O milagre é uma questão de atitude

Lc 8:43-48 (NVI(Br))

43 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la. 44 Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia. 45 "Quem tocou em mim? ", perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime". 46 Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder". 47 Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. 48 Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz".

O texto é sobre a mulher do fluxo de sangue. Doze anos vivendo essa enfermidade. Toda uma história vítima da religiosidade da época, da ignorância de alguns que manipulavam a lei, mas ela tomou uma decisão: mudar a sua história a partir da presença de Jesus onde ela estava.

A aparição dessa mulher (que não sabemos o nome) se dá no meio do caminho quando Cristo estava a caminho da casa de Jairo, chefe da sinagoga, que clamava ao Mestre pela sua filha de 12 anos que estava muito doente. Era a chance dela. Apesar da dor e da angústia do outro.

A multidão aperta Jesus. Todos queriam ver o que chamavam de Messias. Pelos milagres que operava e pela autoridade pela qual ensinava. Enfim, os judeus viam o prometido, a profecia se cumprindo. Aquele que viria ao mundo para dividir a história. E essa mulher vê a oportunidade diante dos seus olhos. Importante ressaltar que ela tinha gasto tudo pela cura e não tinha alcançado a graça de ser limpa. Em cima disso, podemos aprender algumas coisas com ela.

1 – O milagre começa na atitude (v.44)

Quando ela decide se aproximar de Cristo, tocar em Jesus, mesmo que não estivesse se dirigido a ela. Ela se programa para no momento certo (segundo ela) tocar no Mestre, pensando que Ele talvez não percebesse. Ela o toca na orla. A orla era na realidade uma borla que os rabis usavam em suas vestes. O manto era um pedaço grande e quadrado de lã pesada, drapejado sobre as costas da pessoa de tal maneira que a borla de um dos cantos caía entre os seus ombros. No meio da multidão a mulher aproximou-se de Jesus pelas costas e tocou a borla (Moody).

2 – O toque é diferente. (v. 45-46)

A multidão aperta Jesus e ele pergunta “quem me tocou?”. Uma pergunta tola vista pelos seus discípulos ali a sua volta. Mas o momento foi muito mais profundo. Saiu poder de Jesus, porque o toque foi diferente. Foi um toque em meio a multidão, chegou por trás dele, como se não pudesse ser vista ou sentida e encosta nele. O toque é diferente. Sai poder de Jesus. O toque é de alguém que está ardendo em fé, em ousadia, que toma uma atitude para mudar a sua vida. Era a sua única oportunidade. Para alcançarmos o milagre, precisamos fazer algo que não fazemos. É necessário agir como nunca agimos. Uma noite inteira de oração, uma oferta que nunca demos, um tempo a sós com Deus que nunca tivemos. Um evangelismo que nunca fizemos. Um discipulado que nunca realizamos. Enfim, a fé precisa ser concreta, precisa de atitudes diferentes.

3 – Não tenha medo da reação de Jesus (v. 47-48)

Depois que Jesus expõe o poder que saiu de si, a mulher se apresenta como aquela que o tinha tocado. Com medo, tremendo, mas curada. Talvez ela tenha pensado que Jesus ia brigar com ela pelo fato dela não ter pedido pra ser curada. Ou que Jesus jamais poderia tocá-la “sem que ele soubesse”, já que o toque foi por detrás dEle. Mas Jesus trás em sua resposta alívio e confiança renovada para que ela recomeçasse sua vida. Em muitas vezes não tocamos nas vestes de Jesus, não fazemos algo diferente para Cristo porque pensamos que Jesus ficaria “chateado” com a nossa adoração extravagante, com a nossa postura de fé.

Conclusão – A palavra do Mestre para aquele momento. A fé dela tinha curado. A atitude de crer e tocar em Jesus, ou seja, dá ares concretos a sua crença, recebe o carinho e a confiança reforçada na caminhada. Deus jamais rejeitará atitudes fora dos padrões. Deus jamais dirá não a uma manifestação de fé. O milagre que você precisa pode estar na atitude que você ainda não tomou. Graça e Paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 28/06/2018
Código do texto: T6376238
Classificação de conteúdo: seguro