JUDAS – SEGUNDA PARTE

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Judas 1:3

A SALVAÇÃO

O livro de Judas pode sim ser resumido em um único versículo chave. Judas 1.3. Aqui transparece muitas coisas a respeito da pessoa e do livro. Não sabemos se Judas era um pastor, mas ele tinha o coração de um pastor. Havia a preocupação dele para com as ovelhas do Senhor. Isso nos fala de pessoas, homens e mulheres que tem a mesma preocupação. Achamos que pastor só é aquele que tem estudo formal, uma faculdade de alguma coisa, uma teologia de muitos anos, um chamado diferenciado e a Bíblia nos mostra em várias situações que pastores, segundo o coração de Deus são aqueles que se preocupam com as ovelhas do Senhor.

Isso ainda nos mostra que Deus sempre pode contar com um contingente de pessoas, que hoje podem estar apagados, ociosos, mas são servos prontos a serem chamados para a obra. Deus tem o time atual, mas tem também o time reserva. A obra não vai parar, se os chamados primários não fizerem a obra. Deus tem um exército de secundários loucos para assumirem a posição.

Havia no coração de Judas a vontade de escrever a respeito da salvação, aos moldes da Carta aos Romanos. Vê-se o tamanho de Judas. Judas era um teólogo e se não era pastor, tinha coração de pastor.

Ele não foi autorizado pelo Espírito Santo a escrever sobre a salvação. O que nos dá uma curiosidade enorme. O que será que ele queria nos dizer? O livro autorizado é a Carta de Paulo aos Romanos. Então devemos ficar com essa revelação a respeito da salvação.

E o que Paulo falou a respeito da salvação? Podemos resumir Romanos em três partes distintas. Na primeira, até o capítulo 7, ele nos fala que todos pecaram e necessitam da salvação. Em Romanos 8 ele apresenta o Espírito Santo, no qual devemos viver Nele a partir de então. E o restante de Romanos fala a respeito da vida no Espírito.

Salvação significa realizar a plena libertação de alguém ou de alguma coisa, de um perigo iminente. A palavra carrega uma dupla  implicação: Primeiro que alguém necessita ser salvo. E que alguém deve ter a capacidade e a vontade de salvar. Jesus veio para nos salvar do pecado e suas conseqüências. O preço foi o inocente morrendo pelo pecador. A Cruz, o maior símbolo de morte do mundo, se tornou o símbolo da esperança, em Jesus.

DOUTRINAS DA SALVAÇÃO

A doutrina da salvação engloba várias outras doutrinas menores e coligadas. A conversão tem duas faces: o arrependimento e a fé. Temos ainda a substituição, a reconciliação, a expiação e a propriação. A remissão, o perdão dos pecados, a redenção, a regeneração, a imputação da justiça de Cristo, a união com Cristo, a adoção, a comunhão pela oração, a justificação, a glorificação, imperdibilidade da salvação e a santificação.

SANTIFICAÇÃO

Todas as doutrinas tem sub-doutrinas. No caso da santificação, pela sua enorme importância, quero apontar algumas dessas sub-doutrinas. A santificação inclui:

1) Importância E Necessidade Da Santificação;

2) Santificação Não É: Erradicação da natureza pecaminosa ainda nesta vida; Antinomianismo; Segunda bênção de 1Co 1:15; Batismo do Espírito Santo;

3) Santificação É: Separação para Deus; Imputação de Cristo como nossa santidade; Purificação do mal moral; Conformação à imagem de Cristo;

4) Santificação Contrastada Com Justificação;

5) Tempos da Justificação: passado, presente, futuro;

6) Meios da Santificação;

7) O Plano Para Santificação.

A BATALHA DA FÉ

Judas disse que queria os exortar a batalhar pela fé, que foi dada aos santos. O que isso significa?

A batalha da fé se refere a defender e ensinar as doutrinas do Evangelho. Doutrinas essas que foram dadas aos santos. Ou seja, o Evangelho e suas doutrinas foi dado aos cristãos, os crentes, os seguidores de Cristo, que vivem segundo as regras da Bíblia. Em outras palavras, isso nos diz que não haverão outras doutrinas. O que tem é isso ai e não haverão novas doutrinas, outros ensinamentos.

Judas acusa que algumas pessoas se infiltraram na Igreja e estão ensinando outras doutrinas, que não são bíblicas. Isso nos fala que o plano original para a Igreja é deixar todos e qualquer um ter a oportunidade no culto. Existe esse perigo real de que fogo estranho venha ao culto, mas até isso é usado por Deus, para provar os verdadeiros adoradores. Os que são de Cristo vão entender o que é e o que não é, perfeitamente.

Esses que se infiltraram na Igreja transformaram a Graça em libertinagem. A acusação é de liberdade excessiva. Isso poderia até parecer estranho para nós, pois já temos uma Igreja com muitas liberdades religiosas. A Graça tem essa conotação de liberdade. O problema é quando alguns usam de forma pecaminosa essa mesma liberdade. Tudo posso, diz o Evangelho e isso inclui muita coisa. O crente pode fazer tudo, qualquer coisa. Mas tem uma restrição importante a se notar. Tudo posso, mas nem tudo convém.

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” 1 Coríntios 6:12

O crente é livre para fazer qualquer coisa, porém nem tudo convém aos santos, nem tudo podemos fazer, porém note que existe um acréscimo importante no versículo. Nem tudo me convém fazer para que eu não seja dominado por isso. A liberdade excessiva pode escravizar. E essa escravidão Deus não quer para ninguém.

A gente enxerga aqui ainda uma crise da Graça. Tudo me é permitido, mas essa liberdade pode me escravizar. Para que a liberdade não escravize, Deus ensina que nem tudo convém.

Judas segue falando sobre os apostatas dos últimos tempos e suas más qualidades.

Eles são murmuradores, queixosos, andando em seus desejos pecaminosos, arrogantes, e sendo admirados por pessoas interesseiras.

Judas ainda lembra que Deus não poupou nem os anjos e não vai poupar esses da Ira futura. E lembrando da Ira ele nos recorda que Cristo está voltando.

A VACINA DE JUDAS CONTRA OS FALSOS ENSINOS

“Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.” Judas 1:20,21

A solução dada por Judas para a perfeita batalha da fé e contra os falsos profetas dos últimos dias é edificar-se a si mesmo, em primeiro lugar. Edificar é construir, levantar um prédio, fazer alguma coisa concreta. Judas nos manda edificar-nos a nós mesmos. Nossos pastores tem sim a responsabilidade sobre nós, porém os maiores responsáveis por nós, somos nós mesmos. Eu tenho responsabilidade de me edificar, independente se estão caindo mil ao meu lado e dez mil do outro lado. Eu tenho o costume de dizer que todo mundo tem Bíblia e se alguém está engolindo algo que não seja Bíblia, em parte a culpa é sua mesma. Vá examinar a sua Bíblia. Vá aprender.

Edifiquem-se na santíssima fé é mais do que edificar-se na santa fé. Aqui Judas nos fala de uma fé, santíssima. Mas o que segue é muito interessante. Vamos ler tudo de novo: Edifiquem-se, na santa fé, orando no Espírito.

ORANDO NO ESPÍRITO

Judas poderia muito bem ter falado um monte de coisas a respeito de como nós nos edificaríamos, mas ele resolveu resumir o assunto nos mandando orar no Espírito. Orar no Espírito é orar em línguas.

Ontem dizia o que é orar em línguas. Para que a Igreja foi batizada com o Espírito Santo? Muitos ensinos que nós temos e eu devo ter ouvido, mais que trinta ou até mais do que cinquenta mensagens sobre o Batismo em Pentecostes da Igreja. Chega uma hora que aquilo começa a despertar. Tá, sou batizado e daí? Há algo mais em ser batizado? O quê? Com o tempo a gente começa a observar os movimentos que vieram além do Pentecostes, ou a partir dele mesmo. Os Evangelhos estão antes do Pentecostes, antes de Atos 2, devemos ler então e procurar o que vem a respeito do Espírito Santo a partir daí. Nós encontramos alguns grandes movimentos e muitos outros pequenos.

Podemos tentar resumir o assunto da seguinte forma. Efésios 5.18 nos orienta a encher-nos do Espírito e fica implícito, que devemos permanecer cheios. Essa palavra é uma revelação enorme, pois até aqui só eram cheios e isso provisoriamente, reis, sacerdotes e profetas. Partir de Efésios 5 o Espírito vai encher todos os que se dispuserem a serem cheios. E não mais provisoriamente.

O que significa o Pentecostes para nós? O Batismo da Igreja de Atos 2 tem o significado de inicio de uma obra. A palavra batismo trás a idéia de rito de passagem. No Pentecostes a Igreja foi capacitada para iniciar a obra de ir pelo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura.

O outro grande movimento é o de Gálatas 5, onde o Espírito nos capacita com Frutos do Espírito, que vão combater as obras da carne. O trabalhar do Espírito Santo aqui é interno a nós, deferentemente do Antigo Testamento, onde o trabalhar do Espírito era do lado de fora à nossa pessoa. Hoje o Espírito está dentro de nós. Essa descrição dentro de nós é didática, pois o Espírito não pode ser restringido à nossa pessoa. Visualmente de forma didática entendemos que o Espírito está dentro de nós, mas na verdade somos nós que estamos Nele.

Os Frutos do Espírito vão trabalhar em nós as obras das trevas herdadas do pecado. E quanto mais eu estiver no Espírito, mais cristão eu serei. Os frutos descritos em Gálatas 5 não devem ser lidos como únicos, mas como idéias de que seja qual for a obra da carne manifesta em nossas vidas, o Espírito Santo tem um fruto para combatê-la. Os frutos são o Espírito trabalhando em nós as nossas trevas de pecado. Então há esperança para o pior pecador que se converta a Deus. Venha como está e quanto mais você se deixar envolver do Espírito Santo, mais capacitado para vencer seus pecados você será. Os Frutos do Espírito são capacitações para vencermos os nossos pecados pessoais. Pois como vamos fazer a obra se o pecado nos dominar. Pra isso os frutos trabalham em nós.

O próximo grande movimento é que a Igreja recebe os Dons do Espírito. 1 Corintios 12 nos dá uma lista com nove dons, ou capacitações do Espírito, para a Igreja trabalhar melhor e pregar a Cristo nesse mundo. O dom, é bom lembrarmos, não é de quem o tem, mas de quem o recebe. Os dons visam o bem comum da congregação, assim como o Espírito os distribui como quer. Paulo aqui teve a revelação de nove dons, mas tem mais.

Os dons e possíveis interpretações dos dons são:

Palavra de sabedoria

– informação sobre o futuro, pessoas, eventos, lugares ou coisas. Portanto esse dom é escatológico.

palavra de conhecimento

– a respeito do passado ou do presente. Jimmy Swaggart nos lembra que é a “palavra da”, o que siginifica que é uma pequena porção do assunto e não o assunto todo. Palavra da sabedoria e palavra da ciência.

– aqui é um dom de fé especial.

DONS DE CURAR

– Normalmente Jesus curava as pessoas pela Palavra, pela oração e só em ultimo caso impondo as mãos. A nós foi dito para orarmos ungindo o doente com óleo de unção.

OPERAÇÃODE MILAGRES

– são dons extraordinários, incomuns. Como Jesus ressuscitando a Lázaro.

PROFECIA

– No capítulo 14 Paulo vai tratar exclusivamente sobre o dom de profecia e o de línguas. O dom de profecia é para edificar, exortar (animar, dar esperança) e consolar (orientar, aconselhar, dar animo).

DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

– é entender se provém de Deus, do homem ou de espíritos malignos. Eu explico essas três vozes da seguinte forma. Deus nunca vai nos mandar pecar, ou fazer algo contrário ao Evangelho. Se vem a idéia de ler a Bíblia, ir para a Igreja, ou ouvir um hino, é Deus. A nossa carne é preguiçosa e não quer fazer nada, nunca. O demônio nunca vai mandar você orar, ou ir para a Igreja. As vozes do demônio querem levar as pessoas ao pecado. Se vem idéias pecaminosas, então são espíritos malignos. O diabo só nos fala o que vai nos atrapalhar no futuro.

VARIEDADE DE LÍNGUAS

– as línguas sempre precisam ser interpretadas

INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

– Paulo vai nos ensinar mais pra frente (cap. 12) que as línguas servem para quem ora. As línguas edificam quem ora, nisso as línguas são pessoais. As línguas na Igreja só podem ser faladas por dois ou três, se houver quem a interprete. Aqui as línguas são coletivas. Com interpretação a língua vira profecia. Ou seja, o dom de línguas deve ser seguido com interpretação, sempre. Se você orar na sua casa, em particular, você deve procurar o dom de interpretação. O Espírito precisa revelar as línguas na sua mente. Em particular, é o Espírito orando em você e revelando algo pessoal para você, para a sua edificação. O dom de línguas é o Espírito Santo orando por você. A interpretação é para saber o que é que Ele está orando. Na Igreja o dom é uma revelação para a Igreja. Por isso que é necessário a interpretação de línguas, sempre.

Em Romanos 12, existe uma lista de dons que podem ser chamados de Dons de Deus, Dons da Graça e ainda Dons de Cristo. Lembra, dons são capacitações do Espírito para fazermos melhor a obra na Igreja. O dom é para quem recebe. E se existem dons, é para a Igreja usar quem tem os dons. Nós podemos fazer a obra na nossa força, ou na carne ou podemos fazer a obra na força do Espírito, usando as pessoas que foram capacitadas por Deus para fazerem a obra.

Por exemplo, todos podemos orar pelos doentes, mas existem alguns que tem o dom de cura. Todos podemos pregar a Palavra, mas existem os que tem o dom da Palavra. Todos podem falar em línguas, mas existem os que tem a interpretação de línguas.

O dom de línguas nos mostra a espiritualidade que não é espiritualidade. Paulo proibiu falar em línguas na Igreja e vemos todo mundo fazendo isso. Só podem falar dois ou três, quer dizer o uso é restringido na Igreja, e ainda assim se houver quem interprete, senão, não pode nem ao menos um falar.

E se o dom de línguas é o menor dos dons, sendo que ele pode virar profecia, se houver interprete, imagine o que não é alguém usado nos melhores dons, que são da Palavra.

Voltando a Judas, quando ele manda orar no Espírito significa orar em línguas e sempre orar em línguas requer interpretação. Devemos lembrar que o dom de línguas não é o sinal de que a pessoa é batizada no Espírito. O sinal do Batismo no Espírito é o Espírito. Pois a nem todos será dado o dom de línguas. O maior sinal que alguém foi batizado são os Frutos do Espírito. E ai entramos numa polêmica, pois tem um monte de gente que fala em línguas, mas não demonstram ter fruto algum. Alguns ainda manifestam claramente as obras da carne, as obras da velha natureza pecadora. Nem parecem que foram tocados e chamados à salvação. Falar em línguas não é prova de ser salvo. A prova se você é salvo é o Espírito em você.

Muitas Igrejas tem trocado o ensino pelo dom. Imagine que Deus capacitou na eternidade passada, algumas pessoas com diferentes dons e diferentes ministérios, para o bem da obra. Essas pessoas capacitadas com os dons, são escolhidos de Deus. Alguns tem o dom de poder e alguns tem dons ministeriais. É inegável a diferença entre alguém que tem o chamado pastoral e alguém que estudou para ser pastor. Uma coisa é ter o dom da Palavra, outra é alguém pregar. Se Deus escolheu alguns com dons de poder e outros com dons ministeriais, acredito eu que Deus sabe o que faz e escolheu a pessoas certas para a sua obra. Algumas pessoas foram capacitadas com o dom de Deus, escolhida a dedo pelo Espírito Santo e a gente acha, na nossa arrogância que sabe mais do que Deus.

MANTENHAM-SE NO AMOR

Mantenham-se no amor de Deus. Essa frase nos leva à Unidade da Trindade, que se encontra em 1 Coríntios 13.13. “Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com todos.” Em outras palavras Judas disse: Mantenham-se na Trindade.

Outra leitura de manter-se é a ideia de manutenção. Manutenção é arrumar o objeto, a coisa, ou a situação, conforme vai acontecendo. Conforme os dias vão passando, mantenha-se na fé. Lute pela sua fé. Mantenha-se lendo a Bíblia, orando no Espírito, congregando, tendo fé, até a a vinda do Senhor.

Amém. Fique na paz.

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 05/02/2018
Código do texto: T6245931
Classificação de conteúdo: seguro