O CHORO DE ANA, SUA ORAÇÃO E SUA VITÓRIA

“HOUVE UM HOMEM DE RAMATAIM-ZOFIM, DA MONTANHA DE EFRAIM, CUJO NOME ERA ELCANA. E ESTE TINHA DUAS MULHERES: O NOME DE UMA ERA ANA, E O DA OUTRA PENINA. E PENINA TINHA FILHOS, PORÉM ANA NÃO OS TINHA.” (I SAMUEL 1.1,2)

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava, mas era estéril, e não havia lhe dado filhos. A outra era Penina a que gerava filhos.

VENCENDO O FRACASSO E A HUMILHAÇÃO

Por ser estéril, Ana tinha um problema. Naquela época, a mulher que não pudesse gerar filhos era considerada uma mulher fracassada e digna de descrédito. Inclusive conta o texto bíblico que Penina, a que gerava filhos, menosprezava e discriminava Ana. Ana era humilhada por não poder dar filhos ao marido. O marido, inclusive, tinha o direito de mandá-la embora por conta disso. Entretanto, Elcana amava Ana de tal forma que permaneceu com ela, mesmo também sendo casado com outra mulher, Penina, que deu filhos ao marido. E por dar filhos a Elcana, e vendo seu amor por Ana, mesmo sendo ela estéril, Penina sentia ciúmes e inveja, tendo Ana como uma rival, e por isso a maltratava.

TEMPO DE SACRIFÍCIOS

Era costume de Elcana, todos os anos com toda sua família, sair de Ramataim-Zofim afim de oferecer sacrifícios ao Senhor, para a capital nacional da adoração Siló.

“E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.” (1 Samuel 1:4,5)

Elcana procurava agradar a Ana de todas as maneiras, por dois motivos por que a amava e porque percebia o semblante triste dela, como se lhe faltasse alguma coisa.

“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8)

Elcana não entendia a dor de Ana. Ele acreditava que o bom tratamento, as regalias e presentes eram suficientes para satisfazê-la.

A insensibilidade espiritual dele não lhe permitia perceber o que realmente importava. Para ajudá-la, ele deveria se ajoelhar ao lado dela e orar junto pedindo um filho.

Por outro lado, Ana não se conformava. Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ana não procurava paliativos para sua dor.

O CLAMOR E ORAÇÃO DE ANA

"ELA, POIS, COM AMARGURA DE ALMA, OROU AO SENHOR, E CHOROU ABUNDANTEMENTE." (1 SAMUEL 1:10)

Ana não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente”. No entanto, ela não se permitia ser sufocada pela aflição.

É importante percebermos na vida que situações extremas exigem atitudes extremas. Então, Ana fez um voto!

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (1 Samuel 1:11)

Perceba que há um objetivo bastante específico: “ se à tua serva deres um filho homem”. Ela sabia exatamente o que queria do seu Deus. E deixou bastante claro para Ele que a resposta a esse pedido era para a glória do Seu Nome. Era algo consagrado a ele, visto que “ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

“E SUCEDEU QUE, PERSEVERANDO ELA EM ORAR PERANTE O SENHOR, ELI OBSERVOU A SUA BOCA.” (V.V – 12)

A sua oração vai exigir tudo de você!

Energia, perseverança, vontade. Ana perseverou em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso. O sacerdote Eli a observava enquanto fazia isso. Você está sendo observado enquanto busca o seu milagre.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)

As pessoas querem saber se sua devoção, fé e piedade realmente funcionam. Por muitas vezes você terá de lidar com a incompreensão.

“PORQUANTO ANA NO SEU CORAÇÃO FALAVA; SÓ SE MOVIAM OS SEUS LÁBIOS, PORÉM NÃO SE OUVIA A SUA VOZ; PELO QUE ELI A TEVE POR EMBRIAGADA. E DISSE-LHE ELI: ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA? APARTA DE TI O TEU VINHO.” (1 SAMUEL 1:13-14)

Muitos servos de Deus não compreenderão a sua dor. Muitas pessoas farão a leitura errada do seu problema.

Os amigos de Jó acharam que ele havia pecado;

Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que o cego de nascença fosse cego;

Os irmãos de Davi achavam que ele era presunçoso.

Isso deve aumentar a sua carga de oração e comunhão com Deus. Isso te coloca em uma posição que somente o Senhor entende.

“PORÉM ANA RESPONDEU: NÃO, SENHOR MEU, EU SOU UMA MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO; NEM VINHO NEM BEBIDA FORTE TENHO BEBIDO; PORÉM TENHO DERRAMADO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR. NÃO TENHAS, POIS, A TUA SERVA POR FILHA DE BELIAL; PORQUE DA MULTIDÃO DOS MEUS CUIDADOS E DO MEU DESGOSTO TENHO FALADO ATÉ AGORA.” (1 SAMUEL 1:15,16)

Ana tem uma clara visão do seu problema. Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender.

Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus. Simplesmente responde de forma humilde e respeitosa.

Ana possui uma vida de oração ativa e isso aguça os seus sentidos espirituais.

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (Efésios 6:12,13)

Ana confia, ama e se relaciona com Deus, daí a facilidade de falar sobre todos as suas preocupações a Ele.

“Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. (1 Samuel 1:17,18)

Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar.

“Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. (Provérbios 18:20,21)

Ao ouvir as justificativas de Ana sobre sua oração Eli disse a Ana: “: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.”

Ao ouvir as palavras de bênção que saíram da boca de Eli a atitude de Ana mudou. Ela foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. Isso aconteceu porque ela creu nas palavras do servo de Deus. “A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.” (Provérbios 10:22)

Nunca despreze as palavras de bênção que saem da boca do seu mentor espiritual.

Ana Transforma Sua Fé Em Atitude

“E LEVANTARAM-SE DE MADRUGADA, E ADORARAM PERANTE O SENHOR, E VOLTARAM, E CHEGARAM À SUA CASA, EM RAMÁ, E ELCANA CONHECEU A ANA SUA MULHER, E O SENHOR SE LEMBROU DELA. E SUCEDEU QUE, PASSADO ALGUM TEMPO, ANA CONCEBEU, E DEU À LUZ UM FILHO, AO QUAL CHAMOU SAMUEL; PORQUE, DIZIA ELA, O TENHO PEDIDO AO SENHOR. (1 SAMUEL 1:19,20)

Ana creu! A partir de agora suas atitudes são baseadas na sua fé. Eles levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor. Sobre isso o apóstolo Paulo deu o seguinte conselho: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4:2)

A mãe de Samuel obedeceu exatamente a esse processo. Ela orou, esteve alerta e após receber as palavras de bênção ela agradeceu. Ela e Elcana acordaram de madrugada para oferecer um culto de gratidão a Deus, após isso viajaram.

A Importância da Gratidão

O Senhor concedeu o desejo de Ana. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. “Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!” (Salmos 144:15)

Aprenda a demonstrar gratidão;

Deus ama a gratidão;

A gratidão antecede o milagre, muitas vezes.

O desejo de Deus é alegrar o seu coração!

O Cumprimento do Voto

“E, HAVENDO-O DESMAMADO, TOMOU-O CONSIGO, COM TRÊS BEZERROS, E UM EFA DE FARINHA, E UM ODRE DE VINHO, E LEVOU-O À CASA DO SENHOR, EM SILÓ, E ERA O MENINO AINDA MUITO CRIANÇA.” (I SAMUEL 1.24)

Um ano após o nascimento de Samuel, quando o menino já tinha desmamado e podia viajar, Ana leva ao Templo uma oferta de gratidão ao Senhor. Sua liberalidade não estava condicionada a sua necessidade. Ela é liberal antes e depois do milagre.

Cultive a semente da liberalidade em sua vida e você terá acesso a grandes colheitas de bênçãos preparadas pelo Senhor.

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.” (2 Coríntios 9:6)

A sua colheita é proporcional a sua semeadura.

“E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.” (1 Samuel 1:26,27)

Ana volta para agradecer e conta ao Homem de Deus quem ela é e como ocorreu o milagre.

O seu testemunho deve ser contado;

Compartilhe os pedidos de oração e os milagres;

Conte ao servo de Deus que ministra sobre sua vida sobre o milagre. Isso fortalecerá seu coração.

Ana Entrega Samuel a Deus

“POR ISSO TAMBÉM AO SENHOR EU O ENTREGUEI, POR TODOS OS DIAS QUE VIVER, POIS AO SENHOR FOI PEDIDO. E ADOROU ALI AO SENHOR.” (I SAMUEL 1.28)

Ana não se demorou a cumprir sua promessa. Assim como disse fez. Após contar seu testemunho ela entrega Samuel ao sacerdote e adora ao Senhor. Ela não caiu na tentação de fazer o voto e descumpri-lo:

“Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.” (Deuteronômio 23:21)

Não faça aliança com Deus se não estiver disposto a cumprir sua parte no acordo. Deus é fiel. A parte dele sempre é garantida, e a sua?

((texto colhido em pesquisa GOOGLE))

Maria Tereza Bodemer
Enviado por Maria Tereza Bodemer em 17/11/2018
Reeditado em 17/11/2018
Código do texto: T6504554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.