Estresse

Sl 37:4-7 (NVI(Br))

4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: 6 Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. 7 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.

A pressa é inimiga da perfeição, o estresse da razão.

(Francisca Carolini Pereira)

Como o ser humano, e em particular o brasileiro gosta de modismos. Somos apaixonados pelas roupas do momento e, por que não, das expressões do momento. Pegamos vários termos de outros idiomas e adaptamos pra nossa realidade, ocultamos palavras, investimos pesado nas gírias, enfim, somos um povo criativo.

Uma dessas modas de expressão se estabelece na palavra estresse. Alguns escrevem “stress” americanizado, mas dentro da realidade que quero falar, isso pouco importa. Porque além do termo ter se banalizado em nosso vocabulário, acabamos denominando todos os nossos distúrbios emocionais como estresse. Sem a mínima noção do que estamos falando.

Hoje tudo é estresse. Todos estão estressados sem ao menos checar o que seria estar estressado ou ser estressado, como queiram. Uma missão que temos nesse texto. Primeiro vamos ao conceito científico. O site infoescola.com.br trata o estresse da seguinte maneira:

- Quanto ao conceito: é uma resposta do organismo a qualquer esforço ou ação extrema como lutas, fugas, situações perigosas e outras ocasiões causadas ou não por doenças.

- Quanto aos sintomas: os pacientes apresentam dores de cabeça constantes, comprometimento da memória, dores musculares, gripes frequentes pela diminuição dos mecanismos de defesa do nosso corpo, a pressão arterial pode se alterar, doenças como diabetes, colesterol podem estar elevados em casos de estresse.

- Quanto à causa: mudanças na rotina e estilo de vida do indivíduo, problemas com a vida pessoal, no relacionamento, trabalho, sobrecarga, provas, tensões, falecimento de pessoas próximas levando a um choque emocional, prazos curtos para realizações de tarefas, privação de sono e repouso, problemas financeiros, isolamento, ou problemas sociais, troca de turnos no trabalho, doenças como depressão, ansiedade, lúpus, câncer, hipertensão, dependência de drogas como álcool, cigarro ou até mesmo o alto consumo de cafeína.

Quando você olha todo esse contexto por trás de uma palavra usada de maneira tão simplória e tão banal, que na verdade esconde uma série de problemas seríssimos que acarretam tratamentos médicos, psicológicos, com ingestão de medicamentos e etc.

O que intriga é o fato de que boa parte das pessoas diagnosticadas com estresse tem muita dificuldade de tratamento, por um simples motivo: Precisam MUDAR . Mudar suas rotinas, seus horários, seus hábitos, sua forma de olhar o mundo (...Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz [Mt 6.22b]), sua forma de tratar as pessoas, sejam eles desconhecidos e principalmente os de perto.

Caminhando um pouco por algumas das muitas redes sociais que existem, não é difícil achar gente que valoriza quem está longe da sua parentela e descarta absurdamente aqueles que estão ao seu redor. Tratam muito bem os de fora e são péssimos integrantes do núcleo familiar. São irresponsáveis, brigões, respondem com grosseria e indiferença a qualquer investida dos entes queridos.

Obviamente que não é uma tarefa fácil para ninguém que esteja passando por isso, não é esse o caso. O incômodo que me fez escrever esse texto é o fato de darmos pouquíssima importância a quem realmente sofre desse mal e valorizamos demais gente mimada, sem educação, imatura e arrogante. No máximo estão irritados por terem sido contrariados ou por não conseguirem seus objetivos, esgotadas todas as suas instâncias.

O estresse é grave e precisa ser tratado. Principalmente por aquele que pode todas as coisas: Jesus Cristo. Descansar o coração nos braços do Pai é a melhor saída para se enfrentar tantos desafios e tantos percalços pelo caminho. O salmista deixa claro em quem ele está descansando: em Deus. Sabendo que Ele agirá em seu favor.

Para aqueles que gostam de se fazer de vítima, é recomendável olhar para o lado, encher o peito de compaixão e ajudar aqueles que realmente necessitam de ajuda. Consciência nesse momento é fundamental.

É imprescindível nos achegarmos a Deus nesse mundo tão corrido. Separar um tempo precioso pra Ele e podermos assim derramar todas as nossas tribulações aos seus pés. Faça isso hoje mesmo. Deus te abençoe!

Graça e Paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 21/08/2018
Código do texto: T6426112
Classificação de conteúdo: seguro