Maturidade

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. (1 Coríntios 13.11)

“A maturidade é alcançada quando uma pessoa adia prazeres imediatos por valores em longo prazo.”

-Joshua L. Liebman-

Segundo o site dicio.com.br, maturidade, entre outros conceitos, fala de completo desenvolvimento. Precisamos levar em consideração que ninguém, por mais maduro que esteja, está completo. A vida é um eterno aprendizado e a maturidade tem muito a ver com isso. Se permitir aprender todos os dias. Sempre buscar algo novo, nunca acreditar que sabe de tudo.

Se há uma coisa nessa tal maturidade que engana a muitos é quando ela está totalmente relacionada com a idade. Já foi tempo. Há jovens maduros para a sua fase da vida e existem adultos extremamente imaturos, beirando a infantilidade.

Meu trabalho é com crianças, adolescentes e jovens até 18, 19 anos e se percebe claramente quais são os que emocionalmente estão preparados para viver uma vida acima. Outros, também, é claro, são corretos e equilibrados de acordo com sua idade e maturação. Entretanto existe um grupo que está longe de ter compatibilidade entre a sua idade mental e a sua idade física.

Talvez, você se pergunte: Isso é ruim? Na verdade todas as situações tem seu lado bom e ruim. Queimar etapas do seu desenvolvimento pode abrir feridas e traumas incuráveis durante o restante de sua vida. Em contrapartida, alguém que se demora a amadurecer pode ficar para trás no desenvolvimento do entorno da sua vida e até dele próprio. Devemos buscar sempre o equilíbrio em tudo. Há momentos em que se deve brincar, mas tem momentos de seriedade total e concentração absoluta no que está realizando. O mundo não tolera desaforos.

Não tenho dados estatísticos, mas percebe-se a “olho nu” que a imaturidade tem sido uma das causas principais por muito do caos que vivemos. Jovens, apesar dos 18 anos, que não tem a mínima condição de guiar um carro pelos trânsitos das nossas cidades. Adolescentes que até já sabem sobre sexo, porém não tem a mínima habilidade no que tange a relacionamentos e suas armadilhas.

Um dos grandes inimigos é a pressa. Pressa de crescer rápido, de se achar totalmente capaz de tomar decisões e aguentar as consequências delas (talvez o maior desafio). Pressa de se relacionar com o sexo oposto, com o outro, com a educação e formação do outro. Pressa para se descobrir e também ao mundo. Infelizmente as respostas não são tão agradáveis sempre. O fato é que a pressa por se inserir em um contexto acima do seu pode te levar a ruínas.

Não dá pra ser maduro do dia pra noite. O processo é longo, porém vale a pena.

Outro inimigo fortíssimo é a nossa educação ou a falta de (Sem generalizar, é claro). Muitos foram mal educados, na acepção da palavra. Não lhes foi passado valores, princípios ou regras. Tudo foi jogado, de uma hora para outra e a pessoa terá que se virar para agarrar tudo e poder colocar em ordem. Nesses casos, as feridas são iminentes. Aprende-se “apanhando” demais. Não sei se temos inteligência emocional para isso tudo.

Outro aspecto que prejudica esse processo de maturação é a soberba. Recusamos-nos a mudar. Sempre tem que ser o outro. Ninguém está certo. Só nós temos a verdade. Mesmo que incomode ou machuque, a palavra “mudança” está fora do nosso vocabulário, mas fazemos o impossível até para que esteja no texto do outro. Assumir o erro e consertar tudo é uma demonstração cabal de maturidade, de desenvolvimento emocional. Voltar atrás e rever a opinião são ações louváveis de quem quer continuar crescendo e aprendendo na vida.

Temos a oportunidade de crescer todos os dias. Temos a oportunidade de nos desenvolvermos todos os dias. Não aceite nunca ficar do jeito que está. Busque crescer, amadurecer para que você aproveite da melhor maneira possível todas as fases da sua vida. Que Deus te abençoe!

Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 16/08/2018
Código do texto: T6420982
Classificação de conteúdo: seguro