OS FUNDAMENTOS DA ÉTICA E DA MORALIDADE SOCIAL.

A antropologia e as demais ciências que estuda os comportamentos humanos, fundamenta o surgimento da moralidade pela religião. A religião é a origem da moralidade e da ética, pela elaboração das leis divinas ou espirituais e pela força do medo exercido por alguns deuses, e não sou eu quem falo isso, são os diversos livros de estudos dos comportamentos antropológicos das mais variadas tribos e povos do mundo.

Seja uma tribo isolada numa ilha ou as mais conhecidas da Austrália ou africanas, todas elas tem um senso de moralidade fundamentada nas leis religiosas de proibição. Não existiu na história humana uma única civilização que professasse ser totalmente ateia, o ateísmo é um fenômeno isolado de indivíduos, que apesar de ser algo observado em toda a história, não se constituiu uma cultura desenvolvida por uma civilização descrente nas divindades.

Os conceitos proibitivos da antropofagia, do incesto, do matar, ou das relações sexuais com crianças etc, são conceitos proibitivos inerentes a ética moralista religiosa que nossa sociedade preserva, são questões herdadas da moralidade de muitas religiões. Nisto, a moralidade que a sociedade moderna segue, tem suas raízes na religião, embora não se tenha nenhuma religião, sua influencia moral permanece, suas condutas sociais também...Não se pode fugir desta moralidade...

O PT deu início, ao "O marxismo Cultural", que é a desfragmentação de toda a moralidade judaico-cristã...Com a relativização do conceito de família, arte, ( com peças teatrais com os atores enfiando o dedo no ânus do outro) etc. Certamente não precisamos da religião para ter uma moralidade, mais a noção para distinguir o certo e o errado dentro desta moralidade tem raízes religiosas.

A não ser que uma sociedade ateia desenvolva a partir do Zero sua própria moralidade sem nenhum aspectos herdados da religião. É claro que este conceito de Deus também pode ser interpretado como as leis espirituais de recompensa de encarnações, uma boa conduta recompensaria moralmente com a evolução aqueles que querem evoluir nas leis das encarnações..

Por isso que Dostoiévski falou; "Se Deus não existe, tudo é permitido" pois aqueles que não creem em Deus (ou na espiritualidade) também não pode seguir o modelo religioso de moralidade, senão, entrará num paradoxo praticando a religião indiretamente sendo um ateu.

Lililson
Enviado por Lililson em 19/05/2016
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T5640344
Classificação de conteúdo: seguro