KANT


 
Kant nasceu em 1724 na cidade prussiana de Königsberg (atual Kaliningrado, na Rússia). Seus pais - Johann Georg e Anna Regina - foram pietistas. Embora eles tenham criado Kant nesta tradição (um ramo austero do luteranismo que enfatizava a humildade e a graça divina), ele aparentemente não simpatizava muito com esse tipo de devoção religiosa. Quando jovem, ele participou do Collegium Fridericianum em Königsberg, após frequentar a Universidade de Königsberg. Embora tenha inicialmente concentrado seus estudos sobre os clássicos, a filosofia logo chamou e manteve sua atenção. O racionalismo de Gottfried Leibniz (1646-1716) e Christian Wolff (1679-1754) foi mais influente sobre ele durante esses primeiros anos, mas Kant também foi introduzido para (1642-1727) escritos de Isaac Newton(1642-1727) durante este tempo.
 
Sua mãe morreu em 1737, e após a morte de seu pai em 1746 Kant deixou a Universidade e trabalhou como um tutor privado para várias famílias na zona rural em torno da cidade. Ele voltou para a universidade em 1754 para ensinar como um Privatdozent, o que significava que ele era pago diretamente pelos alunos individuais, em vez de pela Universidade. Sustentou-se desta forma até 1770. Kant publicou muitos ensaios e outras obras curtas durante este período. Ele fez contribuições científicas menores em astronomia, física e geociências, e escreveu tratados filosóficos engajados com as tradições Leibnizian-Wolff correntes .O objetivo profissional principal de Kant durante este período foi de, eventualmente, atingir a posição de Professor de Lógica e Metafísica em Königsberg. Ele finalmente conseguiu em 1770 (com a idade de 46), quando ele completou sua segunda dissertação (a primeira tinha sido publicado em 1755), hoje conhecida como o Dissertação Inaugural.

Comentaristas dividem a carreira de Kant entre o período "pré-crítica" antes de 1770 e o período "crítico", depois. Após a publicação da Dissertação Inaugural, Kant publicou quase nada por mais de uma década (este período é conhecido como sua "década silenciosa"). Depois de descobrir e ser abalado pelo ceticismo radical do empirismo de Hume no início da década de 1770, Kant realizou um projeto maciço para responder a Hume. Ele percebeu que essa resposta exigiria uma completa reorientação das abordagens mais fundamentais à metafísica e epistemologia. Embora tenha levado muito mais tempo do que inicialmente previsto, seu projeto se tornou realidade em 1781, com a publicação da primeira edição da Crítica da Razão Pura.
 
A década de 1780 traria os anos mais produtivos da carreira de Kant. Além de escrever o Prolegômenos a toda metafísica futura (1783) como uma espécie de introdução à Crítica, Kant escreveu obras importantes na ética (Fundamentação da Metafísica dos Costumes, 1785 e Crítica da Razão Prática, 1788), ele aplicou sua filosofia teórica a teoria física newtoniana (fundamentos metafísicos de Ciências Naturais, 1786), e revisou substancialmente a Crítica da Razão Pura, em 1787. Kant fecha a década com a publicação da terceira e última crítica, Crítica da faculdade do juízo (1790 ).
 
Embora os produtos da década de 1780 sejam as obras pelas quais Kant é mais conhecido, ele continuou a publicar escritos filosóficos através da década de 1790 também.Entre os trabalhos notáveis durante este período são Religião dentro dos limites da mera razão (1793), Rumo a Paz Perpétua (1795), Metafísica dos Costumes (1797) e Antropologia de um ponto de vista pragmático (1798). A religião foi abordada com alguma controvérsia, e Kant foi, finalmente, chegou a prometer o rei da Prússia (Friedrich Wilhelm II) não publicar qualquer outra coisa sobre religião. (Kant considera a promessa nula e sem efeito depois que o rei morreu em 1797.) Durante seus anos finais, ele se dedicou a conclusão do projeto crítico com uma ponte final para a ciência física. Infelizmente, a demência invadindo os anos finais de Kant o impediu de concluir este livro (rascunhos parciais são publicados sob o título Opus Postumum).
 
Kant nunca se casou e há muitas histórias que o caracterizam como peculiar, mas sisudo excêntrico. Essas histórias não lhe fazem justiça. Ele era amado por seus amigos e colegas. Ele foi consistentemente generoso para todos aqueles ao seu redor, incluindo seus servos. E ele era um professor dedicado e popular ao longo das cinco décadas que passou na sala de aula. Embora esperasse uma pequena cerimônia privada, quando ele morreu, em 1804, 79 anos, seu funeral foi assistido por milhares de pessoas que desejavam prestar suas homenagens ao "sábio de Königsberg."

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Immanuel Kant escreveu uma das obras mais importantes da história da filosofia ocidental no final do século XVIII chamada A Crítica da Razão Pura. E neste livro Kant argumentou que a razão vai levar você a certas conclusões contraditórias sobre a realidade e, portanto, em última análise, à falência da razão,e não pode ser confiável para declarar a verdade sobre a realidade. Ele, portanto, queria ser capaz de apelar para Deus. Ele disse: "Eu achei necessário negar a razão, a fim de abrir espaço para a fé". Agora, uma dessas antinomias ou contradições discutidas por Kant, sua primeira na verdade, era uma antinomia em relação ao tempo e espaço. Na primeira antinomia de Kant, ele argumenta que existe um argumento racional convincente para o início do universo, e aqui ele apresenta uma forma antiga do Argumento Cosmológico Kalam. E Kant considera este argumento como matematicamente correto. Ele acha que é racionalmente inegável a conclusão de que o universo começou a existir. O único problema é, Kant pensou que em contrapartida havia uma demonstração igualmente racionalmente convincente de que o universo não começou a existir e, portanto, a razão nos leva a uma antinomia da qual não podemos escapar.
 
É fascinante como o Argumento Cosmológico Kalam passou a desempenhar um papel tão importante na filosofia crítica de Kant. Além disso, embora o argumento que para a tese da antinomia - ou seja, o universo começou a existir - seja um argumento sólido, o argumento para a antítese - que o universo não começou a existir - é um terrível argumento obviamente falacioso e facilmente refutado. A conclusão, portanto, é que Kant nos deu um bom argumento para se pensar que o universo começou a existir. Agora, o que é que o argumento para a antítese? Bem, é semelhante ao tipo de argumento de Richard Swinburne. Ele diz que dizer que o universo começou a existir significava que havia uma espécie de tempo vazio antes de o universo começou em algum momento em que o universo surgiu. Mas, diz ele, neste tipo de momento vazio completo todos os momentos são iguais, e assim não haveria nenhuma razão para que o universo viesse a existir em um momento em vez de outro, neste tempo vazio, e, portanto, o universo nunca poderia começar a existir. Agora, o que Kant está, obviamente, pressupondo aqui é o conceito de tempo absoluto de Newton, como uma espécie de um recipiente que pode ser completamente vazio de física ou qualquer tipo de eventos, que seria apenas totalmente desprovido de eventos, e então o universo começaria a existem em tempo absoluto. No entanto, como Leibniz apontou, se você pensar no tempo como relacional, em seguida, o início do universo não implica esse tipo de tempo vazio em que o universo veio a ser, pois o próprio tempo passa a existir com o primeiro evento. Então, em uma visão relacional leibniziana o universo não vem a existir no tempo, ele vem a existir com o tempo. E dizer que o universo começou a existir não significa que houve um tempo vazio antes do universo durante o qual não existia o universo. Em vez de dizer que o universo começou a existir podemos afirmar que há um momento t em que o universo existe e não houve tempo anterior a t em que existia o universo. Essa é uma definição totalmente coerente de porque começar a existir não pressupõe a existência desse tempo vazio antes. Assim, a antítese kantiana simplesmente desmorona. E este é de fato o que a cosmologia moderna pensa sobre o início dos tempos. Quando o cosmólogo moderno diz que o tempo começou a existir, ele quer dizer que há um momento de tempo t = 0, o qual não foi precedido por qualquer momento antes do tempo.
 
Não foi uma antinomia,absolutamente, porque a antítese não conseguiu ser provada. Ele deu um argumento para a tese mas o seu argumento para a antítese é defeituoso em mais de uma maneira, por isso não há antinomia real, nem paradoxo, nenhuma contradição.

FONTES

http://www.reasonablefaith.org/questions-on-gods-infinity-inspiration-and-kant
Internet Encyclopedia of Philosophy



 
Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 25/05/2015
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T5254619
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