Sobre dízimos e ofertas

Malaquias 3.10

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. ‘Ponham-me à prova’, diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.”

Para início de conversa...

No original, o termo dízimo significa décima parte.

Ao contrário de algumas teologias equivocadas, o dízimo é uma doutrina de toda a Bíblia. Seja no Antigo Testamento (Ml 3.10 / Lv 27.30-32) e também no Novo Testamento pelo próprio Cristo (Mateus 23.23). Aliás, o nosso Mestre acrescenta alguns valores esquecidos pelos fariseus da época. Em Mateus 5.23-24, Jesus diz que a oferta, para Deus só tem valor se não houver nada contra o seu irmão. Se existe algo, antes de entregar, deve se reconciliar com o próximo. Já no duro discurso em Mateus 23.23, Jesus aponta que os fariseus até entregam a “décima parte”, mas em suas vidas cotidianas desprezam a justiça, a fé e a misericórdia. Ou seja, a obediência deve ser total sempre e não parcial e muito menos conveniente.

O que significa a entrega?

É reconhecer que tudo o que você tem é do Senhor (Sl 24.1). Quando não fazemos isso, estamos pecando contra a Soberania do Eterno.

Significa também uma atitude de adoração a Deus por sua bondade e fidelidade (Sl. 116.12)

Quando devolvemos o dízimo estamos entregando nas mãos do Senhor a administração dos outros 90% dos nossos recursos. E Ele é fiel e poderoso para nos recompensar e nos fazer prosperar (2 Co 9.10-12).

A entrega também sinaliza que somos apenas administradores dos recursos. Tudo é do Senhor!

O dízimo no Antigo Testamento

Antes da entrega da lei a Moisés, os homens já entregavam a parte devida ao Senhor. Abraão (Hb 7.2), Jacó ( Gn 28.20-22) e tantos outros que foram fiéis ao Senhor em suas contribuições.

Na divisão de terras para as tribos de Israel, os levitas não foram contemplados por Deus. A missão deles era cuidar da vida espiritual do povo como um todo. Ensino, celebrações, festas... E eles viviam dos dízimos das outras tribos. Os descendentes de Levi foram os mais prósperos do povo israelita.

O dízimo no Novo Testamento

Como já foi ressaltado antes, Jesus jamais aboliu o dízimo. (Mateus 5.17 / Mateus 22.21 / Mateus 23.23)

A finalidade do dízimo

Antes da lei – Forma de gratidão. Vide Jacó (Gn 28.20-22)

Após a lei – Sustento dos levitas

Novo Testamento – Sustento dos obreiros (1 Tm 5.17-18), missões e assistência social

Onde entregar?

Na igreja local (Ml 3.10). Há uma fala errônea, principalmente em redes sociais, orientando as pessoas a pegarem o valor equivalente ao dízimo e comprarem cestas básicas e doarem. Não haveria nenhum problema nisso, caso a intenção a priori, seja não contribuir com o Reino de Deus. Na igreja tem pessoas suficientemente capazes de direcionar os recursos para onde devem. Há em sua quase totalidade (infelizmente não são todas), lisura e honestidade com as contribuições do povo. A igreja evangélica (salvo algum caso específico) não tem dinheiro estatal. Tudo é mantido através dos dízimos e ofertas do povo. Uma equipe determinada, aprovada pela igreja cuidará dos recursos (Importante ressaltar que falo das igrejas batistas da CBB da qual sou membro e filiado).

Sobre as ofertas

O apóstolo Paulo fala que a oferta não pode ter valor fixo (2 Co 9.6-7). Porém não podemos vê-la como o dinheiro que sobra em nossos bolsos e sim um propósito, um sacrifício de um valor que nunca antes tenha sido entregue. Sempre com alegria. Deus ama quando nos alegramos nesse momento de oferta.

Oferta expressa nosso grau de gratidão a Deus pelas bênçãos.

Pode-se entregar uma oferta pedindo algo ao Senhor. Deus sabe que somos muito materialistas. Abrir mão de nossos recursos financeiros em favor do Reino é agradável aos olhos do Senhor.

Quais as promessas para aqueles que contribuem?

Prosperidade (Provérbios 3.10)

Colherá com abundância ( 2 Co 9.6 / Hebreus 13.16)

Será recompensado pelo Senhor (Mateus 6.4)

Para finalizar...

Deus não tem compromisso com nossos caprichos (Tiago 4.3)

Para Deus não adianta grandes valores financeiros se a vida não está condizente com a Palavra de Deus.

Oferta é honra ao Senhor – Abraão e Isaque

Não ser bom pai/mãe, esposo/esposa, filho/filha e ser um grande ofertante, para a igreja (instituição) será importante e valioso o recurso, mas para Deus, fica a sensação de que queremos comprá-lo. Deus te abençoe!

Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 04/12/2018
Código do texto: T6519150
Classificação de conteúdo: seguro