A Caridade

A Caridade

Pesquisa e texto: Zélia Prímola

A Caridade é uma das Virtudes da Teologia.Desde a instituição da Igreja que os ministros religiosos já praticavam a Caridade,são obras que representam a nossa vida em Cristo e a vida do mundo. A Fé e a Esperança também são frutos da vocação em Cristo.

A Fé,a Esperança e a Caridade são Virtudes Teologais que recebemos na hora do nosso batismo,são dons que Deus colocou em nossa alma no momento em que o Divino Espírito Santo nos torna cristão. Não é raro encontrarmos crianças com pouca idade,sem ainda ter o uso da razão,praticando atos caritativos e então nos causa grande surpresa achamos que são crianças dotadas de algum dom divino ,mas na verdade todos nós que recebemos o Sacramento do Batismo Deus coloca os esses Dons.

Não são todas as pessoas que conhecem o significado do Sacramento do Batismo,não sabem que naquele Sacramento recebemos essas três Virtudes,elas são permanentes em nossa vida.e a Caridade é a mais importante delas e que só a perdemos se houver pecado mortal,pois a Virtude da Caridade é a capacidade de amar a Deus incondicionalmente e esse amor não pode ser perene se ocorrer pecado,porque o pecado nos afasta de Deus.

Ainda que fiquemos sem a Virtude da Caridade,podemos conservar a Fé e a Esperança,mas, se acontecer de perdermos a Fé também ficamos sem a Esperança .

A perda da Fé é a falta de confiança em Deus e com este acontecimento a Esperança não como subsistir,pois a Fé e a Esperança,para uma viver precisa que a outra esteja viva,as duas são diretamente ligadas a confiança de Deus.

Deus enviou Seu Filho Unigênito para nos ensinar a praticar as Virtudes, Jesus Cristo em Sua passagem por nosso planeta mostrou a Fé e a Esperança na Sua Palavra e a Virtude da Caridade em Sua Própria Paixão que foi um ato de Caridade para redimir os nossos pecados e plantar em nossos corações a Fé e a Esperança através de Sua Palavra.

Temos ainda as Virtudes Cardinais que são as que vêm do homem:a Prudência,a Fortaleza,a Justiça e a Temperança.Elas ajudam ao homem a praticar a Perseverança.

A Caridade e a Generosidade são duas ações humanas diferentes. Há muitas pessoas que confundem a Caridade com a Generosidade,acham que ambas são praticantes do mesmo ato.

A Caridade é a partilha daquilo que nos está sobrando e a Generosidade é a doação do todo olhando a necessidade de quem estamos ajudando,” a Caridade deve ser anônima,do contrário é Vaidade” diz um provérbio judeu

A Caridade é um ato verdadeiro porque é o amor de Deus.

Na sociedade moderna as pessoas não professam a Virtude da Fé, por isso não pode haver a verdadeira Caridade,desse modo hoje no mundo moderno não encontramos a Paz.

Pesquisa e texto de: Zélia Prímola. Recife,17 de julho de 2015.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 30/09/2016
Código do texto: T5777346
Classificação de conteúdo: seguro