O DIA DO SENHOR

O DIA DO SENHOR

A Bíblia informa que, na Criação, “Deus trabalhou por seis dias e no sétimo descansou”. A esse dia especial chama-se shabat, que quer dizer descanso. A partir da gênese da sua história os judeus tem guardado o sábado como um dia de preceito, abstendo-se de qualquer atividade, seja qual for. Recentemente estive em Israel e pude observar o peso dessa observância. No dia do shabat para tudo. As pessoas ficam em casa, em silêncio, orações e reflexões. Não visitam ninguém, não recebem visitas nem fazem passeios. O recolhimento é tanto que eles nem vão à sinagoga. Jesus é o Senhor do Sábado e trabalhou no Sábado, realizando milagres e de propósito para libertar os judeus do formalismo sabático. Leia-se Mc 3, 1-6; Mt 12, 1-8; Mc 2, 24-28; Lc 6, 5-11; 13, 14-16; 14, 1-6; Jo 5, 10-11; 7, 23; 9,16.

A ostentar a palavra da vida, dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria ‘em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito (Cl 2,16s).

Domingo é o Dia do Senhor:

No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro (Jo 20,1).

No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus (Lc 24, 1-3).

Chegando ao dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. (At 2,1) (Pentecostes ocorreu no domingo) A Igreja foi fundada em um domingo...

Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta (Ap 1, 9-10)

A História registra que os católicos sempre guardaram o Domingo como o Dia do Senhor. Há registros exatos dessa prática no ano 70 da nossa era. Assim, celebrar o domingo como o Dia do Senhor, não é invenção do Papado como dizem os inimigos da Igreja, mas uma tradição muito antiga, anterior ao papado. Por que o sábado foi abolido? Então, algumas leis e sacrifícios do antigo concerto, não estavam aperfeiçoando, e nem edificando a Igreja do senhor, contribuindo porém com muitas divisões e conflitos: o sacerdócio levítico, precisaria ter fim por causa de sua fraqueza e inutilidade. O cristianismo se tornou diferente do judaísmo... Nem tudo o preconiza a Bíblia, especialmente no Antigo Testamento é hoje seguido pelos cristãos. Somos judeus ou cristãos? Ao contrário daqueles, não costumamos apedrejar os idólatras e os adúlteros, nem temos restrições a alguns alimentos.