Um equilíbrio que advém de Deus.

E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. (1Co 3:1). Aqui o apostolo Paulo disserta a respeito da diferença entre a pessoa espiritual (pneumatikos), e que portanto pode compreender as verdades espirituais, e aquela que que vê e entende as coisas somente de acordo com as suas emoções e seu aspecto material (psuchikos).

Aqui ele os chama sarkinoi. Não se tratava em realidade de uma recriminação: o ser humano é de carne (Matéria) e sendo assim sua tendência é de ser carnal (Materialista), mas não deve permanecer assim, eis a real mudança que deve acontecer no interior do ser humano. Uma pessoa somente espiritual está errada, tanto quanto uma pessoa materialista. Pois é o equilíbrio que nos torna seres humanos completos.

O ser humano desequilibrado demonstra isso no seu modo de agir com sua vida e conduta. A prova disso é seu espírito partidário, suas lutas, suas facções, suas divisões. Isto é muito revelador porque significa que podemos dizer qual é o nível do relacionamento de uma pessoa com Deus através de suas reações com seu próximo. Se uma pessoa vive a criar discórdias com seus amigos, se for brigona, competitiva, que leva tudo para um embate, que vê tudo com os olhos da malícia. Este pode até ser assíduo no frequentar à igreja, até poderá ter um cargo na igreja, mas não é uma pessoa de Deus. Porque lhe falta a visão espiritual da vida.

Mas se a pessoa busca arduamente ser é um com seu próximo, se suas relações com ele se distinguem pelo amor, pela unidade e pela concórdia, esse está a caminho de ser um com de Deus. Ou seja, quanto mais distante nos colocamos do próximo, mais distante estamos de Deus. Se nos separamos de outras pessoa nos separamos de Deus. Porque aquele ama e cuida de outrem, ama a Deus. E o Espirito de Deus habita nele, e o fruto do Espirito se faz presente em sua vida.

E neste equilíbrio entre espirito e matéria a criança se torna adulta e pode assumir a sua plenitude do ser, e o entendimento se faz claro que somos todos servos em Cristo. Até porque a humanidade pode fazer muitas coisas, mas ainda assim com toda ciência moderna não se pode criar vida. Ou seja aquele que planta e aquele que rega estão em um mesmo nível, nenhum pode considerar-se acima do outro, somos todos iguais numa obra que leva para vida. Sendo assim todo Cristão sempre deve lembrar que Deus pode usar instrumentos humanos para levar a humanidade sua mensagem de amor e verdade. E que somente Ele é Quem desperta os corações das pessoas a uma nova vida. Como só Ele criou o coração, só Ele pode recriá-lo.

Então que neste dia busquemos o equilíbrio entre o ser espiritual (pneumatikos) e o ser (psuchikos). E ao estender a mão ao próximo seja com a palavra ou com um de ajuda deixemo-nos ser guiados pelo amor e pelo Espirito Santo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/05/2018
Código do texto: T6345206
Classificação de conteúdo: seguro