A Polidez

A Polidez

A Polidez ou estado de polido:delicadeza,cortesia,civilidade e urbanidade.

Os estudiosos da Polidez,ainda não chegaram a conclusão se a Polidez é ou não uma Virtude,eles admitem que ela seja uma Virtude menor,uma Virtude adquirida.

Para Kant,o homem só pode tornar-se homem pela educação.”Ele é apenas o que a educação faz dele” e é a disciplina que primeiro transforma a animalidade em humanidade”.

A Polidez por conseguinte é anterior a moral a qual só se constituirá pouco a pouco,como uma polidez interiorizada,livre de aparências e interesses,toda concentrada na intenção.

Mas como essa moral emergiria se a Polidez não fosse dada primeiro?

As boas maneiras precedem as boas ações e levam a estas.

A moral é como a Polidez da alma,um saber viver de si para consigo uma etiqueta da vida interior,um código de nossos deveres,um cerimonial do essencial. Inversamente, a Polidez é como uma moral do corpo,uma ética do comportamento,um código da vida social,um cerimonial do essencial.

A moral começa pois, no ponto mais baixo---pela Polidez e de algum modo tem de começar.Nenhuma Virtude é natural;logo é preciso tornar-se virtuoso.Mas como,se já não somos? “As coisas que é preciso ter aprendido para fazê-las,porém sem as tê-las aprendido?

Há um círculo vicioso aqui,do qual só podemos sair pelo a priori ou pela Polidez.Mas o a priori não está a nosso alcance,a Polidez sim.É praticando as ações justas que nos tornamos justos” continuava Aristóteles.

Kant tem razão quando declara que o homem só pode tornar-se homem pela educação.

Estamos vivendo uma época em que as pessoas não conhecem a Polidez porque o caminho que leva à Polidez está em baixa,que é a educação.

A humanidade atual está preocupada com o progresso tecnológico/industrial que são as fontes que geram poder aquisitivo.

A maioria dos casamentos de hoje,são realizados com o propósito de não ter filhos enquanto o financeiro não for satisfatório,mas o que se sabe é que nunca o casal vai achar que o seu lado financeiro está disponível para o crescimento da família,pois o avanço da tecnologia,sempre vai apresentar produtos que vão encantar as pessoas e o planejamento de formar uma família com filhos vai sempre sendo adiado,claro que não se vai receber um filho sem ter como lhe oferecer cuidados especiais com a saúde,alimentação,bem estar e tudo mais que precisamos para sobreviver e também não esquecer que este pequeno ser que estamos trazendo ao mundo, precisa de receber amor,respeito e carinho,será que pais preocupados só com o material vai dispor de tempo para suprir essa necessidade tão justa e tão natural?

Esse novo membro da família precisa também encontrar um ambiente preparado para lhe oferecer uma educação, que o torne um cidadão de caráter exemplar,portador das qualidades da Polidez,ele necessita desenvolver a delicadeza,a cortesia,a civilidade e a urbanidade;a urbanidade que é o conjunto de formalidades e procedimentos que demonstram boas maneiras e respeito entre os cidadãos,ou também urbanidade são reuniões de costumes,formalidades e comportamentos que expressem respeito entre as pessoas,demonstração de civilidade, característica do que é urbano.

Sobre a urbanidade Walter Scott escreveu a seguinte frase:”Em obséquios de pouca monta,quem aceita pratica um ato de tanta urbanidade como quem oferece.”

No nosso cotidiano,pouco se ver a importância da Polidez,como essas quatro pequenas ações,se forem desempenhadas segundo suas funções,farão de nós pessoas amigas e respeitadas na sociedade a que pertencemos.

Sebastião Verly assim escreveu:”Só quando atingimos o mais alto nível de reflexão e consciência,saberemos que é fundamental usar a legítima Polidez em todas as nossas relações na vida como um todo.”

Sebastião Verly Oliveira Campos sociólogo,professor,historiador,cronista,contista,funcionário público e membro da Confraria Mineira.

A pesquisa, as citações e informações foram do livro:Pequeno Tratado das Grandes Virtudes de André Conte Sponeville.

Recife,18 de agosto de 2015.

Pesquisa e texto de :Zélia Prímola .

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 04/10/2016
Código do texto: T5780693
Classificação de conteúdo: seguro