Por que perdoar é bom para você?

Há um milhão de maneiras pelas quais as pessoas podem nos ofender ou nos ferir. Elas podem nos ferir verbalmente, fazer fofocas a nosso respeito, cometer uma traição, jogar toda a raiva em cima de nós, falar mentiras, enfim. A lista é muito longa.

Talvez você tenha sido traído pela pessoa amada. Ou soube de um colega de trabalho que falou mal de você para seu chefe. Não faltam motivos para mantermos um rancor em nosso coração contra alguém. O único problema é que, quando guardamos rancor, somos nós que sofremos. É como aquele velho ditado que diz que recusar-se a perdoar é como comer veneno de rato e esperar o rato morrer.

Estudos médicos recentes sugerem que as pessoas que praticam o perdão têm melhores amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Elas são mais felizes, vivem uma vida mais saudável e são mais bem-sucedidas. Os médicos já começaram a associar as mágoas e rancores ao estresse, à depressão, à insônia, à pressão alta e outras doenças. Você pode estar enfermo, mas a raiz do problema é o que você guarda em seu coração. O perdão é bom para quem é perdoado, mas é ainda melhor para a pessoa que perdoa.

Normalmente, nós pensamos assim: se eu perdoar essa pessoa, é como se ela escapasse ilesa de tudo o que me fez. Não é bom assim. Porque, quando você perdoa, você está livrando a si mesmo da maldade da outra pessoa. Você está se colocando acima daquela pessoa, fora do alcance dela. Eu posso falar isso, porque eu era um prisioneiro de rancores e mágoas em certo ponto da minha vida. Vou dizer aqui o que eu fiz para conseguir me livrar disso.

A primeira coisa foi decidir perdoar. O perdão é uma decisão que você toma, não é um sentimento. Perdão é algo que você faz, não é algo que você sente. Então, a decisão é muito importante.

A segunda coisa que fiz foi começar a orar por aquela pessoa. Eu coloquei os meus sentimentos de lado e comecei a orar. Eu confesso que, no princípio, a minha oração não foi muito sincera, porque eu não queria nada de bom para aquela pessoa. Mas, para a minha surpresa, Deus começou a mudar o meu coração. Você pode achar que isso é bobagem, mas eu lhe digo: funciona.

A terceira e última coisa foi enxergar que não valia a pena remoer aquele rancor. Decidi seguir em frente, tocar a vida. Como disse antes, era eu quem estava sofrendo, era eu quem estava segurando aquele rancor. A pessoa por quem eu tinha mágoa nem sequer sabia que eu estava magoado com ela. Então, usei a minha inteligência e passei a olhar para frente.

Quando ferimos alguém, nós queremos ser perdoados. A minha palavra final para você é: se há qualquer vestígio de ressentimento, rancor, mágoa ou amargura no seu coração contra alguém, faça um grande favor a si mesmo e perdoe essa pessoa. Comece a se empenhar nisso. Eu tenho certeza de que você será muito mais feliz. Em todos os sentidos.

Cristiano Batista dos Santos
Enviado por Cristiano Batista dos Santos em 12/04/2016
Código do texto: T5602951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.