Conhecimento da verdade

O conhecimento da verdade é uma caminhada,que são caminhos que exigem coragem para entender, que a partir desse conhecimento se mostra a relação do conhecer e do ser.(JOSAPHAT,1998). “Conhecer é esse primeiro desabrochar da mente. Assim, a verdade está no começo do existir humano.(...)” (JOSAPHAT, 1998, p.71).

O homem busca a verdade e juntamente a felicidade, que é uma coisa que todo homem procura que é a felicidade acreditando que essa seria o fim último de tudo, depois de conquistada esta pronto e acabado, mas na verdade o conhecimneto da verdade leva a enxergar as coisas em seu fim, mas não sendo totalmente a felicidade plena. “(...) A verdade de início é perfeição e gosto de saber. (...)” (JOSAPHAT, 1998, p.71) Entender, que a felicidade é uma busca incensante mas, essa não é comprada, não pode ser adquirida com coisas, ela é algo que se sente. Mas, na verdade no sentido puro da coisa ela é sentida. Portanto, o homem procura, buscar a felicidade e essa esta no conhecimneto da verdade.

O que é a verdade? O juízo correto, aquele que afirma da ideia o que ela é seu ser e nega-lhe o que ela não é seu não ser. A verdade é a evidência: o olhar espiritual do intelecto vê a ideia em sua inteireza, em sua plenitude, apreende a totalidade das qualidades e propriedades que constituem e sabe o que dela está excluído necessariamente, ou seja, o que a contradiz internamente e que, se nela estivesse presente, a destruiria.(...). (CHAUI, 2002, p.288).

Portanto, a verdade existe no intelecto então, ela existe na maneira que é conhecida; a busca da verdade é o caminho que leva o homem aos conceitos. “(...) Por isso a verdade é a percepção intelectual da delimitação de uma essência, ou seja, o conhecimento de sua identidade, da diferença entre ela e as outras e da ausência de contradição entre seus predicados.” (CHAUI, 2002, p.288)

A verdade nada mais é que, a verdade identificada quando se busca sua essência e sua existência. Portanto, ela é o meio que se manifesta. (AQUINO,1980.)

Para Santo Tomás, existe o conhecimneto humano que é intelectual e, no qual é sensível e a verdade passa então, pelas coisas que vemos no nosso intelecto e que tocamos através, dos nossos sentidos.

(...) A verdade, pois, pode existir no sentido, ou no intelecto, que conhece a essência, como numa coisa verdadeira; não, porém, como conhecimentono conhecente, que é o que implica o nome de verdadeiro. Ora, a perfeição do intelecto é a verdade enquanto conhecida. Logo, propriamente falando, a verdade está no intelecto que compõe e divide, não porém, no sentido nem no intelecto, que conhece a essência. (AQUINO, 1980, p.167)

Buscamos, a verdade com o nosso ser, e então somos buscados a conhecer o que se passa em nós. Os seres humanos estão procurando incensante a essa verdade, na qual parte da nossa essência essa busca pela verdade. “Agostinho diz que 'o verdadeiro é aquilo que é;(...)”. (AQUINO, 2002, p.139) “Verdade é o que é . (...)” (AQUINO, 1980, p.164). Entendemos, que a verdade mostrara o caminho da felicidade.

E, Tomás de Aquino, mostra que a verdade é sagrada, porque o homem é que a procura para por um ponto final nas coisas, então parti para a busca da perfeição natural da verdade.

“Do que é verdade, no presente, podemos dizer que sempre foi verdade que haveria de ser. Ora, como a verdade da proposição, no presente, é uma verdade criada, assim também, a verdade da proposição, no futuro. Logo, alguma verdade criada é eterna.” (AQUINO, 1980, p.172) Mas, essa é conseguida através da ação que nada mas é a verdade que é Deus.

“Tudo o que é em outro segue aquilo em que é; se pois a verdade fosse primeiramente na alma, então o juízo sobre a verdade seria segundo a afirmativa da alma, (...)”. (AQUINO, 2002, p.159) Então, a verdade esta na alma e, verdade é o que se opina o intelecto, voltando a mencionar que verdade é o que é. “Mas a verdade está no começo, no meio e no fim.” (JOSAPHAT, 1998, p.70)

Então, a verdade está nas coisas, se manifesta no conhecimento não dependendo do intelecto mas, sim relacionado a coisa em si, por isso Aquino considera que a verdade tem suas diversidades. Mostrando, que “A verdade é tal que é vista pelo sujeito, se quiser e puder conhecê-la; pois, se assim fôsse nenhuma verdade existiria, se ninguém pudesse conhecê-la. E difine assim a verdade.(...)” (AQUINO, 1980, p.164)

Concluindo, que para Tomás de Aquino no seu estudo a verdade esta ligada ao ser. “(...)A verdade é declarativa e manifestativa do ser. O que é próprio dela, enquanto existe no intelecto.(...)”. (AQUINO,1980,p.166). Contudo, o caminho do bem maior onde o homem é levado pelos conceitos.

Entendemos, que o “(...) ser na sua verdade, o ser que se eleva à manifestação da verdade, o ser que é verdade e expressão”.(MOLINARO, 2002, p.5)

WM
Enviado por WM em 18/08/2017
Código do texto: T6087404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.