Os ministérios Cristãos

OS MINISTÉRIOS CRISTÃOS

Nesses últimos tempos, Deus tem restaurado a compreensão da Igreja acerca dos cinco ministérios apresentados por Paulo na Carta aos Efésios. Como esses ministérios funcionam? Quais são as características de cada um deles?

O Pai estabeleceu alguns como apóstolos, outros como

profetas, outros como evangelistas e outros como pastores e

mestres. (Ef 4,11).

Esses dons são os carismas de governo e ensino, importantes para a comunidade permanecer unida no conhecimento e no compromisso da fé. Abaixo discorremos sobre os vários ofícios espirituais da Igreja.

Apóstolo

Além dos 12 primeiros apóstolos, a Bíblia nos mostra, por exemplo, que Paulo e Barnabé eram chamados de apóstolos (At 14,14) e, também, Andrônico e Júnias eram reconhecidos como tal (Rm 16,7) e mais tarde São Lino († 79 dC.), São Clemente, romano († 101 dC.), Santo Inácio de Antioquia († 107 dC.), São Policarpo de Esmirna († 156 dC.), Santo Irineu († 202 dC.) e tantos outros apóstolos modernos, entre ele Dom Elder Câmara († 1999). Assim, houve mais apóstolos do que apenas os doze primeiros. O apóstolo, no grego apostólous, quer dizer enviado e tem um papel-chave no Reino de Deus.

Profeta

O profeta, profétes, recebeu de Deus a visão para enxergar mais fundo. O cristão, independente da sua estatura espiritual, é chamado, por causa do batismo, a ser sacerdote, pastor (missão real) e profeta. Os profetas eram/são considerados “guardiões da Igreja” (cf. 1Cor 14,29). O alvo de sua profecia é a edificação dos fiéis. Já escutei um bispo falar que na Igreja só os membros do episcopado são verdadeiramente profetas. Existe certa resistência da hierarquia em reconhecer a função profética dos leigos. Os profetas proferem aquilo que ouviram de Deus.

Mestre

O mestre, didaskálos, é alguém bastante dedicado ao estudo da Bíblia. Ele é apaixonado pela Palavra, e anseia por descobrir os ensinamentos bíblicos acerca de Jesus, do Seu Reino e do novo de Deus. Os mestres são catequistas desde as primeiras comunidades. O ministério do mestre consegue trazer estabilidade e maturidade à Igreja.

Pastor

A pessoa que tem o ministério de pastor, poiménas, se importa grandemente com os membros da Igreja. Ele tem ampla disposição para carregar as pessoas nos braços, trazer-lhes encorajamento e fazer oração por elas. Isso significa que o pastor recebeu de Deus uma capacitação especial para iniciar e desenvolver relacionamentos que sejam profundos e intensos. O pastor quer constituir uma família espiritual, adotar filhos espirituais, criá-los.

Evangelista

O evangelista, euanggelistás, é uma pessoa que foi capacitada por Deus para pregar o Evangelho a todos, especialmente aos não cristãos. Ele quer se encontrar com os incrédulos, fazer contato com eles e apresentar-lhes o Evangelho de forma clara e compreensível. Para ele, o que importa é fazer com que os não-crentes ouçam, entendam, aceitem e passem a viver a mensagem do Evangelho de Cristo.