“CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ”

“CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ”

Este é o título de um dos livros mais lidos escritos por C.S.Lewis, numa serie de cartas de um Diabo chefe aos jovens Diabos aprendizes – Fitafuso escreve para o jovem Vérmebile, passando instruções em como combater os cristãos a quem ele atribuie ser seu “paciente”. Fitafuso afirma que é com pesar que recebeu a notícia de que o paciente de Vérmebile havia se convertido ao Cristianismo, mas que isso não seria motivo para desespero: “todos os hábitos do paciente, tanto mentais quanto corporais, ainda estão a nosso favor. Hoje em dia, um de nossos aliados é a própria Igreja. Mas não me compreenda mal: não estou falando da Igreja que se propaga através do tempo e do espaço, ancorada na terenidade, terrível como um exército agitando seus estandartes. Isso, devo confessar que incomoda até nossos mais audazes tentadores”. Fatos que ocorrem a pretexto do nome de Jesus, para enganar, subtrair, prevalecendo da inocência de muitos incautos.

Neste deslinde, há o relato de pessoas que vão à igreja, mas que não passam de meros hipócritas uma vez que suas intenções são totalmente opostas aos propósitos de Cristo. Para tanto, um Diabo deveria estar sempre preparado para desviar a atenção do “paciente” (o cristão) de modo agradavelmente enganador e mentiroso – propósito final de todos os demonios.

Ao vencer a temporalidade, esses humanos que souberam enganar aos seus semelhantes, terão uma recepção no inferno – “O cenário é o inferno; a ocasião, um jantar anual oferecido aos juvens Demônios pela Faculdade de Treinamento de Tentadores. O diretor, Dr. Catarruspe, acaba de brindar à saúde de seus convidados. Fitafuso, convidado de honra, ergue para responder. Sr. Diretor, Vossa Iminencia, Vossas Repelências, Ilustres senhores espinhosos, Sombrosos e demais nobres demonios”. Nesta ocasião os formandos ficavam à disposição para aguadar o cargo de Tentadores Oficiais na Terra.”

Para entender a situação política do Brasil, basta dar nomes aos Diabos controladores da Faculdade infernal de Brasilía, e demais extensões por todo o País. Há um Diabo chefe que comanda a Faculdade, ensinando todo tipo de falcatruas, distribuindo o poder demoníaco a todos aqueles que a ele se agregam – aqueles que se corrompem com malas e malas de dinheiro tirado do “paciente” (povo) constroem as melhores mentiras para convencer que a Previdência está quebrada. Enquanto isso, nas demais divisões do inferno, enquanto os advogados do “paciente” lutam por apresentar suas petições prenhe de leis em sua defesa, nada podem fazer, senão aqueles do “esquema”. Os honestos se submetem em ouvir os discusos cheios de: “Iminentes… Sapientes… Magnanimos… Precláros… Vossas Excelências… Deste modo, das horas previstas para o julgamento dos processos, metade delas foram gastas em elogiosas mensagens aos seus iguais na Corte.

O cenário, pode ser o Congresso, a Câmara dos Deputados, O Supremo - os que são honestos (talvez, restem alguns) que ocupam uma cadeira, nada conseguem fazer, porque o inferno politico está com todos os seus aliados a postos e bem protegidos pelos demonios que vendem seus vota enganosamente em benefício do “paciente” (povo). Esses Demônios sabem muito bem organizar os calendários com seus feriados e festividades atrativas como o futebol que é capaz de levar milhares aos estádios; Despejam dinheiro às Escolas de samba, para distrair o “paciente” da triste realidade de seu país. Enquanto no inferno é preparado um grande banquete anual para anunciar a vitória de mais um ano repleto de enganos, roubos e mentiras. Enquanto isso, o “paciente” more na fila do Hospital, na porta das Farmácias Populares, Enganados pelo programa “ Minha Casa Minha Morte”, e por ai à fora.

O “paciente”vive num país de maioria cristã, por isso não mata, não invade o Congresso, paga o prêço pelas injustiças praticadas nos Tribunais; chora por seus entes – violentados, estruprados, chafurdados nos vícios, morrendo à mingua nos corredores dos Hospitais, sendo assaltados nas ruas, entregues à violência, crianças submissas a Cartilhas depravadas de sexo explícito – um inferno instaurado em todas as camadas da sociedade. O que dizer mais? Quando ninguém aguenta mais tanta desgraça? Será que somente apelando à fé? O mundo inteiro propaga que o “povo brasileiro é alegre, festivo e bom”, posso concordar em parte. Porém omisso! Até quando? Não sei.