ELE FAZ O QUE ELE QUER!

“...o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz” – Sl 115.3

.......

Uma das coisas mais preocupantes no século XXI dentro das igrejas, é ver as pessoas pensando que podem dar ordem a Deus. Com frases do tipo: Eu ordeno; Deus vai te exaltar; É só vitória; Tome posse, e etc. Eles vão falando para todos os que encontram na rua, e pregando nos púlpitos onde tem oportunidade. E, é claro, o povo vai dando: Glória a Deus! Afinal quem não quer ser exaltado, e receber a vitória. Mas, assim como há muitas frases que nos beneficiam também há aquelas que nos confrontam, que nos balançam, e nos tiram do lugar, pois nos mostram justamente quem é Deus, e quem somos nós. Como: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória”; “Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas”.

Por vezes, empreendemos valores as frases que somente nos exaltam, e nos beneficiam. Parecendo que a nossa intenção é a de tirar de Deus aquilo que pertence a Ele. O resultado pode não aparecer, e você pode ordenar e nada acontecer; você pode dizer que Deus vai te exaltar, mas você já vem sendo humilhado a bastante tempo; você pode até declarar “só vitória”, e está passando pelo vale. Essas frases são instigantes, porém só mostram que o que estamos procurando está em Deus, e para encontrar e que para encontrar nós precisaremos nos humilhar, em vez de ordenar; submeter-se, em vez de querer ser exaltado; passar pelo deserto e vencer lutas, para depois obter vitória; trabalhar, orar, e jejuar para depois tomar posse.

“...o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz”. Nesse sentido, o que percebemos é que Deus faz o que lhe agrada, satisfaz, e alegra. Ele não faz nada que venha agradar o nosso ego. A ideia do salmista é a de nos mostrar que Deus existe, e que cuida de nós.

Essas circunstâncias encontradas na bíblia onde nos vemos sendo confrontados, não são uma casualidade, porque depois de tudo ele vai dizer: “O Senhor, que se lembrou de nós, abençoará...abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes” – V12,13. Deus deseja trabalhar em nós conceitos e idéias que nos fazem cada vez mais exaltá-lo. Todas as ocasiões de luta nos levam a um plano de humilhação, por isso como poderíamos nós ordenar alguma coisa ao criador? – “Os mortos não louvam ao Senhor...mas nós bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor!”.

...........

“Minhas palavras, meu púlpito”