RETIRANDO OS PÉS DO EGITO

A ingratidão humana, por vezes, ultrapassa qualquer barreira. É algo que ofendeu no passado e desperta a ira do Senhor, em qualquer tempo e espaço de nossa caminhada cristã, causando danos irreparáveis!

O povo hebreu, que Deus tirou do Egito, "com mão forte e braço estendido" , livrando-o da servidão, foi por Ele sustentado no deserto:

Eram roupas e sapatos que não envelheciam, cresciam na medida em que as crianças se desenvolviam; coluna de fogo para aquecer as geladas noites no deserto e nuvem para proteger o povo do escaldante calor diário. E as águas frescas que vertiam de rochas, sob o comando do Senhor!

Também como provisão de Deus, o maná dos céus, com que se faziam o sustento, tinha sabor insuperável, semelhante a bolo de mel, que não conheciam nesta terra!

Insatisfeita com a comida, gente entre o povo teve desejos de comer as comidas do Egito e provocavam o líder, Moisés:

"Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná” Números 11:4-6.

Pela incompreensão e desobediência, milhares pereceram no deserto, pelos mesmos motivos; também nós, cristãos, corremos sérios riscos, quando, retirando os pés da Rocha, resistimos em permanecer com eles fincados no Egito. E, assim, buscamos pelos prazeres da carne, supostamente abandonados, através de recriações que nos remontam ao passado.

O coração de considerável parte daquele povo rejeitou o sustento e o cuidado do Senhor, permanecendo na caminhada, de corpo presente, mas seus corações ficaram para trás, valorizando comidas, muitas das quais nem tinha acesso na terra de sua servidão! E se curvavam a deuses estranhos. Atos 7:39.

Aquele povo atravessou as águas do mar Vermelho rumo à libertação; nós, hoje, abandonando o passado de pecados, nos submergimos nas águas do batismo, para prosseguirmos, rumo à Pátria Celestial, no futuro. Igualmente fruto da misericórdia do Pai!

Mas, o que nos tem feito retornar, espiritual e fisicamente ao nosso Egito particular, indo após coisas e prazeres que nos remontam ao passado, que traziam sofrimentos e que nossa memória pervertida ludibria e teima em dizer que era bom? O que tem secado nossa alma de desgosto?

Fujamos do engano maligno, com vestes de inocência, que fatalmente nos fará tombar, durante a penosa caminhada, porém, onde, sem merecer, recebemos o melhor de nosso Deus!

Como aqueles hebreus foram impedidos de chegar ao descanso da terra prometida, cuidemos para perseverar nos caminhos de Cristo, alcançando o definitivo descanso nos céus! Hebreus 3:16-19; 4:11 e 9:25.

O velho homem, com suas velhas atitudes e escolhas precisa morrer, como uma semente, para renascer viva no Espírito, rumo à vida abundante, mesmo sob as intempéries e dificuldades, nos desertos desta vida!

Glórias ao Senhor!