A DANÇA E A MUSICA TEM QUE CONVERSAR ENTRE SI

Recentemente eu escrevi um texto, onde falava que o Ministério de Musica ocupa um terço, ou mais, do culto. O assunto não foi embora num único texto. O que aconteceu é que abre-se a visão para outras situações, como a da Dança e da Musica, que tem que conversarem entre si.

O Ministério da Dança, apesar de ser um ministério completo em si mesmo, ainda assim é dependente de perto do Ministério de Musica. A dança não existe sem musica, mas a musica existe sem dança.

Na Igreja onde estou servindo a Deus atualmente, as meninas dançam no domingo e nem todo domingo. Eu não conheço nada de dança e nem de musica, mas olhando de longe – e o meu pastor concorda comigo – que dança nos parece repetição de movimentos. Dançar é treinar e treinar e treinar – imagino eu. Com o tempo tanto treino fica meio automático e menos engessado, fluindo naturalmente.

A musica, ou o Ministério de Musica, chega, escolhe uma musica e sai tocando e cantando. Por isso escolhem na hora os hinos, ou alguns minutos antes do inicio do culto. E ai a dança, que não ensaiou junto com a musica fica meio perdida. Não estão conversando corretamente.

A musica precisa entender a relação de dependência que a dança tem e precisa ensaiar junto com a dança, hinos previamente escolhidos. Não dá pra dançar sem ensaiar, ou até dá, mas sai algo meia boca. Por outro lado a musica também precisa ensaiar juntos, não parece muito correto só ensaiar minutos antes do culto iniciar.

O grande problema, como sempre, é o costume de se fazer do jeito que se faz. Acostumou-se do seu jeito, da sua maneira de fazer Igreja e mudar isso vai doer em alguém – alguém vai reclamar, com certeza.

Com o pretexto de que escolhendo hinos antecipadamente a coisa fique religiosa, peca-se em trazer um animal impuro a Deus. “Quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é errado? E quando ofereceis animais aleijados ou doentes, isso também não é errado? Ora, vai e apresenta-os ao vosso governador humano. Será que ele ficará feliz com tal presente? Ele terá satisfação em atendê-los?” Questiona o Eterno Todo-Poderoso.” Malaquias 1.8.

Um exemplo inesquecível é o da Igreja Assembléia de Deus do Jardim Carumbé, que ensaiava aos sábados. Não sei se ainda fazem igual, mas naquele tempo, a mais de vinte anos, eles ensaiavam no sábado e quando achavam que estava bom, cantavam e tocavam o seu hino ensaiado para Deus, com a Igreja vazia, só os musicos e cantores. Sabendo fazer melhor, fazer menos do que isso beira a pecado. Pode não ser pecado, mas é um erro.

O Ministério de Musica é mais forte do que o Ministério de Dança? Então a Bíblia tem uma Palavra para vocês: “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: "Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim". Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15:1-6

O forte, tem que suportar as fraquezas do mais fraco. Se a Musica é forte e a Dança é fraca, dependente, da Musica, então a Musica tem que esperar o caminhar do mais fraco.

O caminhar do mais fraco fala do caminhar das ovelhas. A Igreja não caminha por causa do mais rápido, do que sabe mais, do pastor, ou do pregador, mas o rebanho caminha conforme a mais velhinha, a mais fraca a doente, a mais necessitada e não a passos largos pela mais forte, com mais conhecimento, mais Teologia. O forte tem que entender que talvez ele tenha que dar a mão para a ovelhinha mais fraca e talvez abraça-la. Talvez ainda o fraco tenha que carregar no colo a ovelhinha mais fraca.

Por isso que dizermos que o Ministério de Musica tem que conversar com o Ministério de Dança, significa o Ministério de Musica amar, o Ministério de Dança, que é de perto tão necessitado da Musica.

Vocês que são fortes, suportem os mais fracos - ensaiem com as meninas da musica, ainda mais observando que as meninas são tão jovens e necessitadas do Ministério mais forte. Musica, ajude a Dança, converse com elas, interaja com elas, abrace o Ministério de Dança. A Igreja agradece e Jesus vai ficar feliz com isso.

Amém

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 08/08/2018
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T6413462
Classificação de conteúdo: seguro