CAINDO EM SI (Um estudo sobre o filho pródigo)

CAINDO EM SI

Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

(Lucas 15.17)

Cair em si significa tomar consciência de algo que esta acontecendo , assenhorar-se de algo que antes não estava vendo. Exemplificando é como se estivéssemos fazendo algo errado e de repente entende-se que estamos fazendo algo errado mesmo. Como se estivéssemos dirigindo para um lugar e verificasse-mos que estamos indo na direção errada.

Quantas vezes na vida já não fizemos isso? Ao sair de casa para o trabalho entendemos que esquecemos algo e temos que voltar para pegar isto, seja um guarda-chuva, uma chave, celular, até um óculos.

Cair em si é entender muitas vezes que estamos fazendo algo que não esta agradando a nós mesmos e entendemos que precisamos mudar esta situação pois ela apenas irá os prejudicar futuramente.

Quantas vezes, pessoas não criam mentiras em suas vidas seja por um motivo menor ou maior, e vivendo aquela mentira ela se torna tão real que não conseguem mais dizer a verdade.

Contudo, cedo ou tarde, certamente iremos cair em si conscientizar-se que aquela realidade que estamos vivendo não é uma realidade, mas apenas uma mentira!

Mas, o que é uma mentira? Mentira é uma afirmação contraria à verdade. È um engano da alma, engano dos sentidos, falsa persuasão. É uma ilusão, uma fábula, uma ficção. A mentira é perigosa em vários sentidos, pode tornar-se um habito, uma mentira começa pequena mas logo ela vai aumentando e tomando proporções que podem prejudicar não só o mentiroso mas também aqueles que estão em volta dele.

A Bíblia declara que o Diabo é o Pai da Mentira, isto está em João 8.44 o próprio Jesus declara isso. Isto apenas vem a provar que, se o Diabo é o Pai da Mentira, aquele que mente torna-se automaticamente seu filho.

Palavras fortes? Podem ser, mas com certeza existe muita verdade nesta afirmação.

Mentira é algo que começa nos primórdios dos seres humanos, observe as crianças e verifique como elas mentem com facilidade. Quando são pegas em flagrante diante de coisa mínima, dizem uma mentira para se precaver e não apanhar.

E quantos de nós mesmo hoje já não disse uma mentira por menor que seja.

Por que isso? Porque a mentira passou a fazer parte de nossas vidas de maneira tão forte?

A mentira é antes de tudo uma ilusão, uma utopia, uma quimera. Uma fuga da realidade.

Existem pessoas que vivem verdadeiras novelas em torno de uma mentira e tornam-se tão engenhosas em suas mentiras que não conseguem distinguir a realidade dentro dela.

REALIDADE MUNDIAL – MENTIRA MUNDIAL

Vivemos em um mundo de mentiras! Parece uma afirmação leviana mas, observemos a historia, boa parte dela foi construída sobre mentiras. As versões das guerras mesmo, sempre são contadas pela ótica dos vencedores. E muitas vezes quando a realidade aparece, vemos o quão horrível foi a mentira que levou à própria guerra.

Durante a Guerra do Vietnã, vimos o quanto os americanos moldaram uma mentira para justificar perante o mundo tudo o que fizeram por lá, recentemente a Guerra do Golfo, foi baseada em mentiras proferidas pelo então presidente americano para levar centenas de jovens americanos a morrerem fora de seu pais.

E o que não falar das justificativas nazistas com suas mentiras que levaram à morte milhões de judeus? Da Guerra na Bósnia, dos homens bomba suicidas que matam por que foram convencidos por uma mentira que assim procedendo alcançarão o céu, o paraíso?

Quantos governos no mundo não viveram ou vivem constituídos sobre mentiras. O curioso é que, elas sempre aparecem. Mentiras mundiais que acabamos cedo ou tarde por descobrir.

O que não falar de tantos assassinatos acontecidos no mundo, Kennedy por exemplo, no qual pegaram um bode expiatório chamado Lee Oswald quando na realidade foi o próprio governo que planejou sua morte? Mentiras que atendiam um propósito, apenas mentiras que com o tempo acabaram sendo mostradas como mentiras, porem nunca admitidas.

MENTIRAS BRASILEIRAS

O que não dizer de nosso pais, quantas mentiras não vemos no dia a dia, mentiras estas que somente depois de anos após o fim a chamada Revolução de 1964, foram aparecer nos livros de historia. Antes disso apenas mentiras haviam nestes mesmos livros. Atrocidades vividas não só neste período mas também antes deste.

Quantas mentiras não se viu na televisão nestes anos para justificar aumento de preço em alimentos que tínhamos em abundância mas que para favorecer certos setores da economia, foram manipuladas para poder aumentar seu custo e assim, lucrarem muito e prejudicar milhões.

Quantas mentiras não vemos não apenas no governo, mas em todos os meios. A mentira tornou-se algo comum na vida de cada um de nós neste pais.

Parece que fomos acostumados às mentiras contadas tanto em novelas que passamos a viver estas mentiras também. Como vemos pessoas vivendo mentiras, mentiras estas que com o tempo se tornam tão reais para elas mesmas que não conseguem mais se desvencilhar delas e criam outra mentira para alimentar outra mentira, tornando-se uma obra de ficção tão complexa que a pessoa acaba acreditando em sua própria mentira.

Quantas mentiras não vemos em nosso pais que ainda não foram devidamente elucidadas. Mentiras pequenas ou grandes que acabam causando grandes conseqüências. O que não foi o grande acidente de avião em 2006, senão mentiras que o governo e os empresários do setor viviam para deixar passar tanta coisa errada acontecendo?

O que nada mais é do que todos os problemas aéreos? Uma mentira sem fim que não querem admitir que erraram em alguns pontos e uma passa a culpa para o outro.

E claro, não vamos nem falar em nossos políticos, mentirosos por natureza, conseguem dizer que é mentira até ouvindo a gravação da própria voz e vendo até imagens gravadas também.

O QUE É UM MENTIROSO?

O mentiroso é antes de si alguém que vive uma utopia achando que é uma realidade, alguém que vive uma ilusão achando que é verdade. E, no conceito do Novo Testamento, nas palavras de Jesus Cristo, um filho do diabo!

Existem tipos diferentes de mentirosos, o mentiroso por ocasião, que é aquele que usa de uma mentira para justificar algo, mas este depende sempre do momento, da situação em que se encontra. Existe o mentiroso compulsivo aquele que se vê obrigado a mentir por já tornar-se um habito em sua vida. Este chegou em um estágio que, precisa mentir para manter uma situação. Uma pessoa que esta tendo um caso extra-conjugal esta neste tipo de mentiroso. Ele compulsivamente mente ora para a amante quando esta acha que ele não é casado ora para a mulher. Vive criando uma mentira atrás da outra para justificar, muitos destes, acabam contando a verdade para a amante mas nunca para a mulher pois, acaba enredando a amante na mentira e esta acaba concordando por que acaba lhe sendo conveniente a situação. Muitos políticos vivem esta mentira, sendo os seus eleitores a mulher e as suas falcatruas as amantes. Vivem de tal forma a mentira, torna-se tanto parte de suas vidas que, mesmo vindo a tona a verdade, eles continuam negando tudo diante de todos.

E existe o mentiroso por oficio, este é o caso mais perigoso pois a pessoa passa a gostas da mentira, ela faz tanto parte de sua vida que ele não distingue mais a realidade, vive a realidade com se fosse mentira e não consegue mais viver outra coisa que não seja isso.

O mentiroso é antes de tudo, alguém que buscou encontrar algo que não encontrou, então cria um mundo para si, onde se sente seguro dentro dele. O problema é que, alguns mentirosos acabam fugindo da realidade de tal forma que acabamos por encontrar muitos deles em manicômios, no meio da rua, vivendo como mendigos. Quantas histórias de mendigas não conhecemos que eram pessoas abastadas e, por causa de uma mentira não fugiram da realidade de tal forma que hoje nem sabem mais quem são.

O mentiroso normalmente não olha nos olhos quando fala suas mentiras, contudo, existem tantos que são tão bons mentirosos que conseguem dissimular este sentimento. São atores perfeitos, que conseguem enredar qualquer pessoa dentro de suas mentiras. Estes são os mais perigosos, porque não temos como descobrir a mentira, este é o mentiroso profissional, que enganam todos os que encontram pela frente, muitos deles conseguem roubar pessoas até com o próprio consentimento destas. Conseguem destruir corações, lares, famílias, e até nações. Esta categoria são aqueles que são merecedores mesmo do termo filhos do Diabo!

HÁ COMO VENCER A MENTIRA ?

Esta é uma excelente pergunta, podemos vencer a mentira?

O único meio de vencer uma mentira, é nos conscientizarmos de que realmente é uma mentira. De que estamos vivendo uma mentira e que ela precisa ser desmascarada inicialmente para nós mesmos, depois diante dos outros para quem mentimos.

Como já havia falado, existem tipos diferentes de mentirosos, e existem tipos diferentes de mentiras. Existem mentiras que podemos por um fim nela e esta não irá causar danos a ninguém. Contudo existem mentiras por se tornarem grandes demais, acabam envolvendo outras pessoas e temos que ter consciência de que teremos que arcar com a verdade com estas pessoas também.

Toda mentira descoberta tem um preço, pagaremos um preço pela quebra de confiança que as pessoas tinham em nós, teremos que nos retratar diante de pessoas e estamos correndo dois riscos neste momento, primeiro perda da confiança e isso é muito difícil de se reaver, segundo a perda da amizade pois a pessoa que se julgar ofendida pode não querer mais nos ver ou mesmo ter qualquer tipo de contato. E isto já é algo que envolve o perdão, mas, todo mentiroso deve ter consciência de uma coisa, vai ser muito difícil readquirir a confiança de quem enganamos!

E, se a mentira tomou grandes proporções, sempre o mentiroso será olhado com desconfiança, mesmo nunca mais tendo cometido o mesmo erro.

Este é o problema da mentira, ela muitas vezes não tem volta! O dano que foi causado foi tão grande, que torna-se irremediável.

Portanto se você neste momento tomou conhecimento de uma mentira em sua vida, ou mesmo se esta vivendo uma mentira na sua vida, conscientize-se que precisa mudar este erro em sua vida.

A única forma de vencer a mentira é admitindo que estamos mentindo! Dependendo do grau da mentira, teremos que nos retratar diante de outras pessoas, existirá um preço a ser pago, e teremos que pagar este preço

UTILIZANDO UM EXEMPLO

Quando inicie este estudo se podemos dize-lo assim, usei um versículo da Bíblia que ilustra uma das parábolas de Jesus do Filho Pródigo. Este filho saiu da casa do seu pai após pedir-lhe sua parte na herança. Enquanto havia dinheiro, ele divertiu-se bastante, viveu bem e comeu do bom e do melhor. Contudo, ao fim deste, ele perdeu os amigos, perdeu sua dignidade.

Chegou ao ponto de ter que trabalhar para se sustentar e como não tinha uma profissão definida, acabou tendo que alimentar porcos em uma fazenda. Neste trabalho ele sentiu muita fome, e chegou a querer comer a ração que os próprios porcos comiam, ou seja, ele chegou ao fundo do poço.

Este jovem nada mais foi do que um mentiroso que se iludiu com suas mentiras de tal modo que pensou que nunca iria se acabar o seu dinheiro e gastou-o de forma dissoluta, de forma libertina.

Não se preocupou em fazer algo de útil com aquele dinheiro, ele queria apenas se divertir, viver ao máximo com o que tinha.

Contudo o dinheiro acabou, a mentira também juntamente com ele acabou!

Muitas vezes a mentira não envolve dinheiro, envolve uma vontade de demonstrar uma situação que não é a verdade, demonstrar aos outros o que não é, demonstrar para uma mulher o que não é, demonstrar uma vida que não vive.

Aquele jovem chegou a um ponto que não tinha mais como voltar de sua mentira, chegou a conclusão que como havia acabado o dinheiro, teria que arranjar algo para fazer ou morreria de fome. Diante disso procurou um emprego e, com não sabia fazer nada foi alimentar porcos. No conceito judaico, que não admite comer a carne do porco, foi o mais baixo que chegou.

Mas, o pior de tudo, foi querer comer da mesma comida dos porcos por não ter como comprar alimento nenhum.

E neste momento, ele caiu em si conscientizou-se do ponto no qual chegou, viu-se numa condição miserável, viu até onde sua mentira o tinha levado.

OUTRO EXEMPLO

O Rei Davi, o grande Rei Davi, também viveu uma mentira semelhante.

Quando ele parou certa vez de sair para a guerra, e ficou em seu palácio e do terraço deste, viu uma mulher chamada Bate-Seba tomando banho, ao ver isto, ele a desejou e mesmo sabendo que ela era casada, ele relacionou-se sexualmente com ela. Depois disso ela engravidou e Davi mandou que seu marido fosse enviado para a frente da batalha para que morrese e assim ele poderia tomar sua mulher para esposa uma vez que as tornara-se viúva.

Ele mentiu, enganou e levou à morte um inocente por causa de uma mentira. (II Samuel 11.12)

Após isso Davi não teve mais paz, não conseguia sossegar seu coração, não conseguia conciliar seu sono. Até que, como aquele jovem também caiu em si, no Salmo 32.3 ele diz: Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Enquanto ele guardou o seu pecado para si, seus ossos, sua saúde piorou, ele adoeceu por dentro, sofreu, pois a mentira sempre nos leva ao sofrimento, temos que nos preocupar em criar uma nova versão dela a cada dia, a cada momento.

O melhor a fazer é sempre confessar o erro, entender que a mentira é prejudicial a nós mesmo em primeiro lugar. E como vemos na seqüência deste mesmo Salmo, ele confessou diante de Deus seu erro e no versículo 5 ele declara: Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniqüidade do meu pecado.

Iniqüidade, é algo injusto, que ofende a retidão. Equidade é retidão, é igualdade, justiça. Iniqüidade é o contrário disso, uma pessoa justa, reta, jamais iria causar dano a outro. Davi reconheceu o que tinha feito, e o que tinha feito foi muito mal perante os olhos de Deus dos quais nunca podemos nos esconder.

VENCENDO A MENTIRA

Como podemos ver, a única forma de vencer a mentira é, em primeiro lugar reconhecer que estamos vivendo uma mentira. Entender que esta mentira nos é prejudicial e que temos que mudar este estado de coisas.

Mentira é como um vicio, quando temos um vicio sempre acabamos arranjando uma justificativa para este. O que bebe, sempre diz que,quando está quente bebe para refrescar, e quando esta frio, bebe para esquentar. O fumante fuma para relaxar. Mas, tudo é apenas uma mentira. E via de regra, quem esta nesta situação sempre acha que pode sair dela quando quiser.

A primeira coisa a fazer é tentar sair da situação sozinhos e, se não conseguirmos, procurarmos ajuda.

Utilizando o caso do filho pródigo, ele caiu em si, tomou conhecimento sozinho de sua situação. Ele mesmo decidiu sair daquela situação vexatória e a seguir tomou a atitude de sair dela! Muitas vezes caímos em si, mas não tomamos a atitude de mudar a situação na qual nos encontrarmos.

Conheci uma pessoa há alguns anos, que era tesoureiro em uma grande empresa, ele joga no bicho, nas loterias como um desesperado, e, a finalidade disto tudo era apenas ganhar dinheiro para ocultar um rombo que havia causado nos cofres da empresa.

Existem mentiras que são assim, a justificativa para desviar dinheiro de alguém. Até o dia em que não deu mais e foi descoberto.

A mentira nos leva a acreditar que uma loteria pode nos salvar, a morte de alguém pode nos salvar. A mentira muitas vezes pode levar alguém até a matar outra pessoa como aconteceu com Davi.

Portanto, se você caiu em si tome a decisão de sair da mentira. Mas, se caiu em si mas não tem condições sozinho de sair dela, peça ajuda a alguém, uma pessoa amiga, que realmente vai poder te ajudar.

No caso do Filho Pródigo, ele caiu em si, levantou-se e foi ter com seu pai o qual o recebeu prontamente, deu-lhe o perdão e o recolocou em sua posição anterior, de filho, de alguém que precisava de ajuda.

Davi, por ter causado a morte de alguém, teve que pagar um preço bem mais alto que este, perdeu o filho que nasceu do seu pecado, chegou a perder o seu trono e foi envergonhado pelo próprio filho diante de todos.

A mentira pode até estar existindo em sua vida neste momento, contudo, você pode sair dela, você apenas precisa cair em si, entender que esta vivendo uma mentira e querer mudar esta situação na qual esta vivendo.

Se esta vivendo uma mentira em primeiro lugar reconheça que esta vivendo uma mentira. Entenda que esta não lhe irá fazer bem, e tende visualizar até onde ela pode leva-lo. Quais as implicações e conseqüências dela em sua vida e na vida de outras pessoas.

Pense em você! Sempre, em primeiro lugar, pense em você! Pense na vergonha que irá passar diante dos outros por estar vivendo assim. Não procure uma saída ilusória ou mirabolante, ela não existe!

A melhor maneira de vencer a mentira, é reconhecer que ela existe em sua vida e não criar outra mentira para justificar esta na qual está vivendo.

Analise bem sua vida, separe realidade de ficção, verdade de mentira. Quantas vezes já mentiu hoje para você mesmo a principio e depois para os outros.

Talvez você precise de ajuda espiritual para vencer esta mentira, pode ser até um espírito mentiroso que esta soprando mentiras ao seu ouvido. Entenda que, nenhum entidade espiritual tem poder sobre o seu livre arbítrio, se crê em Deus, mande este espírito embora no nome do Seu filho Jesus Cristo, recuse a receber pensamentos em sua mente que não sejam verdadeiros. É muito fácil saber se um pensamento é verdadeiro ou não, todos os conceitos humanos nos mostram o que é certo do que é errado. Você como qualquer outro ser humano sabe distinguir o certo do errado.

MUDANDO A SITUAÇÃO

Existem alguns passos que podem ser tomados para sair da teia da mentira. Reconheça que esta enredado por ela. E que precisa mudar tudo em sua vida..

Reconheça que algo precisa mudar em sua vida, mas não pense apenas que algo precisa mudar em sua vida, tome a atitude de mudar algo em sua vida. Pensamentos sem atitude nunca mudam nenhuma situação, tome consciência mas também tome a decisão de mudar a sua situação.

Ponha em um papel, em uma agenda a data em que tomou consciência disto e anote o que tem que ser feito para mudar isso em sua vida, não apenas fale ou escreva, mude a situação que tem diante de si.

Coloque como passos a serem seguidos, em primeiro lugar decida não mentir mais!

Em segundo lugar, anote as mentiras que tem vivido e tome a decisão de não voltar mais a elas. Isto é importante, não adiante apenas reconhecer a mentira mas, não querer que ela faça mais parte de sua vida, de forma alguma!

Uma vez anotado que esta vivendo uma mentira, mude isso, não aceite mais continuar nela. Diga: Mentira, eu te reconheço em minha vida e não te quero mais junto de mim, a partir de hoje nunca mais vou mentir.

Procure ver as situações que o levam a mentir, e evite esta situação, usemos o exemplo do fumante, existem coisas que inibem ou estimulam a vontade de fumar, o café por exemplo é um ótimo estimulante para o fumante assim como a bebida. O fumante tem que evitar mais o café ou a bebida para poder vencer a vontade de fumar, assim como tomar água também inibe a vontade de fumar ou comer uma fruta.

Para vencer a mentira é importante a mudança de pensamentos. Procurar ver dentro da lista o que realmente é realidade.

Entender que, ir a igreja, procurar um pai de santo não resolve se não tomar uma atitude de reconhece-la como tal.