MÊS DA E.B.D. E OS 163 ANOS DA ESCOLA BÍBLICA NO BRASIL.

Abril. Este mês que principia para o presente trimestre é o escolhido pelas igrejas batistas do Brasil para enfatizar, especialmente a Escola Bíblica Dominical. O abril deste ano ganha uma razão ainda mais especial para celebrarmos a EBD, pois comemoram-se neste 2018 os 163 anos da primeira Escola Dominical fundada em nosso país. A Escola Bíblica fundada em Petrópolis em 1855, é também a primeira de toda a América Latina.

Temos, portanto, muitas razões para agradecer a Deus a existência desta organização que tornou-se um distintivo das igrejas evangélicas, principalmente as chamadas igrejas históricas (congregacionais, batistas, presbiterianas, metodistas, luteranas, também a Assembleia de Deus, que é parte do grupo chamado pentecostalismo clássico).

A EBD é prova da importância que as igrejas evangélicas dão ao estudo da Palavra de Deus. Dentre estas destacamos as igrejas batistas que possuem o mais antigo, sistemático e continuado programa de estudo da Bíblia no Brasil. Antes mesmo da fundação da antiga JUERP- Junta de Educação Religiosa e Publicações -na primeira assembleia da Convenção Batista Brasileira, em 1907, já existia um programa de estudo da Bíblia criado pelos primeiros missionários. A EBD tem 163 anos no Brasil e o primeiro programa curricular dos batistas, tem pelo menos 111 anos. Isso comprova a seriedade com que é tratado o estudo sistemático da Palavra de Deus para a formação bíblica, desde os bebês até os anciãos, passando por juniores, adolescentes, jovens e adultos.

Há quanto tempo você e os membros da sua família são alunos da EBD? Quem foi a última pessoa que convenceu a se tornar aluno desta escola que educa para esta vida e para eternidade? A EBD vai continuar crescendo, melhorando e tornando-se cada vez mais imprescindível na formação bíblica, na edificação da igreja e no anúncio da mensagem bíblica que pode salvar integralmente o mundo à medida que trabalharmos juntos: alunos, professores, diretores, ministros de educação, pastores, redatores, redatores, escritores e toda a estrutura de produção de materiais pedagógicos para tal fim.

Deus nos ajude a construir uma Escola Bíblica cada vez melhor, aprimorando estruturas, currículos, estratégias, para que os objetivos de formação, a partir da Palavra de Deus, sejam alcançados.

-Pastor Clemir Fernandes Silva

(Com adaptações.)

Pastor Clemir Fernandes Silva
Enviado por Gabriel Eleodoro em 03/05/2018
Código do texto: T6326023
Classificação de conteúdo: seguro