As nuances do livro de Rute AT.

O livro de Rute, que consta no A.T, nos aponta caminhos para a verdadeira conquista para Cristo. a fidelidade e o amor reais por Deus. O exemplo de Noemi, sua sogra amável e companheira foi um bálsamo para a vida de Rute quando esta se viu sozinha e viúva em uma terra estranha.

A Bíblia nos relata que três mulheres estavam passando pela mesma situação: viuvez e falta de perspectiva para o futuro. A própria Noemi e as duas noras; descendentes de povos que não cultuavam ao Senhor. Quando Noemi decide voltar para Belém ( a terra do pão) aconselha as noras a voltarem para seus países, Rute decide ficar com a sogra declarando que o Deus de Noemi será o seu Deus. É um aprendizado muito grande o que temos neste ponto da narrativa. Com certeza a decisão de seguir Noemi não era somente pela amizade, mas pelos resultados de amor e fé que Rute havia presenciado na vida da sogra.

Ao regressar, ambas contam com o benefício de Boaz, dono de terras e, segundo a lei judaica, homem que seria o resgatador de Rute, aquele que pelo parentesco poderia requerer o direito de casar-se com ela.

Sabendo dessa possibilidade, Noemi orienta Rute para que esta conquiste Boaz. O plano dá certo e Rute, desfruta os benefícios de filha que segue orientações e casa-se com Boaz.

A história é uma boa orientação sobre conduta de vida, sobre obediência, amor e consideração pelos mais velhos e pelos líderes. Devemos pensar muito bem a cerca desses tópicos e decidir, primeiro obedecer a Deus, mas também ser atento e obediente a voz das autoridades espirituais que nos orientam, tudo com orientação do Espírito Santo. Amém!