MARIA, VAI COM AS OUTRAS? - PV 4.26

"Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados" - PV 4.26

.......

Todo conselho e todas as amizades são bem-vindas, nenhuma delas devem ser desperdiçadas, todas, inclusive, devem ser bem cultivadas, para que não se perca. No entanto, o que parece um bom conselho pode não ser, o que parece uma boa amizade pode não corresponder, pois se todas fossem boas e perfeitas, Salomão não teria nos alertado dizendo: "Ponderá a vereda de teus pés...".

É engraçado, porque o conselho NÃO é para você verificar o que o outro está dizendo ou fazendo, mas para você avaliar os conselhos que você tem recebido e aproveitar para examinar as suas amizades. O conselho do rei Salomão é para que você julgue, examine e avalie os seus pés, ou seja, por onde eles estão andando e se o terreno é bom - "Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente para ti" - Pv 4.25.

Um alerta, pois parece que o ser humano tem uma fixação pelo que o outro faz. Ao deixar de olhar para si, ele deixa de se ver, enquanto a ordem de Salomão é clara - "...olhem diretamente para ti" -, esqueça os que estão ao teu lado, foque em você, veja se você está percorrendo os caminhos corretos.

Uma avaliação difícil de ser realizada, por isso constantemente percebemos e vemos pessoas se declinando e enfiando os seus pés na lama. Pois, elas não conseguem ver o mal que estão fazendo a si próprio, mas veem maldade em tudo, são pessoas que não conseguem mais receber conselhos, vivem preocupadas não consigo mesmos, mas com a vida do outro. Não sabem o que é guardar o seu coração das coisas, sua boca até manifesta bons conselhos, às vezes, mas suas palavras, demonstram ciúmes, soberba, arrogância e altivez.

Quantos estão vivendo sem saber em que estão tropeçando? Quantos vivendo com os seus pés embaraçados? Quantos já nem conseguem mais correr? Quantos já tropeçaram, caíram e levantaram novamente? São homens teimosos, estúpidos e ignorantes.

Maria, vai com as outras? Porque, se Deus é Senhor, se Ele reina, se Ele vive e não há outro deus, então, para Ele não existe desafiante e nem alguém que acredite poder ser um oponente a altura. Ou seja, NEle está todo o poder! A Ele é devida toda Honra, Glória e Louvor. E os outros ou as outras?

Não saberia dizer o que foi atribuído aos outros, mas descobri com Salomão que nEle também está toda a sabedoria deste mundo, por isso ele disse: "Adquire a sabedoria, adquira a inteligência...Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a e ela te conservará" - Pv 4.6,7. Que o Senhor nos ajude Maria, pois vivemos dias de total desamparo, pobreza e miséria. Além de um isolamento profundo da sabedoria e do conhecimento do Senhor.

...

"Minhas palavras, meu púlpito"