O Ex Lex de Gordon H. Clark

Ex Lex significa, "sem lei ou acima da lei". Gordon Clark usou esse termo para demonstrar que (1) mesmo que Deus seja a causa de todas as coisas ruins, e Ele é, que existem e nos atormentam, (2) Deus não seria menos justo ou santo por isso. Recentemente Vincent Cheung demonstrou que mesmo que o Ex Lex fosse falso, Deus ainda seria santo e justo. Nada mudaria.
 
 
(1) Sartre acertou quando disse que se Deus existe, então o homem não é livre. Ele parafraseou Dostoiévski "se Deus não existe, tudo é permitido". De fato não possuímos liberdade. Tudo é uma sequência de causa e efeito que começa com Deus, pois ele deu início a tudo. Algo análogo a "causa final aristotélica".

O argumento é o seguinte: Coloquemos as ideias de Deus sobre mesa; o que vemos? Vemos que por definição Ele é Todo-Bom. Mesmo que você não acredite em Deus, sua classificação ontológica é a Toda-Perfeição e a bondade é um predicado. Sendo Ele todo Bom, necessariamente suas ações serão boas. São boas em virtude do que Ele é: Bom.

(2) Alguns dizem que as Leis de Deus são injustas, porém eles incorrem n'um erro: Se Deus é todo bom e justo, como ele pode fazer algo injusto? Filosoficamente isto é impossível; afirmar que Deus é injusto é dizer que ele não tem toda-perfeição, portanto ele não é Deus, mas se ele não é Deus o acusador não está de fato "refutando" Deus, mas alguém inferior, pois ele não possui toda perfeição.

Com isso, Gordon Clark mostrou, mais uma vez, o quão importante é a dogmática n vida do cristão. Filosofia e Teologia andam juntas, no sentido de que são idênticas.


                                    .
Krabat
Enviado por Krabat em 12/12/2015
Reeditado em 12/12/2015
Código do texto: T5478114
Classificação de conteúdo: seguro