QUANDO A IGREJA SE SABOTA

Com o tempo fui notando que existem pessoas que se sabotam. Eu conheço gente que trabalha de pedreiro. Essa pessoa fica um período do ano sem emprego, sem fazer nada, sem dinheiro, passando necessidades, ai ora e ora e ora e Deus abre as portas, ele pega uma casa para reformar e ganha um bom dinheiro, ai fica em casa meses, até acabar todo o dinheiro. Mesmo aparecendo outra obra, ele não vai, enquanto o dinheiro não acabar e quando acaba, ele ora e ora e um dia Deus abre as portas, e fica nesse ciclo interminável.

Eu conheço homens e mulheres, pregadores e pregadoras, que se sabotam. Vai para uma Igreja, Deus começa a usar a pessoa e ela sozinha começa a fazer coisas erradas como se não acredita-se que está sendo usada por Deus num nível tão alto e tão bom. Ai ela começa a arrumar problemas na Igreja, e alguns até acabam pecando um pecado claro, para todos verem. A ideia é essa mesma, todos verem. Ela pode não saber, mas está sendo vítima de auto sabotagem. Ela mesma está se sabotando.

Mas eu conheço também Igrejas que se sabotam. Existem Igrejas que tem a síndrome de serem pequenas, mesmo tendo espaço e gente para fazer crescer. Essas são Igrejas que não acreditam no potencial que Deus lhe deu e que o Evangelho, se feito direito, vai atrair multidões. Existem Igrejas com espaço físico grande, em seu ambiente, que agem como uma Igreja pequena, que quer ficar menor a cada dia. Assim como existem Igrejas pequenas que tem atitudes de gente grande.

A palavra “sabotar” significa danificar ou prejudicar, propositalmente. O sabotador pode ser o espião da empresa alheia, ou do país alheio que infiltra-se para estragar alguma coisa que a empresa citada ou o país esteja fazendo. Dizendo-se amigo, sabota a empresa ou o país, danificando, quebrando, dando informações falsas, dificultando ao máximo, que dê certo.

SABOTANDO AS FINANÇAS

Uma sabotagem que vejo muitos fazerem a respeito do dinheiro é que pegam como norma de vida a passagem onde Jesus diz que devemos amar a Deus ou a Mamom (Mateus 6.24). Mamom aqui quer dizer dinheiro, mas da forma que Jesus descreveu, notamos que Mamom é um demônio forte, ou uma potestade maligna. É claro o ensino de Jesus: devemos amar a Deus e não à potestade dinheiro. Porém essa passagem não deveria ser usada para desanimar a todos os cristãos de ganharem dinheiro. A Bíblia fala demais de ser próspero, em todo o Antigo Testamento, e em muitas passagens do Novo, sendo que um terço das parábolas de Jesus trataram de dinheiro e ainda assim tudo rui por terra com um único versículo que usando-o, muitos anulam todo o restante da Bíblia que diz que seremos prósperos. É mais fácil acreditar no versículo negativo, do que nos outros positivos, o que também justifica os incapazes, e ai multidões de cristãos não conseguem ganhar dinheiro, pois quando o fazem, se sabotam de propósito - ou não. Está interiorizado em muitos cristãos que ser cristão é ser pobre e coitado e ai não ganha dinheiro, não sabe ganhar, ou se recusa a ganhar, e quando ganha é como se estivesse cometendo um pecado.

O exemplo do irmão que trabalha e ganha um bom dinheiro durante pouco tempo do ano e para de trabalhar até que o dinheiro todo acabe e ele esteja na penúria para voltar a trabalhar, é real. Esse irmão existe. Assim como irmãos assim existem.

Eu conheço mais de uma pessoa que não consegue crescer no ministério que arrumam um jeito de se sabotar e cair, ou fazer algo que irá depor contra si e ela se desqualifica sozinha para a obra. Existem casos que nem precisa de demônio nenhum lutar contra ela, pois ela luta contra si mesma.

A desqualificação mais rápida é o pecado. Mas existem outras desqualificações mais sutis, como é o caso de Igrejas que se sabotam, para não crescer. Não chegam a cometer pecado, mas não permitem a Igreja crescer.

IGREJAS QUE PEDEM OBREIROS E NÃO OS USA

Tenho visto e ouvido muito, nesses quase trinta anos de ministério cristão, as Igrejas orando, pedindo obreiros. Mas eu tenho visto Deus trazer os obreiros, mas a Igreja não usar o que Deus manda. E as razões porque a Igreja não usa o obreiro são muito claras, mas algumas Igrejas se negam a entender o que Deus está fazendo.

Se a Igreja está orando pedindo obreiros, é porque de alguma maneira sabe que precisa mudar alguma coisa e que os que tem não estão dando conta do recado. De alguma maneira o que se tem está aquém do esperado – mas eu diria que isso não é verdade. Ai Deus manda alguém de fora, um irmão, ou uma irmã, que se sabe que vai mudar tudo e a Igreja fica com medo do irmão, ou da irmã que vai mudar tudo e barra o trabalho do irmão, ou da irmã. A Igreja pediu a Deus o obreiro, Deus mandou o que estava disponível e a Igreja não usa o que Deus mandou. Logicamente Deus vai pegar esse obreiro, ou obreira e mandar para outro lugar, cobrir outra frente, já que a Igreja que orou não o usou, ou não a usou.

O novo obreiro mandado por Deus está ali para mostrar o que não está certo e corrigir o que falta para a Igreja fluir melhor, mas tenho ouvido alguns dizerem que a fala do que veio é diferente e sendo diferente a gente não aceita. Presta atenção, se era para ser igual, para que vocês oraram para Deus mandar um obreiro? Se é pra tudo ficar do mesmo jeito, nem é preciso orar, mas se você é sincero consigo mesmo e quer mudanças, então precisa ouvir o que Deus tem para dizer na voz desses novos obreiros que tem chegado.

A IGREJA NÃO ESTÁ ACEITANDO O SEU MINISTÉRIO, FICA EM PAZ

Sobre o obreiro que foi mandado para ajudar uma Igreja e você sabe que tem potencial para isso e a Igreja não o está usando, não fique triste. O importante é você saber que você está onde Deus queria que você estivesse, se não o estão usando, eles vão ter que dar conta, não você. A esses muitos obreiros que só querem fazer a obra, mas estão sendo impedidos, fique em paz e não force a barra. Vá orando a Deus, para Ele te colocar num lugar onde você caiba. Fique em paz. A obra não deve ser forçada, ou ela é livre, ou ela não é. Não fique implorando oportunidade, ore a Deus e peça a Ele. Se falando com Deus a Igreja ainda assim não lhe der a oportunidade, é porque não querem dar. É muito simples. Se você orar a Deus e a direção da Igreja, ou as pessoas competentes, não lhe derem a oportunidade que você quer de trabalhar na Igreja, eles não estão rejeitando a princípio você, mas a Deus. E se não estão ouvindo Deus, acha que ouvirão você? Então fique em paz. Ore e fique em paz.

IGREJA USE OS OBREIROS QUE TEM

Mas, na maioria do tempo as Igrejas não precisam pedir obreiros, eles já tem, só que não usam o que tem. A ideia de qualificar um obreiro é mandar para longe. Explico. Algumas Igrejas ao pensar em qualificar o obreiro o mandam para algum seminário teológico em outra Igreja, ao invés de explicar o que desejaria que a Igreja estivesse fazendo localmente.

Ai, a meu ver, entra o papel do líder, ou do pastor. O líder de um ministério, ou o pastor, deve ensinar seus comandados o que devem fazer. Ninguém vai adivinhar o que se requer, se o líder não dizer. Mas mesmo esse dizer, não é qualquer coisa, mas é usar os parâmetros que a Bíblia já nos deu: fazer díscipulos, ganhar almas, doutriná-las, batizá-las, fazer com que o dom de cada um aflore e depois de tudo isso, conseguir com que elas fiquem no ministério.

Muitos líderes ficam desanimados porque evangelizam, ganham a alma para Jesus, o irmão vem com a família, começa a demonstrar alguma aptidão, um dom ou ministério e depois de tudo feito, vai embora. Deveria haver uma reflexão séria então, porque ele foi embora. Que motivos o fizeram deixar a Igreja onde nasceu? Com certeza ele viu algo que não gostou. Mas o quê?

IGREJAS QUE SE SABOTAM

Eu tenho visto muitas Igrejas com potencial, mas que se sabotam de tal forma, consciente, ou inconscientemente, que vão paulatinamente, repetidamente, afundando a obra e aparentemente nem se dão conta disso. Uma pretensa humildade permeia essas Igrejas, que tem a ilusão errônea que sendo coitadinhos são mais preferíveis a Deus do que uma Igreja que tem muita gente e um dizimo forte.

Eu já falei isso antes, mais de uma vez, mas aprende ai – vai doer, eu já estou avisando -, ninguém investe dinheiro no que sabe que não está funcionando. Algumas pessoas agem cegamente e se mandar pular da ponte está pulando, outras não, refletem sobre tudo. Em sã consciência ninguém investe no que sabe que não está bom. É o mesmo que jogar dinheiro fora. Porque tantas Igrejas tem tão pouco dizimo? Algumas Igrejas estão lotadas, mas o dizimo é ridículo. Isso deveria falar alguma coisa. Igreja, você precisa melhorar. Alguma coisa não está boa e o povo sente isso. Quando o povo gostar do que está vendo eles vão investir. Outra coisa é que as pessoas querem trabalhar na obra e se a Igreja fica só no grupinho, no final das contas o que vai sobrar é só o grupinho, as multidões não virão e se virem, não ficarão.

IGREJA SEJA BÍBLICA E VOCÊ VAI PROSPERAR

Se a Igreja só fazer o que a Bíblia manda, a coisa toda seria muito diferente. Imagina uma Igreja onde os pregadores orassem antes de pregar e só pregassem o que Deus manda, e não o que acha que tem que falar para a Igreja, ou o esboço achado na Internet. Imagina se a Igreja aprendesse a dar oportunidade para os que tem o dom da Palavra, da Cura, do Louvor e não o amigo que não prega, não canta, não nada. Imagina se a Igreja usasse os que têm o dom de Evangelismo, os Profetas, os Mestres, os verdadeiros Pastores, não os fabricados em fábricas de pastores, que são alguns seminários teológicos, que até podem formar o camarada: “Mas que ele não tem o dom, ah, isso ele não tem”. Imagina se só falassem em línguas na Igreja os que tem a Interpretação. Imagina se a falsidade saísse do nosso meio e o amor fosse a tônica. A Igreja de um dia para o outro estaria estrumbando de gente. Uma Igreja dessas terá gente saindo pelo ladrão. Multidões viriam ouvir uma Palavra direcionada por Deus, receber uma oração de cura, ou um abraço de amor.

A impressão que eu tenho, é que as Igrejas tem medo de multidões e se esmeram a dar a oportunidade para o pior pregador da noite, o pior cantor, os mais sem ideia são os líderes, os mais incapazes são os que estão à frente. Ter um diploma não o qualifica a ter um ministério reconhecido no Céu e no Inferno. Como a Bíblia diz: “Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? " Atos 19:15

IGREJAS COM ATITUDES DE VENCEDORA

Por outro lado tenho visto Igrejas com atitudes de vencedora. Uma dessas Igrejas é uma pequena Igreja – não por muito tempo – que está no Horto Florestal, em São Paulo. O irmão diácono Paulo, pediu para abrir um ponto de pregação, ao seu pastor, longe da sua casa. Ele mora e congrega em Pirituba e abriu o ponto de pregação na distância de quase uma hora de distância. Não deixando de congregar na sua Igreja em Pirituba, agregou a Igreja no Horto Florestal. A obra começou a dar tão certo que o pastor de Pirituba cobrou para ir na sua Igreja no Horto. É isso mesmo, ele cobrou e a Igreja desmembrou. A Igreja do Horto é subcongregação da sede em Pirituba, mas já deu mais certo que a sede. As pessoas estão vindo aos montes. Eu já estive algumas vezes lá e vi as pessoas passando na porta e simplesmente entrando, sentando e assistindo o culto até o fim.

Existem alguns diferenciais nessa Igreja. A esposa do diácono não sabe cantar, mas canta para Deus, a gente sente isso e a Igreja recebe, enchendo-se do Espírito. O irmão não sabe pregar, mas o que fala é confirmado pelo Espírito, a gente sente Deus falando nessa Igreja.

O culto tem um diferencial que o Kenneth Hagin já tinha apontado, o culto deve ser na liberdade do Espírito. A gente sabe que vamos fazer um culto, mas a gente não sabe o que vem depois. É dado a oportunidade nos teros ”alguém quer falar alguma coisa”, além de “alguém – qualquer um – quer cantar um hino?”.

Durante um tempo o Kenneth Hagin, como disse num de seus livros, fazia cultos onde as pessoas oravam no inicio do culto e todos ficavam quietos. Quem sentisse de Deus para cantar, catava, quem sentisse uma palavra pregava. Essa radicalidade, apesar de bonitinha, não é bíblica, a Bíblia manda ter ordem no culto, ou ordenar o culto, quer dizer: uma coisa antes da outra coisa. A liturgia em muitas Igrejas é abrir o culto com uma oração, cantarem hinos, alguns avisos e o dizimo e encerrar com a palavra.

IGREJAS ENGESSADAS

As nossas Igrejas grandes, ou velha, ou de renome, estão engessadas a tal ponto que ficaram totalmente religiosas. Não se dá mais espaço para o Espírito Santo em lugar algum. A banda, ou o grupo de música canta e a gente não sente o Espírito Santo. O pregador prega e a gente não sente o Espírito Santo. Alguém ora e a gente não sente o Espírito Santo.

Nota-se, pela Igreja no Horto, que é preciso haver na Igreja a liberdade no Espírito. Queremos curas e milagres e conversões e não estão acontecendo.

Dia desses no Horto, uma pastora pentecostal estava pregando e uma senhora, passou em frente à Igreja e começou a chorar convulsivamente. Entrou, recebeu oração e o poder foi tanto que caiu na Igreja que a senhora falou em línguas e interpretou as línguas. Isso é ver Deus operar.

Sabe o que falta em nossas Igrejas? Deus.

Cuidado com cultos engessados, com palavras de pregação da Internet e não elaboradas em oração e lágrimas, com musicas bonitinhas, mas que não tenham o Espírito. A respeito da musica na Igreja elas tomam um terço do culto, mas na maioria do tempo parece que ninguém está prestando atenção nem no ritmo e nem na letra e tome qualquer coisa na Igreja.

APARENCIA DE ESTAR VIVA

Algumas Igrejas são grandes em tamanho, mas mesmo tendo aparência de quem vive, está morta, e nem sabe disso. A palavra não flui, a musica não flui, as pessoas estão apáticas, a oração não faz mais nada e ele não sabe o que está acontecendo. Curso de qualquer coisa, diploma de sei lá o quê, não é o mesmo que ter o dom de Deus. O diácono é mais pastor do que muita gente que tem um belo diploma de pastor na parede de sua casa. As pessoas que estão indo ali reconhecem o seu pastorado que é tão nítido que é inegável. Reconhecido pelo seu ministério, sendo sua esposa uma cantora de Jesus – não canta nada, mas quando canta o Espírito desce à Terra – as pessoas estão vindo aos montes cultuar.

IGREJA VOLTE AO PRIMEIRO AMOR

Só resta uma palavra para muitas Igrejas; Arrependa-se onde caiu e volte ao primeiro amor. Volte a cantar para Deus. Volte a fazer o seu esboço de pregação debaixo de oração, lágrimas e dependência de Deus. Volte à liberdade de quem manda no culto é Deus. Tenha coragem de perguntar se “alguém quer uma oportunidade”, qualquer um. Tenha coragem de dar oportunidade nos termos “alguém quer cantar um hino?” Tenha a imensa coragem de confiar cegamente em Deus e perguntar na hora da pregação “alguém quer trazer a palavra hoje?”.

Essas ideias radicais já são praticadas em outras Igrejas. As Igrejas Pentecostais em geral abrem a oportunidade para qualquer um trazer uma saudação ou cantar um hino. Qualquer hino, até os antigos da Harpa. A Igreja Congregação Cristã no Brasil em todo culto pergunta quem está com a Palavra e alguém se levanta e prega. A pergunta é: Eles estão diminuindo os seus membros ou estão crescendo? Estão crescendo, é só ir lá confirmar o que estou dizendo. Eles têm a coragem de confiar cegamente no Espírito Santo falar o que quiser falar e usar quem quiser. E nós, temos essa coragem?

Na Igreja Primitiva a coisa funcionava porque o Espírito fluía livremente e as pessoas não tinham medo umas das outras, mas sabiam que se alguém estava na Igreja, é porque é de Deus. Uma das piores sabotagens da Igreja é imaginar que o irmão, ou irmã que está no culto talvez não seja de Deus. É estranho orar por obreiros e quando eles vêm ter medo de usar o que Deus mandou. Então pra que pediu?

Igrejas, não orem mais pedindo obreiros, se vocês não usam nem o que tem. E se você tem medo de deixar o Espírito fluir, você está no ramo errado, vá arrumar outra coisa para fazer, não atrapalhe a obra, pois quem não ajuda, atrapalha.

Amém!

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 22/05/2018
Código do texto: T6343596
Classificação de conteúdo: seguro