justiça

A Justiça

Zélia Prímola

A Justiça,diz:André Comte Sponeville em seu livro Pequeno-Tratado-das-Grandes-Virtudes,na página 32,que a Justiça é a última das virtudes cardeais.

Ele considera a Justiça como a virtude que contém todas as outras,foi como eu entendi,se respeitamos ou não consideramos a função de todas as outras,negando seus valores estamos faltando com a justiça.

“ A Justiça não existe” dizia Alain:”a Justiça pertence à ordem das coisas que se devem fazer justamente porque não existem” E acrescentava:” A Justiça existirá se a fizermos. Eis o problema humano”.

Com essa citação de Alain ficamos entendendo que a Justiça é uma virtude de decisão nossa, dependendo da consciência humana.Quando é aplicada é em função do bem pois é uma virtude que é absolutamente a única que eleva o caráter do homem;mas, no nosso dia a dia nem sempre é possível aplicar o conselho que Cristo nos passou:”Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ocorrem momentos em que nos apresentam-se situações que dificultam tomarmos decisões justas,como por exemplo: nos tribunais,diante da legislação aplicando a lei, o juiz não o faz com Justiça,porque ele se baseia nos autos, e se esses autos não vierem dizendo a verdade? É o momento em que ele usou a Fidelidade,a Prudência e a Justiça à àqueles autos,será que foi feita a Justiça a quem estava sendo julgado? São fatos que acontecem a todo instante na nossa vida: no lar,na repartição,nas empresas,nas escolas,nas ruas,nos transportes coletivos e finalmente em todos os lugares podem ocorrer erros baseados em evidências.

Kant afirma que a Justiça não é uma virtude como as outras. É o horizonte de todas as leis,é a lei de sua coexistência” Virtude completa”.

Dizia Aristóteles:”Todo valor a supõe;toda humanidade a requer.Não é porém que ela faça as vezes da felicidade; mas,nenhuma felicidade a dispensa”.

“ Não é a Justiça que faz os justos,são os justos que fazem a Justiça.”

Citações: Pensador.

“ A base da sociedade é a Justiça;o julgamento constitui a ordem da sociedade; ora o julgamento é a aplicação da Justiça”. Aristóteles.

“ Justiça é consciência,não uma consciência pessoal mas a consciência de toda humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas consciências normalmente reconhecem também a voz da Justiça”. Alexander Solzhenitsyn.

Alexander Solzhenitsyn (11 de dezembro de 1918 – 3 de agosto de 2008),foi escritor e historiados russo.Um dos principais críticos do Comunismo Soviético,conscientizou o mundo quanto a falta de humanidade do Estanilismo .Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1970.

Nasceu em Kislovodsk,Rússia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

“ A primeira igualdade é a Justiça”. Victor Hugo.

Victor Hugo(1802-1885),foi um poeta,dramaturgo e estadista francês. Autor dos romances ,”Os Miseráveis”,”O Homem que Rir”,”O Corcunda de Notre Dame ,”Cantos do Crepúsculo” entre muitas outras obras célebres. Grande representante do romantismo foi eleito para a Academia Francesa.

Victor - Marie Hugo (1802-1885),nasceu em Besançon,França no dia 26 de fevereiro de 1802,filho do Conde Joseph Léopold-Sigisbert Hugo,general de Napoleão e Sophie Trébucher.

Victor Hugo passou sua infância fora da França,viagens constantes faziam parte da vida do General Léopold. Victor Hugo morre em Paris,no dia 22 de maio de 1885.Em seu testamento deixa cinqüenta mil francos aos pobres e pede preces de todas as almas.Foi sepultado em 1º de junho no Panteão, o monumento fúnebre dos heróis nacionais.

“ Não há ordem sem Justiça” Albert Camus.

“Se o homem falhar em conciliar a Justiça e a liberdade,então falha em tudo”. Albert Camus.

Albert Camus, foi um escritor romancista,ensaísta,dramaturgo francês e filósofo francês.Foi também jornalista militante engajado na Resistência Francesa e nas discussões morais do pós-guerra.

Nasceu em 7 de novembro de 1913 em Dréan,Argélia ,faleceu em 4 de janeiro de 1960,em Vileblevin,França.

Pesquisas e texto de:Zélia Prímola.

Recife,21 de outubro de 2015.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 03/10/2016
Código do texto: T5780103
Classificação de conteúdo: seguro