O que é viver pela fé?

O que é viver pela fé? *Claudia Scátola

"Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração" (Gêneses 7:1).

Fé palavra tão pequena, mas que tem um significado gigantesco! Foi por ela que muitos justos alcançaram testemunho. Noé foi um deles que ouviu o aviso de Deus e temendo obedeceu a sua voz e toda sua família usufruiu dos benefícios de sua fé. Quando obedecemos ao chamado do Senhor nossa família também participa das bênçãos do alto, a mesma coisa se recuarmos, nossa família sofre as consequências de nossas escolhas.

Deus olhou para a geração de Noé e a viu cheia de maldade, então seu coração entristeceu em vê injustiças que a humanidade cometerá. A dor foi tanta que ele se arrependeu te ter feito o homem a sua imagem e semelhança. Porém Noé achou graça diante dos olhos de Deus.

Porque Noé achou graça diante dos olhos de Deus?

- não se corrompeu com o mundo

- foi obediente a voz de Deus

- não duvidou de sua missão

- insistiu em pregar a verdade

Mas a fé vem acompanhada de confiança e obediência a verdadeira palavra de Deus. Ouço muito pessoas alegarem que obtiveram respostas usando sua fé em ídolos, mas a bíblia afirma que “Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam” (Isaías 44:17-18). Como pode Deus usar a idolatria como meio de conquistas através da fé? “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”

(Isaías 42:8). Esse tipo de petição não pode livrar ninguém “Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali fica em pé, do seu lugar não se move; e, se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação” (Isaías 46:7). Viver em fé é deixar essas crenças pagãs e volta-se para o verdadeiro monte que provém nosso socorro!

Na geração que vivemos viver por fé está cada vez mais difícil. Ideologias nos são postos a todo instante seja no trabalho, família, faculdade que sacodem nossa mente. As tribulações da vida tem sufocado a fé que um dia nos foi plantadas pela semente do evangelho, o inimigo de nossas almas tem feito de tudo para roubar nossa fé e consequentemente nossas coroas. “O ladrão não vem para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Satanás é ladrão e rouba a fé constantemente das pessoas deste mundo, mata muitos crentes e destrói muitos projetos. Ele sabe que sem fé é impossível agradar a Deus então tenta roubar as sementes plantadas em nosso coração, Eis que o semeador saiu a semear (Mateus 13: 1-25):

- uma parte caiu ao pé do caminho veio às aves e a comeram: pessoas que ouvem a palavra, mas não a entendem vem o maligno e rouba de seu coração. [pessoas néscias ouvem a verdade, mas não aceitam o evangelho como ele é. Preferem confiar em seus ídolos, dinheiro ao invés de Jesus cristo. “pode o ídolo ser alguma coisa?”].

- caiu em terra pedregais sem terra suficiente, nasceu, mas não permaneceu, pois veio o sol e queimou como não tinha raiz secou-se: ouve a palavra com alegria, mas quando vem à perseguição por causa da palavra se ofende. [Pessoas sem estruturas espirituais, que não alicerçaram sua fé na rocha. Não oram, não leem a palavra, quando lhes vem perseguições negam a cristo].

- Caiu em espinhos, eles cresceram e sufocaram a semente: ouve a palavra mais os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufoca a palavra e fica infrutífera. [Quantas pessoas conhecemos que deixam Jesus por status e fama? Alegam conhecer a Cristo, mas participam do banquete deste mundo? Meio artístico que faz pactos com o príncipe deste mundo em troca de poder].

- Outras caíram em boa terra e multiplicaram: ouve e compreende a palavra e dá fruto e produz bastante.

A palavra de fé é plantada em cada coração, mas depende de cada um produzir o que seu coração almeja. O que foi plantada em terra fértil reproduziu a fé e confiança em Jesus Cristo, mas os demais foram deixados pra trás. Nessa passagem vejo que tanto nos dias de Noé como nos atuais as pessoas tem posto sua fé em fundamentos ilusórios que não edificam o homem em coisa alguma, sem firmeza essa fé se despedaça. Precisamos vigiar para que o inimigo de nossas almas não nos afaste do Salvador, e chegando nosso Senhor não percebemos sua presença. Não é a toa que Jesus compara o tempo presente aos dias de Noé, as pessoas viviam sem preocupação, casando, bebendo, divertindo-se até que Noé entrou na arca e as portas se fecharam.

Por isso é importante insistimos em confiar no Senhor, e nunca recuar, assim como fez certa viúva que perturbava certo Juiz iníquo para que ele lhe fizesse justiça contra seu adversário (Lucas 18:1-8). De tanto ela bater, ela achou abrigo. Dai o Senhor nos indaga: Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam há ele dia e noite?(LC 18:7). Nossa fé vai sendo abalada devido às circunstâncias que nos cercam nesses dias que estamos vivendo o caminho se estreita ainda mais, Jesus mais uma vez indaga: “quando vier o filho do homem haverá fé na terra?” (Lucas 18:8).

O desejo do inimigo era vê-lo frustrasse e negar sua fé, roubando-lhe assim sua coroa incorruptível, mas o justo Noé preferiu crer nas promessas do criador e construir uma arca para se abrigar do que estava por vim. Todo cristão deve abrigasse no templo de Deus, perto do santo dos santos.

* Cláudia Scátola Lira de Oliveira, Graduada em Serviço Social, pregadora do evangelho e estudante da Biblia. Contato: claudiascatola13@hotmail.com

face: https://www.facebook.com/claudiascatola

Instagram: claudiascatola1313

Youtube: Claudia Scátola