ARGUMENTOS CONTRA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - 4º A DOUTRINA MORAL DA BÍBLIA (primeira parte).

A maioria dos cristãos acredita que a Bíblia é o livro perfeito em matéria de ética e moral. É isso que aprendem em casa e nas igrejas. A Igreja vem a séculos doutrinando seu rebanho para acreditar que isso é verdade. Como disse Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler, “Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade.” Se você conhecer a Bíblia a fundo, verá facilmente que a Igreja mente. Embora encontremos alguns ensinamentos bons na Bíblia, na maior parte dela o que vemos são ordens de deus para que os hebreus cometam as piores atrocidades contra pessoas inocentes. E nem o Novo Testamento escapa. Conforme disse Saramago, “A Bíblia é um manual de maus costumes e um catálogo do pior da natureza humana.”

Nesse artigo, falarei da doutrina moral do A.T.

Como educar filhos, prisioneiros e escravos. O livro dos Provérbios ensina que os filhos devem ser espancados com vara (23,13), mas não a ponto de matá-los (19,18). Em Deuteronômio 21,18, Javé permite que os pais matem os filhos rebeldes ou beberrões. O juiz pode determinar até quarenta açoites no condenado (Deuteronômio 25,1).

Escravos. Javé é a favor da escravidão (Êxodo 21,2). Ele diz que os escravos devem ser punidos com açoite porque eles não aprendem com palavras. Permite que um pai venda a própria filha como escrava. Naquele tempo, significava que a filha seria também usada sexualmente por seu comprador (Êxodo, 21,7).

Racismo e xenofobia. “Nenhum estrangeiro comerá as coisas santas.”(Levítico 22,10). O estrangeiro que se aproximasse do santuário devia ser morto (Números 3,38). Judeus são proibidos de casar com estrangeiros (Números 36,6). Judeus que haviam casado com estrangeiras, foram obrigados a mandá-las embora, juntamente com seus filhos (Esdras 10, 44).

Moral sexual e machismo: pessoas que eram condenadas à morte por crimes sexuais: adúlteros, praticantes de incesto, zoófilos, homossexuais e casais que fizessem sexo durante o período em que a mulher estivesse menstruada. A noiva que não guardasse a virgindade para o futuro marido devia ser morta por apedrejamento. A prova de sua virgindade era o sangue no lençol. Como existem casos em que não há sangramento no rompimento do hímen, é provável que muitas mulheres virgens também fossem mortas. Mas parece que o deus do A.T. não entendia muito de anatomia feminina.

O deus do A.T. permite o estupro de meninas virgens. Moisés, que segundo a crença, é inspirado por Javé, diz a seus soldados para matar todos os idólatras (até crianças!) a golpe de espada, mas devem poupar as meninas virgens, para serem desfrutadas sexualmente pelos homens de seu exército (Números 31,15).

A mulher acusada de infidelidade conjugal era obrigada a tomar uma água amarga preparada pelo sacerdote, com o pó do templo. Se o ventre da mulher inchasse e os flancos emagrecessem era sinal de que ela tinha sido infiel, e então pagaria com o castigo aplicado aos adúlteros: pena de morte por apedrejamento (Números 5,12).

Estupro. Javé parece que não via problema em um homem estuprar uma virgem, e chegou até a estipular o preço que o estuprador devia pagar ao pai da menina, caso seu crime fosse descoberto: “Se um homem encontrar uma moça ainda não comprometida [virgem], agarrá-la à força para dormir com ela e forem surpreendidos, o homem que dela abusou dará ao pai da jovem cinquenta moedas de prata, e ela será sua esposa, uma vez que a deflorou, e não poderá repudiá-la enquanto viver.” (Deuteronômio 22, 28).

Liberdade de expressão. Não há. Ou você segue a lei, ou é morto.

Quem blasfemasse contra o nome do Senhor era morto por apedrejamento (Levítico 24,10). Qualquer pessoa que se recusasse a obedecer ao sacerdote era condenada à morte (Deuteronômio 17,12).

Isso é apenas a ponta do iceberg. Se você ler o A.T. inteiro, vai ver coisas iguais ou piores. Pode essa doutrina moral ter sido dada por um Deus bom e sábio? Não, portanto a Bíblia não é a palavra de Deus.