Quem é cristão?

"Os homens esperavam um líder militar que proclamasse o Reino de Deus. Chega então Jesus de túnica e sandálias e explica que o Reino de Deus ou o 'Novo Testamento' significa: 'Deves amar o próximo como a ti mesmo'. Além disso, ele afirmou que devemos amar os nossos inimigos. Se nos dão uma bofetada, não devemos pagar na mesma moeda, mas apresentar a outra face.

E devemos perdoar - não sete vezes, mas setenta vezes sete. Durante a sua vida, Jesus mostrou que não desdenhava falar com prostitutas, publicanos corruptos e indivíduos politicamente subversivos.

Mas ele ainda vai mais longe: afirma que um filho que dissipou toda a herança - ou um publicano corrupto que extraviou dinheiro - é perante Deus justo desde que se dirija a Ele e peça perdão, porque tal é a generosidade de Deus na Sua graça.

Mas ele vai ainda mais longe - e agora tens de te segurar: Jesus dizia que esses 'pecadores' eram perante Deus mais justos -, e mereciam preferencialmente o seu perdão - do que aqueles que se orgulhavam da sua própria virtude.

Jesus insistia que nenhum homem pode julgar por si se é digno do perdão de Deus. Não nos podemos salvar a nós mesmos.

... Ele quer também mostrar que nenhum homem é justo perante Deus."

Trechos do livro "O Mundo de Sofia: uma aventura na filosofia", de Jostein Gaarder. Esse livro pode ser encontrado gratuitamente na internet. Para mim, é um dos melhores livros de Filosofia. Ele apresenta os principais filósofos da história e suas filosofias, além de falar sobre mito, religião. O apóstolo Paulo também é apresentado nessa obra.

Mas, faço a pergunta: quem é cristão? Existem cristãos, mas nem todos aqueles que se declaram cristãos o são de verdade. Muitos se consideram corretos, justos, íntegros, melhores do que as demais pessoas. Muitos se recusam a conversar com "os errados". Muitos julgam quem errou muito, mas melhorou. A Bíblia, no Antigo Testamento, pede que a gente não critique o homem que se converteu; pede que a gente não queira a morte de ninguém, porque Deus não se alegra com a morte de ninguém. A Bíblia diz que Deus faz chover sobre justos e injustos. Jesus disse que não veio para os santos, mas para os pecadores; não veio para os sadios, mas para os doentes; não veio para os corretos, mas para os errados.

Quem conhece, de fato, a Bíblia? Quem conhece a Bíblia, declara-se cristão e é sincero jamais será a favor da pena de morte; jamais se colocará numa posição de superioridade, de melhor do que outras pessoas; jamais se reconhecerá na condição de julgar e condenar alguém. Será crítico, mas analisará a sua crítica e não fará dela uma verdade única; não se negará a conversar com ninguém.

Jesus é surpreendente! Conheça o homem Jesus!

P.S.: Conheça Jesus, o Filho de Deus. Ele veio para todos os homens da face da Terra. O seu amor é para todos nós. O seu projeto é de felicidade para todos os seres humanos. Ele veio para que todos tenhamos vida, e a tenhamos em abundância. A sua mensagem é superior a toda a Filosofia. O seu exemplo de vida é o modelo, o padrão, o arquétipo. Segundo a minha fé, Jesus é Deus.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/06/2018
Reeditado em 16/06/2018
Código do texto: T6365724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.