A EXPLICAÇÃO DA MULHER COM FLUXO DE SANGUE

VERONICA E TALITA, A HISTÓRIA DA IGREJA – PARTE 2

INTRODUÇÃO

A Bíblia é um livro peculiar, usando personagens reais da história, Deus nos conta uma história de salvação e o seu plano, como ele assim o faz. A Bíblia é uma grande alegoria (uma figura de linguagem, que transmite um ou mais sentidos e significados além do literal).

A passagem conhecida em Marcos 5, onde Jesus estava ministrando a uma multidão e vem Jairo, o chefe da sinagoga, portanto um homem religioso, judeu, seguidor das Leis de Moisés, pedindo que Jesus fosse com ele até a sua casa e impusesse as suas mãos em sua filha que estava morrendo, onde ao irem a multidão, com Jesus e Jairo à frente, e sendo interrompidos pela mulher do fluxo de sangue, é uma grande e única alegoria que nos fala do futuro de Israel e da Igreja. A passagem é atual e escatológica. O problema é que ao falarmos sobre A Mulher do Fluxo de Sangue e da Filha de Jairo, a menina de doze anos que morreu e foi ressuscitada por jesus, nós desmembramos os assuntos e não pesamos neles como uma coisa só, uma trama de um tecido, de um tapete persa, por exemplo. Ou falamos da multidão, ou falamos da Mulher com Fluxo de Sangue, ou falamos da Menina que morreu e ressuscitou. Mas a Bíblia interliga tudo e isso não deve ser ocasional, pois o mesmo milagre está em três dos quatro evangelhos. Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48.

Nós não vamos conseguir captar o sentido espiritual escondido nesse texto, e diria em toda a Bíblia, se não fizermos algumas simples substituições, resumida numa frase: O que significa?

JAIRO E JESUS

Jairo se encontra com Jesus e pede que ele vá até a sua casa e coloque a sua mão sobre a sua filha e ela será curada. O que estamos vendo aqui? Qual é o significado de Jairo na Bíblia. O personagem alegórico significa o quê? O literal a gente já sabe. E Jesus? Jairo tem o significa do homem religioso, ou da religião, ou das Leis de Moisés. E há agora um encontro entre Jairo, ou a Antiga Lei, o Antigo Testamento e Jesus, O Novo Testamento. Jairo é a pessoa que tem a religião, a religiosidade, portanto segue regras e leis, mas não tem fé. Jesus é o Novo Testamento, portanto a fé. Temos aqui o encontro da religião que não tem fé e a fé em pessoa.

VERONICA, O ENCONTRO DO SISTEMA SACRIFICIAL COM A GRAÇA

Então estão indo até a casa de Jairo e uma Mulher com Fluxo de Sangue, uma mulher doente, na qual a história diz se chamar Verônica, toca em Jesus e é curada na hora. O que isso significa? A mulher que está a doze anos doente, de uma hemorragia, de um sangramento, significa o quê na Bíblia? Veronica significa aqui o Sistema Sacrificial, onde a pessoa pecava e pedia perdão, pecava de novo e pedia perdão de novo e isso indefinidamente, sem solução. A mulher do fluxo significa a falha de um sistema que não funcionou, e se lemos direito a Bíblia, de propósito. Deus deu Leis e regras e todo um sistema religioso, para demonstrar que a religião não salva, não cura, não ajuda, não resolve. O Sistema Sacrificial, onde animais eram mortos no lugar do pecador, não resolvia o problema interno do pecado. O pecado é dentro da pessoa e qualquer coisa fora dela para resolver o seu interior, onde chamamos isso de religiosidade, não resolve. Se o problema interno não for resolvido, mandar seguir regras não vai salvar, curar, ou solucionar o problema, de forma alguma. As Leis do sacrifício, onde uma pessoa pecava e comprava um animal, colocava a sua mão sobre a sua cabeça, numa forma de dizer que o pecado da pessoa ia para o animal, sendo então o animal entregue ao sacerdote, que o sacrificava, matando-o religiosamente, não funciona. O Sistema Sacrificial apontava para Jesus, mas não era perfeito. Veronica encontra-se com Jesus, o Sistema Sacrificial, encontra-se com a Graça.

A doutrina da Graça é resumida de forma que a minimiza totalmente, a diminui, a simplifica demais. Dizem que Graça é favor imerecido. Mas Graça é todo o esforço que Deus faz para a salvação do homem e isso implica muita coisa. Uma explicação simplista definiu para nossos tempos Graça como só favor imerecido. Mas Graça é todo o esforço, tudo feito por Deus, em prol da salvação do homem. Então a Mulher com Fluxo de Sangue, Veronica, significa o Sistema Sacrificial entrando em contato com a Graça. É tão desnivelado isso que é um absurdo.

Vamos pensar nisso como o pecado, para que eu exemplifique o assunto. Imagine alguém que cometeu um pecado nota 10, um pecado top. E aprendemos que um pecado para ser pecado precisa ser unm pecadaço, pecadinho não vale. O pecado para ser pecado mesmo, precisa ser um pecado nota 10, um pecado top, um pecadaço. Feio, sujo, medonho. Pecado que é pecado não pode ser falado nem para o pai, a mãe, os filhos, os irmãos, ninguém. Imagine um pecadaço top nota 10. Ai Deus manda o perdão, ou seja: a Graça. A Bíblia diz que onde abundou o pecado superabundou a Graça. A coisa é mais ou menos assim. O cara pratica um pecado top, nota 10 e a Graça vem e tras um perdão nota 20, 100 ou nota 1000. É muito desnivelado o assunto. Não dá para colocar em pé de igualdade o Sistema Sacrificial e a Graça. É desnivelado demais. A Graça tem peso, muito peso. Teologicamente falando, o Sistema Sacrificial está inserido, é uma matéria da Graça. A Graça é totalmente superior ao Sistema Sacrificial com seus sacerdotes e sumos-sacerdotes. A Graça trabalha o homem interior, com a ajuda maravilhosa do Espírito Santo. É incomparável a obra realizada pela Graça.

Veronica teve um encontro com Jesus. O Sistema sacrificial teve um encontro com Jesus e cessou totalmente na presença de Jesus. A mulher parou de sangrar na hora que tocou em Jesus. Ao encontrar-se com Jesus o Sistema Sacrificial vai ter que acabar imediatamente. Isso ainda não aconteceu, ainda existe na mentalidade judaica a vontade de voltar a praticar os ritos sacrificiais. Eles ainda não entenderam Jesus. A mente espiritual deles ainda não foi aberta. Seus espíritos ainda não foram iluminados. O Espírito ainda não os capacitou para isso. Muitos judeus foram salvos e se tornaram cristãos, mas não todos.

É interessante que Veronica gastou todos os seus recursos e não conseguiu se livrar do seu sangue. O sangue, a hemorragia, não a salvou. Ou seja, o homem mais religioso do Antigo Sistema Sacrificial, onde o pecado era tratado externamente na pessoa, usou todos os recursos para a salvação e ainda assim não funcionaram. Eles sem nós não seriam aperfeiçoados. De alguma maneira nós, os cristãos do Novo Testamento, emprestamos a salvação para eles. Isso na verdade é uma obra de Deus. Revelando a Graça para nós, eles foram aperfeiçoados. A nossa revelação os salvou. “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11:40

TALITA, A IGREJA QUE PRECISA MORRER E RESSUSCITAR

E a filha de Jairo que morreu, o que significa de forma alegórica, no livro, na história da Bíblia? Talita, a menina, significa a Igreja que precisa morrer. Precisamos morrer para o pecado -Romanos 6. Sinal eu ainda não aconteceu isso. De alguma maneira a Igreja sangra, assim como a mulher do fluxo de sangue. Com certeza a Igreja ainda peca, pois é necessário morrer. Mas existe uma outra morte, para a jovem Talita, a Igreja que está agora em idade de plenitude judaica, com doze anos. A Igreja precisa morrer para esse mundo e isso só vai acontecer no arrebatamento da Igreja onde ela será levada, tratada, glorificada e ai retornará em santidade completa, absoluta e eterna.

Jesus pegou a menina pela mão e a ressuscitou, a levantou de novo, a trouxe da morte. A Igreja que foi arrebatada, agora é trazida de volta. A menina fica de pé e anda pela casa e come. Esse andar é dizer que ela trabalhou. A Igreja que vai voltar vai trabalhar. O quê e como eu não sei, mas algo ela vai fazer. Eu fico a imaginar – posso sonhar né? – que a Bíblia toda, de Gênesis ao ultimo amem final é só uma introdução, uma linda e fantástica introdução do que Deus ainda vai fazer. Anjos do Céu que não se acharam perfeitos agora serão substituídos por uma Igreja provada no fogo. Anjos e homens andarão juntos. Pra quê?

VERONICA E TALITA, UMA HISTÓRIA ESCATOLÓGICA

E se você está acompanhando o raciocínio direitinho, já percebeu que a história de Veronica e de Talita está intimamente ligada uma à outra. Veronica estava a doze anos doente e a menina que morreu tinha doze anos. Quando Jesus vai com Jairo à casa dele a menina estava viva, mas quando chega a menina morreu. Me arrisco a dizer que a menina morreu quando a Mulher com Fluxo de Sangue foi curada. É muito coerente isso. Dito de outra maneira isso, O Sistema Sacrificial acaba de vez, para sempre, para de sangrar, quando encontrar-se com Jesus e sabemos que isso será na Tribulação, quando o Anticristo sentar no Terceiro Templo, e se probclamar Deus. Ai os judeus serão iluminados imediatamente pelo Espírito Santo e o Sistema Sacrificial encerrará na hora. Pois eles na inauguração desse Terceiro Templo, no futuro, ainda oferecerão sacrifícios de animais. Então ainda não encerrou o período do Sistema Sacrificial, que vai ocorrer no meio da Tribulação e no meio da Tribulação a Igreja vai morrer para esse mundo, de vez, ou seja, ser arrebatada e ai então voltará com Cristo glorificada.

Eu, assim como você fui ensinado que o arrebatamento é a salvação do crente frente aos perigos futuros, ou o reinado do Anticristo. Fomos ensinados apensar em arrebatamento como seros salvos de tempos de angustia, ou dor. Só que essa teoria tem um problema muito sério, a Bíblia não ensina isso. Deus sempre promete preservar, mas não livrar ninguém dos problemas. Se Ele deu o seu Filho, para morrer, vai poupar a Igreja? Essa Teologia não é bíblica, me desculpe. Eu me converti lendo a Bíblia, para mim a regra de fé a ser seguida não é o que me dizem, mas o que está escrito. Com dois anos de Igreja já havia notado quantas doutrinas estavam sendo ensinadas de forma errada. A volta de Cristo, antes de iniciar a Tribulação, não passa pelos crivos da Bíblia. Entenda isso. Paulo falou em Tessalonicenses que isso não vai acontecer antes que venha o Anticristo e a Igreja conviva com ele durante um período. Criam teologias onde a Bíblia não cria, como por exemplo, a ideia esquisita que o Espírito Santo será tirado da Terra. De onde vem isso? Da ideia errada que a Igreja vai ser arrebatada antes da Tribulação e se a Igreja – dizem eles – vai ser arrebatada, então o Espírito tem que ir embora, pois – segundo eles – não haverá mais salvação – o que não bate com o Livro de Apocalipse, que mostra gente sendo salva do meio da Tribulação.

“E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:13,14

Tem a Tribulação (Mateus 24) e a Grande Tribulação, e esses ai dos versículos acima vieram da Grande Tribulação, portanto do período final da Tribulação. E como é que alguém em sã consciência fala que não vai haver salvação na Tribulação? Não acredito, entretanto que esses ai são a Igreja arrebatada, mas os salvos da Grande Tribulação. E se serão salvos, serão pelo Espírito Santo, pois é Ele que convence o homem do pecado e da justiça.

Quando a Mulher do Fluxo de Sangue ficou curada a menina morreu. Pensa ai...

Amém?

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 09/01/2018
Código do texto: T6221246
Classificação de conteúdo: seguro