Nos bastidores d´alma

Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé - 12.12.2016

No palco da vida os espetáculos que assistimos regra geral, são voltados para os acontecimentos sociais, ou seja, aqueles fatos e coisas que nos trazem impacto quando nos integramos e interagimos diariamente. É natural que isso ocorra considerando-se que tudo aquilo que está ao alcance dos olhos do corpo físico favorece a nossa percepção, ação e reação. Mas por outro lado temos um vasto arsenal praticamente ausente do espetáculo dos nossos dias. É nele que repousa um tesouro onde raramente buscamos conhecer o seu inestimável valor. Estamos falando das nossas “consciências”.

Se realizarmos um mergulho em nosso interior conseguiremos obter conhecimentos que nos libertarão das amarras das nossas incontáveis imperfeições ali cristalizadas. A dificuldade para esse mister é grande mas superável se tivermos perseverança nessa procura.

Iremos obter a cada dia informações que nos motivarão a continuar burilando esse lugar tão próximo, onde se encontram os registros dos nossos atos, que certamente continuamos a realizá-los da mesma forma e intensidade por ser esse o “molde” que temos para nos espelharmos... Teremos também o alerta para nossas tendências na presente existência possibilitando-nos também uma reflexão lógica e real para ajustarmos nossos rumos.

Nessa descoberta vamos encontrar impulsos e índoles em nosso “eu” que estão encobertos pelo desconhecimento. Para galgarmos os degraus da evolução é preciso que nos esforcemos, buscando nesse interior profundo respostas às inúmeras dúvidas e questionamentos que ainda existem em nossas mentes.

Sem esse trabalho perseverante estaremos estagnados, contrariando a Lei do Progresso que a Divindade decretou e que está vincula às nossas inúmeras existências. Tendo consciência dessa obrigação que será útil para a nossa caminhada, só nos resta enfrentar as dificuldades a serem vencidas, pois só dependem de cada um de nós os passos de nossa elevação intelectual e moral. Esses são os dois pilares que sustentarão nosso crescimento perante o Criador.

Devemos também entender que nosso objetivo na vida é essencialmente evolutivo. Nesse processo é imperioso que conheçamos a nós mesmos, já que não se pode progredir naquilo que se desconhece... Essas investidas contínuas são os desafios que temos para procedermos à reforma íntima necessária para os nossos propósitos de crescimento.

No livro Buscai e Achareis pg.10, psicografado por Francisco Cândido Xavier, temos entre outras, mensagens do Espírito Emmanuel: “As provas na Terra apresentam sempre o lado de luz de que são mensageiras. Entretanto, para observá-lo, urge reconhecer os sinônimos espirituais de que essas mesmas provas se revestem, como sejam: (...) encargo difícil - privilégio; dever cumprido - senda libertadora; lesão congênita - corrigenda no espírito; adversários - fiscais proveitosos; crítica - apelo a burilamento; lar em discórdia - área de resgate; parente complexo - dívida em cobrança; sacrifício - crescimento espiritual.

Tanto mais intensas forem essas revelações e seus ajustes, tanto melhor será o nosso progresso e assim procedendo, estaremos plantando novas sementes que servirão de alicerce para as caminhadas futuras que nos esperam...

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalhador do Centro Caminhando Para Jesus

LUIZ GUIMARAES
Enviado por LUIZ GUIMARAES em 13/12/2016
Reeditado em 13/12/2016
Código do texto: T5852026
Classificação de conteúdo: seguro