As Virtudes

As Virtudes

Pesquisa e Texto de: Zélia Prímola

Virtude é uma tendência que o homem tem de praticar o bem,faz parte de seus atributos morais;a Virtude é verdadeira, porque caracteriza aquele ser como uma pessoa de índole benfazeja,aquele que procura sempre ajudar os irmãos que de alguma forma está com necessidades imediatas ou não,sempre está trilhando o caminho do bem usando os atributos que Deus lhe deu.

Na verdade nenhum ser vivente é possuidor de todas as Virtudes,temos vários exemplos de Virtudes que dependem da adaptação dos princípios morais da pessoa humana.

A Virtude está relacionada com a força,a paciência,a coragem,o poder da ação,a eficácia ou a integridade da mente.

As Virtudes intelectuais são ligadas a inteligência e as Virtudes morais são aquelas que dizem respeito ao comportamento moral do individuo que obedece às normas éticas.

Quando dizemos que uma pessoa é virtuosa,estamos exaltando as qualidades que fazem com que ela desenvolva ações benéficas.

De acordo com a Doutrina Cristã, Deus deixou no homem algumas Virtudes para seguir o exemplo do Seu Filho Unigênito e para viver uma vida abundante.

Para Aristóteles,não existem Virtudes inatas,todas se adquirem pela repetição dos atos para gerarem Virtudes,que não devem desviar-se nem por falta e nem por excesso,pois a virtude consiste na justa medida dos dois extremos .

Platão acha que a alma tem seguimentos e que cada um deles deve atuar de acordo com a Virtude que lhe corresponde.

Para os filósofos clássico sofistas as Virtudes estavam ao alcance de todos.

Na visão dos sofistas as Virtudes são entendidas como ação do homem livre que se identificava aos assuntos públicos,participavam dos temas coletivos, profundamente envolvidos nos temas das cidades-estado.

Ser virtuoso era ser engajado,alguém atento aos acontecimentos em geral e que procurava neles atuar de um modo qualificado,digno,que revelasse seu amor a pátria e não apenas aos seus interesses privados familiares.

As Virtudes podiam ser ensinadas aos que mesmo sem possuir sangue nobre ou aos que não pertenciam às castas históricas.

Etimologicamente sofismo deriva do grego”sophisma”em que “Sophia”ou “sophos” significam respectivamente “sabedoria” e “sábio”. Esta palavra passou a denotar todo tipo de conhecimento sobre assuntos humanos gerais.

Virtudes Cardiais,quer dizer: virtudes centrais,fundamentais,orientadoras. É o mesmo que que Virtudes morais.São quatro como quatro são os pontos cardiais,as estações do ano,os lados da cruz,os alicerces da casa,os pés da mesa e os pés da cama, a quartenidade para Jung é símbolo da perfeição.

As virtudes cardiais são: a prudência,a temperança,a fortaleza e a justiça.

Texto escrito por:Dom Orlando Brandes.Arcebispo de Londrina (PR).

Analisando o que no texto do Dom Orlando Brandes,define Virtudes Cardi,encontramos argumentos e comparações justificativas em relação ao assunto aqui citado . Os pontos Cardiais são os pontos geográficos como também as estações do ano que têm a função de orientar nossa vida no planeta; os lados da cruz que é o símbolo do cristianismo,representa a bondade e a misericórdia de Deus para que nossos pecados fossem redimidos ,os alicerces da casa,os pés da mesa e os pés da cama dão idéia de segurança e de equilíbrio;portanto a minha visão em relação as Virtudes Cardinais está com a do Dom Orlando de Brandes,autor do texto anterior a este,como já citei.

Quando observamos na sociedade pessoas que se destacam por seus desempenhos de relevância humana, estas são as que orientam as suas práticas pela quartenidade.

Pesquisas e texto de :Zélia Prímola.

Recife,23 de julho de 2015.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 13/11/2016
Código do texto: T5822535
Classificação de conteúdo: seguro