A DOUTRINA DA ORAÇÃO

INTRODUÇÃO

Muitas vezes, quando vou fazer um estudo como esse, por exemplo, alguma coisa relacionada acontece que me faz ficar mais sensível ao assunto e compreende-lo mais profundamente. Acho até que Deus promove situações, para quando o escritor for ensinar, ou analisar, não seja algo apenas mecânico, mas seja a realidade que ele esteja vivendo no momento.

Nesse momento eu estou sendo desafiado a orar e confrontado por forças que querem me dizer que não vale a pena orar. Esse estudo sobre oração vem nessa hora de confrontamento e acaba ele não saído isento dos assuntos que serão analisados não apenas teoricamente, mas como vivência.

Vale a pena orar? Deus ouve a oração? Importa nos dedicarmos à oração, seremos respondidos afirmativamente? Alcançaremos as metas? Acredito que essas perguntas, que muita gente não tem coragem de fazer, sobretudo, é o que mais nos interessa. Deus está, mesmo, ouvindo as minhas orações? É a pergunta de muitos. Como orar melhor, como ser ouvido e principalmente, como ser atendido são duvidas de muitos. Acredito que existem horas que o melhor sobre o assunto é voltar à raízes e estudar o assunto do zero, do começo, do inicio. Tai porque optei por estudar a oração a partir da doutrina da oração.

Quando falamos em estudar uma doutrina, isso significa que precisamos responder a alguns pontos. Examinando o caso da oração, por exemplo. Precisamos rever: O que é oração; para quem orar; porque orar; como orar; quais são os tipos de oração, como orar melhor, como orar de modo que Deus responda 100% dos casos? Aqui tentaremos responder a todas essas perguntas. Que são minhas também.

O QUE É ORAÇÃO?

Algumas possíveis respostas são que oração é: (1) Adoração – Adoração é prestar culto, é mostrar amor, respeito dedicação e reverência a Deus; (2) Reconhecimento da superioridade de Deus – Quando oramos reconhecemos que Deus é nosso Criador e sabe como mover as situações e a nossa vida para nos abençoar e abençoar outros; (3) Submissão à vontade de Deus – A verdadeira oração precisa ter no seu cerne a vontade de obedecer ao que entendermos, como orientação, quando oramos. Orar é buscar revelação e quando essa vem, obedecer; (4) Invocação – Invocação é chamar. Quando oramos, nós chamamos a atenção de Deus para a nossa situação. Quando oramos nós pedimos que ele entre na nossa situação e nos ajude. Quando oramos nós chamamos Deus.

PARA QUEM ORAR?

As muitas religiões aprenderam a invocar o seus deuses. A Bíblia é muito clara que a nossa oração deve ser feita unicamente para Deus e para Jesus. Hoje temos o entendimento que podemos também orar ao Espírito Santo, mas até isso foge um pouco do que a Bíblia ensina.

Quando pensamos para quem orar, devemos pensar também para quem não orar. Não devemos orar a ninguém que não seja Deus, Jesus ou o Espírito Santo. Não devemos orar a Maria, ou a algum apóstolo. Não devemos orar a santos da Igreja católica, ou a deuses – que para nós não são deuses - fora da Bíblia. Não devemos orar a homens, a governos, ou a qualquer coisa que não seja Deus, Jesus ou o Espírito Santo. Ninguém a não ser Deus pode resolver a nossa situação. Orar a outro que não seja Deus é orar ao vazio. A Bíblia não manda orar a Maria, ou a anjos, ou a santos homens, ou mulheres de Deus.

POR QUE ORAR?

Essa é uma grande pergunta: Por que orar, Deus não sabe tudo e não pode nos abençoar, independente das nossas orações? Sim e não. Sim, Deus sabe tudo e pode nos abençoar em todas as coisas. E não, não teremos certas respostas se não orarmos.

Poderíamos entender isso pensando sobre a Graça que faz vir a chuva e o Sol, todos os dias para homens bons e maus. Essa é a Graça Geral. A Graça específica pede a oração. Jesus era um homem de oração. Compreendemos Jesus como sendo pleno homem, que descobriu que era Deus que veio à terra. Essa descoberta só veio a partir do inicio do seu ministério de três anos e meio. Mais ou menos lapela metade do seu ministério é que Jesus tinha a convicção que era O Filho de Deus, com características iguais ao Pai. Mas como essa revelação veio? Veio através da revelação do Espírito Santo, em oração. Jesus veio como exemplo de como devemos fazer. Como devemos pregar. Como devemos ensinar. Como devemos ser e como devemos orar. Deus dirige esse mundo através de regras rígidas, o problema é entendermos essas regras.

Existem muitas coisas que vão acontecer em nossas vidas, se não orarmos. Mas existem coisas que só vão ocorrer se orarmos. Orar é entrar no espiritual e termos revelações do que Deus quer que aconteça. Mesmo quando pensamos que alguns desejos são nossos, quando estamos entranhados no Espírito, cheios do Espírito, acabamos pedindo coisas que são o desejo direto de Deus para nossas vidas.

Nem sempre, mas algumas vezes, quando recebo revelações ou visões quando vou orar, eu oro em cima das visões e das revelações. Nem sempre é assim, pois devemos ter metas ao orar e tenho que ter a minha “listinha” de oração, ou o que vou falar com Deus. Mas isso tudo fica para trás quando a revelação vem e entendo a perfeita vontade de Deus para mim e para quem eu orar.

A resposta mais simples a por que orar é porque Deus responde a oração. Sendo assim, quanto mais eu orar, mais respostas eu terei. Então não é só orar, mas orar bastante, muito, para ter muitas respostas.

COMO ORAR

Parece bobo falar isso, mas tem gente que não sabe como orar. Você pode orar de qualquer jeito. De pé, deitado, com os olhos fechados, abertos, de joelhos, sentado, na posição onde você se sinta confortável para poder falar com Deus. Eu tenho orado sentado ultimamente num sofá que fica no quarto dos fundos da minha casa. Pego uma Bíblia, café, água, ou um suco, papel, caneta e começo a orar. Em geral começo a orar na carne, ou no meu entendimento e vou falando com Deus até que a coisa vai esquentando e pode acontecer de que eu seja direcionado a orar por alguém, ou por alguma coisa, como a Igreja, ou o país e ai vou orando nessa direção. Em geral eu começo orando por mim, pelas minhas necessidades. Oro pela esposa e pelas filhas, pelas situações, contas a pagar, negócios a fazer. Vou estendendo e orando pela Igreja, pelos irmãos e irmãs. Oro por parentes, por amigos e vou orando.

Em geral eu oro o que está doendo. Eu explico: Agora, nesse minuto, o que está te tirando o sono? Isso precisa ser orado. O que está te atormentando, o que precisa ser feito, o que você precisa resolver ou realizar? O que te atormenta agora é a primeira coisa que você deve orar. Se você está com fé, ore e explique a Deus que você está com fé. Se você está sem fé, ore e explique a Deus porque você está sem fé. Explique onde dói e porque dói e confie que Ele sabe como te ajudar. Leia sobre oração na Bíblia. Leia livros sobre oração. Ouça na Internet a oração de outros. Aprenda a orar. A oração em si não tem regras. Orar é falar com Deus. O problema não é se você está sentado ou de pé, o importante é orar.

QUATRO TIPOS DE ORAÇÃO

Estudando para escrever esse assunto aos irmãos, me deparei com um estudo onde o irmão localizou mais de doze maneiras como orar. Eu acredito que se vermos uma por uma das orações da Bíblia, nós vamos ter muito mais do que doze maneiras de orar, pois cada pessoa ora diferente da outra e cada oração é diferente da anterior, mesmo dita pela mesma pessoa. Eu quero definir os tipos de oração em quatro, pois acho que esses quatro já abarcam todos os outros.

PRIMEIRO – ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO

A primeira coisa com Deus, em geral, sempre, é colocar o altar de pé. Essa fala: colocar o altar de pé significa a gente estar sem problemas de pecado quando a gente se achega a Deus. Devemos antes de qualquer coisa pedir perdão a Deus a respeito dos nossos pecados e nos propor a deixá-los e nunca mais praticá-los. Não adianta pedir perdão com vontade de praticar o pecado. Devemos orar pedindo perdão e orar até sentir uma diferença em nós a respeito do pecado. A Bíblia nos afirma que o Senhor tira o pecado de nós, então antes de qualquer coisa o pecado tem que sair. Se faltar outra coisa para orar, devemos começar nos acertando com Deus até o pecado sair de nós.

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.

Sem santidade, em pecado, Deus não nos responde adequadamente. Quando a pessoa está em pecado, a única oração que Deus responde com certeza é a oração de pedido de perdão, com a confirmação de deixar o pecado.

O primeiro tipo de oração é o arrependimento. Creio que nessa nossa lista estamos começando da oração menor para a maior, ou a melhor oração. A menor das orações e pedir perdão a Deus, seguida da petição, da intercessão, até chegar no ápice das orações que é orar no Espírito.

Podemos pedir perdão por nós ou pelo país. Os profetas do Antigo Testamento pediam perdão por Israel. Essa prática bíblica: de pedir perdão por algo que não fizemos, mas que nos toca tanto que nós nos julgamos como os que praticaram o pecado é bíblico e podemos pedir perdão pelo pecado do irmão ou da nação. Então o pedido de perdão por nós, ou por outros é o primeiro tipo de oração, o menor deles.

SEGUNDO – ORAÇÃO DE PETIÇÃO

Petição é o mesmo que pedir. Nós pedimos para nós ou para outros. Quando oramos pedindo algo a alguém da família, a esposa, a filha, o filho que mora conosco, praticamente a oração é para nós também, pois o familiar sendo abençoado, nós que vivemos juntos o seremos também.

Nós podemos orar tudo o que compete a um ser-humano. Não há limites de pedidos, podemos orar pedindo muita coisa, mas devemos entender que nem tudo Deus vai nos dar. Deus não nos dará nada que nos faça mau. Deus não nos dará algo que nos faça sair da presença Dele. Deus não vai nos dar o que nos faça pecar Deus não responderá orações egoístas, onde só eu sou o favorecido. Muita gente não tem orações respondidas pois o que pede é só egoísmo.

Porém existem muitas promessas se orarmos. Deus promete nos ouvir, se cumprirmos a nossa parte do acordo. Deus promete que seremos ajudados e teremos nossas orações respondidas se formos corretos com Ele. Nós podemos orar por tudo o que nos faça bem e vá fazer o bem para outros. Nós podemos orar por muita coisa na presença de Deus.

Mas além disso, nós sabemos que orar pelo Reino de Deus é praticamente entrar na oração já tendo a resposta afirmativa que vamos conseguir o que pedimos. O grande projeto de Deus é a Igreja. Orar pela Igreja é orar sabendo que Deus está pronto a abençoar. Quando oramos nos projetos de Deus: A Igreja, a ajuda ao próximo, a implantação do Reino de Deus, o Evangelismo, as Missões trans-culturais, já sabemos a resposta: Deus vai ajudar, só não sabemos como, ainda, e ai a gente ora para entendermos como se dará a saída do problema.

TERCEIRO – ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Os dois tipos de oração anteriores: o arrependimento e a petição, são orações menores. O caminho mais excelente, ou as melhores orações são as de intercessão e a oração no Espírito, sendo essa incomparável com qualquer outra oração.

O ser-humano está no coração de Deus e orar, pedindo que Deus ajude ao próximo é algo que agrada profundamente a Deus. Por causa do próximo, Deus mandou o seu Filho morrer morte de Cruz, por nós.

Intercessão ou interceder é entrar na batalha pelo outro, é tomar as suas dores e faze-las nossas.Intercessão é sofrer pelo outro e pedir, do mais profundo do coração abenção, não para nós, mas para o outro. Por isso é que digo que orar por parentes é o mesmo que orar por nós. O outro não é o parente, é o desconhecido, o que mora longe, o que ele sendo abençoado, ou não, não me fará diferença alguma, mas eu oro, para que ele seja abençoado, quero ver o seu bem. Me condôo com a situação do próximo, que quero que Deus ajude. Isso é orar pelo mendigo desconhecido que vemos pelas ruas, ou por todo o povo de uma favela, que nem sei quem são. Interceder é entrar no meio de uma briga e interceder, ou falar bem de um dos dois oponentes. Nós intercedemos quando vamos falar com Deus a respeito de uma pessoa. Eu estou orando pelo próximo, isso é intercessão. Deus ouve todas as orações, nem sempre responde a todas, mas ouve. Ajudar o ser-humano é a meta principal de Deus. Orar pelo próximo é entrar no plano de Deus e cooperar com seu plano.

Quando oramos pelo próximo, Deus nos ouve. Nós entendemos isso no livro de Jó. Jó era um homem religioso, crente e temente a Deus, que foi atacado por Satanás. O Diabo em pessoa o atacou matando filhos e empregados, roubando bens e a saúde. Jó foi visitado, à beira da morte, por quatro amigos, que tinham a velha mentalidade de muitos: O que te aconteceu foi porque você está em pecado. Jó não estava em pecado, como vemos a história se desenrolando a partir do Céu. Os problemas que Jó passou, o fez para servir de exemplo profético para todo o mundo. A sua provação não seria suportada por outro. Jó nasceu para a sua prova e a venceu. No final do livro Deus mandou Jó orar pelos seus amigos, para Deus abençoa-los. Jó era o homem que precisava de ajuda, não seus amigos. Mas ele orando pelos amigos a sua saúde e vida foi totalmente restaurada. A Bíblia diz que no mundo ninguém teve filhas tão lindas como Jó. As mulheres mais bonitas do mundo, até hoje foram as filhas de Jó. Acredito que Eva, a primeira mulher, deveria ser lindíssima, mas a Bíblia diz que as filhas de Jó foram as mulheres mais lindas do mundo. Deus restaurou toda a vida de Jó, quando ele orou pelos amigos. Deus não o mandou ele orar por ele, mas pelos amigos e ele, na pior das situações, foi plenamente restaurado, ao orar pelos outros.

A intercessão tem esse poder de me restaurar. Muitas vezes nós pedimos e pedimos e as coisas não acontecem, mas a intercessão já traz em si a benção da minha resposta. Você está com pressa de Deus responder as suas orações? Então ore, não por si, mas pelos outros, ore pelas pessoas da Igreja e Deus o abençoará.

QUARTO – ORAÇÃO NO ESPÍRITO

A oração no Espírito é o ápice de qualquer oração. O supra-sumo, o melhor, é a oração no Espírito. Nós, por mais inteligentes que sejamos não sabemos pedir como convém, para sermos respondidos. A meta de qualquer oração é termos respostas afirmativas de Deus, ou seja, que as coisas que pedimos aconteçam. Orar no Espírito é ser tomado pelo Espírito

Santo e orar uma oração que vêm Dele e volta para Ele. Orar no Espírito é pedir o que Ele quer dar. É impossível orarmos no Espírito e não termos respostas. Paulo já tinha entendido isso e já tinha nos mandado orar sempre no Espírito.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões.” Efésios 6:18.

Oramos no Espírito quando estamos cheios do Espírito Santo. Logo depois de um culto onde choramos, rimos, nos alegramos, oramos, cantamos e ouvimos a palavra, nós vamos orar na nossa casa, por exemplo, estamos orando no Espírito. Estamos cheios do Espírito e vamos orar, é esperar termos visitações do Espírito e sermos abençoados.

Oramos no Espírito quando o próprio Espírito nos chama a orar e ao assim fazer recebemos revelações, visitações e manifestações do Espírito.

Oramos no Espírito quando exercemos o dom de línguas e oramos na linguagem do Céu. Precisamos aqui entender, que temos o dom de línguas e temos o dom da interpretação em línguas. Aqueles que oram em línguas devem buscar ter a interpretação, pois senão o seu espírito ora bem, mas a sua mente não sabe o que foi orado e fica infrutífera, que é o mesmo que nada. Orar em línguas e ter a revelação do que foi orado é algo espiritual e nem é pra todos. Quem tem deve preservar.

Ora no Espírito é ser chamado pelo próprio Deus a orar, na hora em que Ele quer nos abençoar. A oração no Espírito é a melhor das orações, é o mais alto que uma oração pode chegar.

ORAR EM NOME DE JESUS

Devemos orar a Deus em nome de Jesus porque é o único meio aprovado por Deus para nos dirigirmos a Ele. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6. Jesus também disse: “Eu vos digo em toda a verdade: Se pedirdes ao Pai qualquer coisa, ele vo-la dará em meu nome.” João 16:23. “Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” João 16:24

ORANDO A PALAVRA

Existe ainda uma maneira de orarmos e sermos respondidos, é orar a palavra. Orar a palavra significa ler o texto bíblico e orar em cima do que está escrito. Orar a palavra é profetizar o que a Bíblia já diz de nós. Conforme você vai lendo, pode acontecer que venham insights, ou impressões na sua mente, vontades, ou desejos de pedir ou falar algumas coisas com Deus. Ai está a vitória, pois estaremos assim orando no Espírito. Orar a palavra é orar abalizados por aquilo que Deus revelou. Orar a Bíblia, ou orar lendo trechos da Bíblia é invocar as promessas que a Bíblia contém para nós e pedi-las a Deus.

ORAÇÃO E JEJUM

Existe um meio eficaz de potencializar a oração, que é o jejum. Entendo que o jejum é dependente da oração: eu não jejuo sem orar, isso não é jejum, mas eu posso orar sem jejuar.

Se eu quero que a minha oração seja respondida com certeza e rápido, por Deus, eu entro em consagração, em jejum. Jejuar é parar outros afazeres para se dedicar a Deus, durante um período. Já chegamos à conclusão que o jejum deve ter algumas coisas. A primeira delas é a oração. Jejuar e não orar é estranho, anormal, pois o jejum é a consagração para que eu possa orar melhor. Jejuar é se separar durante um tempo para entrar na presença de Deus, portanto orar.

Num jejum deve ter oração, adoração, eu posso cantar hinos em jejum, consagração, ou santidade, leitura da palavra, estudo da palavra, ouvir uma ou mais pregações. Jejuar pé praticamente fazer um culto particular, devocional a Deus. Daí que não acredito que biblicamente deva dar para jejuar trabalhando.

Como é que alguém jejua trabalhando? Como a pessoa vai orar, ou vai ler a palavr, ou estuda-la, ou vai cantar hinos, ou ouvir uma mensagem trabalhando. Em alguns raros empregos, ou afazeres até que dá, como a pessoa que é vendedora e tem a sua loja própria, o seu bazar, mas e quem trabalha num órgão publico, como a Receita Federal, um hospital, ou uma escola, como é que vai jejuar, enquanto está atendendo o povo? Não dá. Jejuar não é ficar um período com fome, isso se chama regime. Jejuar não é regime.

Também não consigo acreditar nesse falso jejum de nossos tempos onde a pessoa fica um período sem usar o Facebook, o Instagram ou sem ver TV. Isso é estranho demais ao que seja o verdadeiro jejum. Jejum é consagração, para isso as pessoas ficam um período sem comer. O chamado jejum de Daniel não é jejum, pois ele não jejuou, ele comeu frutas e verduras e bebeu sucos naturais. Onde é que alguém comendo uma sopa, ou assando legumes e bebendo sucos naturais está jejuando? O jejum de Daniel não era e nunca foi um jejum. Jejuar na Bíblia é se separar, se abster de tudo, para buscar a Deus em oração. Jejum é complemento de oração.

O HABITO DA ORAÇÃO

Hábito é praticar, fazer, alguma coisa constantemente. A oração é interessante, pois quanto mais você ora, mais quer orar. Algumas pessoas não tem o hábito de orar, deveriam ter e cultivar, principalmente porque é algo que promete nos dar respostas a nossa vida. As promessas da oração são o que mais me anima a orar. Deus promete ouvir as orações e nos responder as orações. Entendemos que existem orações que vão demorar um pouco para serem respondidas, pelo próprio teor delas, enquanto outras serão rápidas. Uma oração por um emprego exige uma resposta mais rápida do que uma oração por uma casa própria, imagino eu. Uma cura física exige uma resposta mais rápida, do que uma viagem a passeio para a Grécia. A oração para comprar brinquedos no Natal, para os filhos, não é mais importante do que a oração para Deus mandar o dinheiro do aluguel.

Sabendo que Deus responde as orações, deveríamos orar sem cessar a todo o tempo, todos os dias. Bom, podemos começar hoje.

OBJETIVOS DA ORAÇÃO

Hoje entendo que era um plano de Deus, o que fiz a alguns anos atrás. Eu coloquei num caderno o nome de praticamente toda a minha família e a família da minha esposa. Conforme as respostas vinham eu anotava o milagre, ou a maneira que veio a benção. Eram muitos nomes, era muita gente. Eram os parentes próximos, os parentes longínquos, os tios, primos, amigos dos tios, o tio do tio, o avô do pai, a mãe do sobrinho e por ai vai. Era uma lista enorme de gente. À época eu entendo que Deus me dirigiu para cobrir de oração a todas essa pessoas. A maioria era macumbeira. Cobrir de oração é orar tudo o que seja possível pela pessoa e só depois passar para aproxima. Cobrir de oração é orar pela vida sentimental, financeira, espiritual, pelo local onde mora, pelos amigos, pelos inimigos da pessoa, pelas suas necessidades, pelas suas dores, pelos seus desejos e por salvação. Hoje, depois de mais de vinte anos, temos na família uma infinidade de gente crente, obreiros, líderes. Alguns compraram carros, arrumaram empregos, casaram, compraram casas e o nome de Jesus é pregado com muita facilidade na família hoje. Naquela época eu era o único crente na família toda. Isso durou menos de um ano. Durante meses eu orei um por um da família e os cobri de oração. Chegava a demorar até quarenta minutos por uma pessoa e ai eu passava a outra.

Nós temos na Igreja muitos testemunhos de gente que orou décadas por levantar uma Igreja e Deus concretizou isso um dia. Temos pessoas que ficaram tempos orando por emprego e outros pela saúde.

Devemos ter planos para as nossas orações. Podemos orar sem planos, mas podemos orar com planos também. Eu posso orar algumas coisas que farão bem a minha vida, como um emprego melhor, com salário melhor, uma casa, um carro e muitas outras coisas. Orar com um plano não é orar aleatoriamente, mas insistir em pedir alguma coisa. Quando oramos planejando o que oramos poderemos ter respostas melhores. Como já disse, podemos pedir praticamente tudo em oração, desde que não peçamos algo que Deus não nos pode dar, como o pecado.

Podemos com calma orar por todos os irmãos de uma Igreja grande, é só orar um por um cobrindo de oração, todos os dias, um dia você acaba.

Você pode orar cobrindo você mesmo de oração. Podemos orar pela nossa vida financeira, pelos sentimentos, pelo casamento, pelos filhos, pelas contas, pelos passeios que desejamos, pelos negócios que queremos fazer, pelo futuro que gostaríamos, pela nossa salvação e conversão diárias.

PROMESSAS PARA QUEM ORA

Quando nos oramos, nós nos abrimos ao Espírito Santo. A partir do momento que eu pedi alguma coisa, eu falei algo com Deus, a minha mente, o meu espírito humano, fica mais receptivo para a resposta de Deus. A Bíblia tem promessas enormes para quem ora, então devemos orar. Eis algumas delas:

Oração para não cair em tentação. “E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” Mateus .6.13

Há poder na oração. “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.” Tiago 5.17

Jesus tem o poder de nos dar o que pedimos. “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” João 14:13,14

A oração traz cura. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16

Quem ora vê milagres. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:21,22

Basta pedir. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:7-11

Amém

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 05/11/2018
Reeditado em 05/11/2018
Código do texto: T6495344
Classificação de conteúdo: seguro