Cuide de suas emoções

Provérbios 16.32

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.

Já falamos em outra oportunidade sobre a necessidade de se cuidar do coração. E voltamos ao assunto porque a cada dia que passa fica mais difícil ter e ver nas pessoas o controle emocional. Nesse momento que escrevo, estamos há poucos dias das eleições presidenciais e estaduais no seu segundo turno. E a polarização política só aumenta. E muitos, com ou sem razão, isso pouco importa agora, têm perdido “a linha”. Muitos trocam agressões verbais que dependendo de onde estiverem, podem resultar em agressões físicas e até mortes.

O descontrole emocional é uma arma poderosíssima do inimigo para a destruição do ser humano, da criatura de Deus. Ele tem várias estratégias e essa tem sido uma de suas mais fortes. Casais que se descontrolam em brigas e acabam em tragédias. Pais que se descontrolam e espancam filhos e até seus pais. Vizinhos descontrolados que transformam os lugares que moram em trincheiras e a rua em praça de guerra. Patrões humilhando empregados (tem o crime de assédio moral), funcionários que não se controlam e acabam falando demais, sendo demitidos até por justa causa. Nas escolas, os insultos a professores, à direção e coordenadores, entre alunos, enfim, uma série de situações que deixam explícito nossa fase descontrolada.

As circunstâncias também não nos dão folga. Como fatores externos podemos enumerar a falta de educação, de respeito e até de vergonha de alguns que acham que todos são trouxas e que eles são os suprassumos da esperteza, o estresse do trânsito, o país que rasteja em anos de corrupção, as noticias ruins, e por aí vai...

Como situações internas temos a nossa soberba, teimosia, nossos desvios de caráter e de formação. Nossa pressa em resolver tudo, queremos controlar todas as circunstâncias, e como não sai da forma que queremos, acabamos extrapolamos em nossas reações. Falamos o que não devíamos e já dizia o grande sábio que uma das coisas que não volta é a palavra proferida... Atitudes insanas, desequilibradas, extremamente fora de padrão ético e moral, tudo para que minha vontade seja feita e o meu ego seja massageado.

Em Gálatas 5.22-23, o Apóstolo Paulo fala do fruto do Espírito e especificamente no verso 23, ele fala de mansidão e domínio próprio. Características de quem tem o Consolador todos os dias de sua vida. É fácil? Nunca foi e nunca será, mas isso não impede de pedirmos ajuda àquele que tudo pode fazer.

Dizer que não consegue sem jamais ter se permitido ser mudado por Cristo é atitude desleal à Palavra quando diz “as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo!” (2 Co 5.17b) O grande problema de controlar nossas emoções é que não entregamos a quem pode realmente nos ajudar a viver de maneira mais mansa e controlada nesse tempo cada vez mais louco e estressante.

Outros dirão que nasceram assim e jamais mudarão, negando o poder de Deus e sua ação transformadora. Isso é um erro muito grande. Jesus, ao longo dos anos, vem mudando a história de pessoas com os problemas mais complicados que alguém pode ter. Mudar o ser humano é especialidade de Cristo. Vide os 12 apóstolos. Mas e aí você pode se perguntar: Por que Judas fez aquilo? Talvez porque ele não se deixou ser transformado por Jesus. Permita que Ele te mude. Você só terá a ganhar. Deus te abençoe!

Graça e Paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 18/10/2018
Código do texto: T6479893
Classificação de conteúdo: seguro