A Compaixão

A Compaixão

“Quem poupa o lobo,sacrifica a ovelha” Victor Hugo.

“A Compaixão nem sempre é uma virtude .Quem poupa a vida do lobo,condena à morte as ovelhas” Victor Hugo.

Algumas virtudes deixam dúvidas por ser elas de dupla ação.

No caso da compaixão muitas vezes nos deixa indecisos,se temos compaixão de alguém pessoa ou animal,talvez no mesmo momento estejamos deixando de se compadecer de outro causando-lhe sofrimento ou risco.

Quando estamos olhando o bem estar de um,não nos apercebemos que do outro lado talvez tenha alguém sendo sacrificado.

Mas como solucionar tamanha questão de um modo que ninguém saia machucado?

Aí surge o momento em que temos de analisar os fatos e escolher de quem vamos ter compaixão,lembrando que a opção seja satisfatória à sociedade.

Há anos,como vemos em algumas películas.Em uma família quando uma das moças aparecia em estado de gestação sem a cerimônia de um casamento,logo os pais ou mesmo a família procurava uma solução para aquele fato que para a época,era considerado vergonhoso e pecaminoso,que traria a desonra para todos da família.

Os pais para se livrarem do que eles se sentiam incomodados,praticavam atos contra um pequeno ser,e muitas vezes terminaria em morte.

Houve época em que existiam orfanatos,que mantinham permanentemente uma tal roda dos inocentes,local onde as pessoas que decidiam se livrar de recém nascidos,colocavam a criança lá e desapareciam,sem deixar nenhuma identificação,para que aquela criança nunca os encontrassem.

Em casa a mãe ficava em desespero,mas,nada podia fazer,estava condenada a amargar durante toda sua vida a tristeza de ter perdido tão cruelmente aquele que Deus lhe deu com tanto amor.

Mas,para sua família era uma glória,pois a honradez estaria preservada diante da sociedade,para quem devia total atenção.

Essas produções cinematográficas foram baseadas nos costumes da sociedade na naquela época,trazendo muito de verdadeiro e também um pouco de ficção.

A compaixão nesses fatos era usada em favor das famílias que resgatavam a integridade moral .

A pobre jovem ficava marcada pelo resto da vida com uma tristeza infinita,a lembrança e a saudade daquele que ela infelizmente não teve o direito de ver e acompanhar o seu desenvolvimento,vítima do egoísmo e do desamor de seus familiares.

Compaixão_pelos_animais

Não podemos esquecer que os animais por serem seres vivos e nossos irmãos em Cristo,também precisam de nossa compaixão.

A sociedade atual está despertando para o respeito aos animais,onde há respeito cabe a compaixão.

A medicina veterinária está encontrando seu espaço,trazendo até nós os cuidados necessários para a conservação e proteção à saúde e bem estar dos animais.

A ciência e a tecnologia está dias após dias avançando,criando técnicas capazes de ajudar o veterinário utilizar todos os recursos para proteger sua clientela.

Contamos com hospitais ,clínicas,sps e hotéis para abrigar os animais quando seus proprietários precisarem se ausentar e eles não puderem acompanhá-los.

Nessa área da medicina contamos com profissionais competentes preparados para procedimentos cirúrgicos e clínicos; implantações de próteses e outras necessidades que surgirem.

Os veterinários lutam incansavelmente para que seja valorizada esta nobre especialidade que lida com uma clientela que não tem o dom da palavra, expressam seu pedido de socorro pelos gestos que transmitem sua necessidade em olhares e movimentos bem definidos .

Aos poucos foram surgindo organizações voluntárias ou mesmo alguém que sozinho consegue ajudar a muitos animais a sobreviverem.

Milhares são as pessoas que fazendo uso das redes sociais compartilham com outras praticando atos de compaixão pelos pequenos seres que Deus colocou na nossa vida para em pouco tempo de vida que eles têm,nos mostrar o que é o amor.

A compaixão pelos animais é um ato que não tem dualidade,quando nos compadecemos e fazemos algo que venha aliviar sua dor,seu sofrimento,não deixamos ninguém em prejuízo,portanto,ter compaixão pelos animais é puro ato do bem.

Falar sobre a compaixão aos animais,mesmo sem estar explícito,lembramos também do nosso planeta,que é onde vive toda criatura animada; se respeitarmos e ajudarmos a mantê-lo livre de destruição estamos compadecendo de todos que nele habitam.

Quem são os habitantes dos rios,dos mares,das florestas,das profundezas dos oceanos e da face da Terra? Por acaso não somos nós: o homem,que é tido como animal racional,os que vivem nas selvas,os domésticos,os peixes,as algas que têm vida?

Não se entende como o homem ,que tem o dom do raciocínio ,permite que os mares,as matas sejam impiedosamente agredidos ,as matas sofrem a derruba,os incêndios que dizimam grande parte dela; é incalculável o horror que nossos pequenos irmãos em Cristo ,passam sendo assassinados em caçadas ou queimados vivos vítimas de grandes incêndios que não só destrói e mata os animais, com também os frutos e os grãos que a Natureza nos dá para nosso alimento,as ervas para a cura de nossos males do corpo; os rios e os mares são poluídos envenenando seus moradores que são seres inocentes expostos ao egoísmo,ao orgulho do homem,merecem compaixão,compaixão essa que só pode vir pela mão do homem e pelo consentimento de Deus; nós os humanos vamos olhar um pouco para o nosso planeta,vamos amá-lo e respeitá-lo,segundo a Lei da Natureza.

Algumas pessoas de grande sensibilidade deixaram suas palavras escritas em citações ou pensamentos,fazendo com que a sociedade despertasse para este bem,que é a compaixão pelos animais.

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter,e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”

Arthur Schopenhauer,filósofo alemão,da sua obra Sobre o Fundamento da Moral.Pensador.

Schopenhauer,nasceu em Gdarish.Polônia em 22/2/1788 e faleceu em Frankfurt am Main,Alemanha em 21/9/1860.

“A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana”

“Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais como o Homem,demonstram sentir prazer,dor,felicidade e sofrimento”

Charles Darwin.

Charles Robert Darwin,foi um importante naturalista,biólogo e escritor inglês.Nasceu na Inglaterra em 12/2/1809 em The Mout Shrewsbury e faleceu em 19/4/1882 em Downe.Reino Unido.

Recebeu três prêmios:

Medalha Real.

Medalha Wollaston.

Medalha Copley.

Da sua obra dois livros foram destaque:

“A Origem das Espécies” e “ A Descendência do Homem.”

“Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem,há uma só diferença: a vítima.”

George Shaw.

George Bernard Shaw,nasceu em Dublin na Irlanda no dia 26/7/1856 e faleceu em Ayot St Laurence no dia 2/11/1950 com 94 anos de idade,foi dramaturgo,romancista e jornalista irlandês ,vencedor do Prêmio da Literatura 1926.

“Como zeladores do planeta,é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho,amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens,está além da nossa compreensão.Por favor ajudem acabar com esta loucura.”

Richard Gere, nasce no dia 29/8/1949 na Filadélfia – Pensilvânia – E U A,ator cinematográfico.

Pesquisas e texto de :Zélia Prímola.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 10/10/2016
Código do texto: T5786888
Classificação de conteúdo: seguro