Deixando a luz de Cristo iluminar a nossa vida.

Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Efe 5:13,14). Paulo via a vida guiada pelo mundo comum como uma vida em trevas. Omo se apessoa vivesse tateando tudo e a todos com os seus desejos egoístas e ideais efêmeros. E a vida guiada pelo amor de Cristo como uma vida na luz, mas uma luz que serve num serviço que guia a outros para luz. Paulo aqui descreve alguns itens sobre a luz que Cristo trouxe ao mundo.

1 – A luz produz bons frutos: bondade, justiça e verdade. A bondade (agathesyne) é a certa generosidade do espírito, que é capaz de entender o defeito alheio e respeitá-lo. Com respeito à justiça (dikalosyne) os próprios gregos a definiam como “dar aos homens e a Deus o que lhes é devido”, ou seja, o respeito e o amor. No Novo Testamento, a palavra do grego koiné (aletheia) que é traduzida por verdade, não significa simplesmente algo intelectual que se tem que captar com a mente. A verdade é moral e ativo; não só é algo que se conhece, mas também que se faz. A luz de Cristo nos torna cidadãos proveitosos e úteis para as pessoas, seres e para o planeta; faz-nos homens e mulheres prontos a servir ao próximo, e este serviço jamais deve almejar fama ou reconhecimento para que não sejamos uteis a nós mesmos, ou seja, imuteis; faz-nos fortes para realizar o que sabemos ser verdade.

2 – A luz de Cristo ilumina o nosso interior mostrando-nos o que há de bom ou mau dentro de nós. E quando nos autoconhecemos podemos ter autocontrole e somos capacitados a praticar o amor. Eis a maneira mais segura de limpar o profundo de nosso próprio coração e as práticas da sociedade em que estamos envoltos é expô-los à luz de Cristo. Que tudo muda limpando do pecado e vivificando a luz do gracioso amor.

3 – A luz possui por si mesmo uma qualidade purificadora. Hoje sabemos que muitas enfermidades foram eliminadas simplesmente deixando entrar a luz do Sol; sabemos que os raios do Sol na medida certa traz saúde. A luz de Cristo é algo ainda mais forte, porque traz saúde e vida para o ser humano como todo. Fortalecendo o espírito, limpando a alma dos entulhos do egoismo e vivificando o corpo. Jamais devemos pensar que a luz de Cristo é cruel e condenatória, pois ela é em suma salutífera. E o que está exposto à luz de Cristo não só é iluminado, mas também purificado em vida e para uma vida além da vida.

Paulo termina esta passagem com uma citação poética: Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.(Efe 5:14). Eis o mais belo convite para que nos levantemos dentre as mortíferas coisas do mundo egoísta, para luz do amor de Cristo que nos limpa e nos capacita a amar e a servir em amor e verdade. Ah! Como será lindo o mundo quando em nosso interior reinar o amor, e já não haver os duros sentimentos que nos leva ao desamor. E a grande beleza é que nesta batalha da limpeza interior não estamos sós porque temos o Senhor como ajudador: E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. (Hebreus 13:6). Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/08/2018
Código do texto: T6418854
Classificação de conteúdo: seguro