lembre-se é um resumo. A declaração de fé, não representa todas as doutrinas nem as mais importantes da Bíblia. É impossível colocá-las todas numa abreviada declaração. Enquanto a maioria dos membros de nossas igrejas não abandonarem a miséria de crescimento de sua fé, unidade na doutrina sempre fará pouco sentido. 1 Coríntios 3.1-2.

ee) “Um só batismo” – De que batismo o autor da Carta aos Efésios está falando. Simples de responder não é. Há controvérsias. Não seja apressado. Estude. Não vá dizer bobagem aos seus alunos. Não se precipite como dono da verdade. Não atribua suas imaginações ao Espírito Santo dizendo que Deus lhe deu revelação sobre esta passagem. A seguir, as interpretações sobre a passagem:

(1) Se refere ao batismo no Espírito Santo anunciado em Mateus 3.11-12 e Atos 1.5; Parte-se da idéia de que havendo só um batismo na teoria, mas na prática, o batismo nas águas concorre, é melhor colocar o batismo espiritual como mais importante. Esta posição continua dando problemas, pois os outros batismos permanecem.

(2) Se refere ao batismo nas águas. Para alguns interpretes fundamentalistas o que existe é o batismo ritual. O batismo no Espírito Santo teria pertencido ao período de anúncio do Evangelho aos judeus e o batismo do Espírito não é um rito, não diz respeito a prática dos cristãos e sim um ato soberano de Deus, ou seja, ele os batiza no Corpo de Cristo (chamada igreja universal) independente da vontade do salvo.

(3) Os ultradispensacionalistas entendem que o batismo nas águas e o batismo no Espírito foram costumes, tradições que pertenceram a época do Antigo Testamento, isto é, até o período de Atos 13 ou 28. O que atualmente existe é apenas o batismo espiritual que torna os crentes membros do corpo universal de Jesus Cristo, a denominada Igreja. É um batismo místico.

(4) Minha posição pessoal é de que tanto aqui quanto em 1 Coríntios 12.13 a referência é ao batismo nas águas como rito de ingresso nas comunidades cristãs. Nos capítulos 1 e 2 de 1 Coríntios Paulo ensina que os cristãos não receberam batismos em nomes diferentes, de Paulo, de Pedro, de Apolo, mas no nome de Jesus Cristo, esse batismo nas águas. Esse é o único batismo. Dr. Russell Norman Champlin discorda de mim: “Nenhum rito ou sacramento pode ser motivo de uma unidade espiritual e mística, nem pode ser citado paralelamente ao corpo místico, à vocação cristã, ao Espírito Santo, ao Senhor Jesus, a Deus Pai e a fé, porquanto nenhuma mera cerimônia pode ocupar tão augusta posição” (NTI, volume 4, pág. 597)

Mas, sugere certa possibilidade com nosso ponto de vista “Antes, está aqui em foco a realidade espirtual da qual o batismo em água serve de sinal simbólico” (NTI, volume 4, pág. 597)

ff) Discutir com os alunos a importância ou não do rito batismal. Ele salva? Ele edifica a vida cristã? O batismo, atualmente, é um rito, uma tradição que perdeu o sentido histórico e que apavora os pastores servindo para aumentar a membrezia das igrejas. Ser ou não batizado não significa maturidade cristã, ao contrário. 1 Coríntios 1.17. A missão dos mensageiros de Deus não é batizar pessoas.