Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A HIERARQUIA DOS ANJOS

Qual é a Hierarquia dos Anjos? Quais São os Tipos de Anjos?

A Bíblia não diz muito sobre a hierarquia dos anjos, mas indica que existem diferentes classes e tipos de anjos. Os textos bíblicos falam de querubins, serafins, pelo menos um arcanjo, e anjos em geral. Pela falta de informações bíblica nesse sentido, é difícil aprofundar esse conceito da hierarquia angelical.

Quando se fala em tipos de anjos, também é preciso considerar que a primeira distinção nesse sentido deve ser feita entre anjos bons e anjos maus. Os anjos bons são os santos anjos de Deus. Esses anjos habitam nas moradas celestiais e estão ao serviço do Senhor principalmente em prol da Igreja. O escritor de Hebreus resume de forma objetiva a função geral desses anjos. Ele diz: “Não são todos os anjos, espíritos ministradores, enviados para servir em benefício dos que herdarão a salvação?” (Hebreus 1:14).

Os anjos maus são os anjos que pecaram contra Deus. Eles falharam em guardar a vontade do Senhor e caíram de seu estado inicial de graça (Judas 6). A Bíblia identifica Satanás como sendo o principal dentre os anjos caídos. Esses anjos estão sob o juízo de Deus e terão de enfrentar a condenação eterna por causa de seu pecado (2 Pedro 2:4).

A hierarquia dos anjos

A Bíblia não deixa dúvidas de que existe uma hierarquia entre os anjos. O apóstolo Paulo aponta diretamente para isto quando usa a expressão “principados e potestades“. Essa designação indica a existência de certos anjos que ocupam lugares de autoridade no mundo angélico.

Paulo emprega essa expressão tanto para se referir aos anjos caídos como para se referir aos anjos de Deus. Em duas ocasiões ele fala de anjos maus, isto é, demônios (Efésios 6:12; Colossenses 2:13); e em outras duas ele fala dos santos anjos de Deus (Efésios 3:10; Colossenses 1:16). O apóstolo Pedro também emprega essa mesma expressão para se referir aos anjos do Senhor (1 Pedro 3:22).

As heresias sobre a hierarquia dos anjos

Nos últimos tempos muitas heresias surgiram relacionadas à hierarquia dos anjos. Os propagadores dessas heresias defendem a ideia de que existem seres angelicais que se ocupam em uma organização hierárquica territorial.

Segundo tais pessoas, supostamente cada região geográfica possui seu próprio líder angelical, seja ele um anjo bom ou um anjo mau. Nesse conceito, os anjos líderes dos continentes seriam superiores aos anjos líderes de cada nação, que seriam superiores aos anjos líderes de cada cidade e assim por diante.

Mas obviamente esse conceito é estranho às Escrituras. De fato no livro do profeta Daniel alguns seres angelicais aparecem relacionados a certos territórios geográficos. Mas no Novo Testamento essa relação ganha uma proporção muito maior. Esses principados e potestades não estão mais relacionados de forma específica a cada território, mas ao mundo em geral.

É por isto que o apóstolo Paulo escreve que a Igreja de Cristo luta contra os principados e potestades que dominam este mundo tenebroso (Efésios 6:12). É por isto também que o arcanjo Miguel que aparece como um protetor de Israel no Antigo Testamento, no Novo Testamento aparece lutando em favor da Igreja contra os anjos caídos liderados por Satanás (Apocalipse 12:7-9).

Isso significa que a obra redentora de Cristo, com sua vitória na cruz, elevou esse conflito a outro nível. Hoje a revelação de Deus não está restrita apenas a um território ou a uma nação, mas alcança o mundo todo através da pregação do Evangelho. Portanto, Satanás e seus demônios atuam em toda parte tentando prejudicar a obra de Deus. Da mesma forma, os anjos do Senhor servem aos redimidos de todos os lugares; eles acampam ao redor daqueles que temem a Deus aonde quer que eles estejam.

Os tipos de anjos segundo a Bíblia

Muitas vezes a Bíblia fala de anjos em geral, sem especificar seu tipo ou classe. Esses anjos são apresentados como mensageiros do Senhor em diversas ocasiões. Um desses anjos aparece com maior destaque do que os demais. Ele é designado pelo nome, Gabriel, e esteve envolvido em situações marcantes dentro da história da redenção.

Nada é dito sobre uma possível classe especial a qual ele pertence, mas é dito que Ele assiste diante da presença de Deus. Obviamente isso significa que ele não é qualquer tipo de anjo.

Outras vezes a Bíblia realmente fala em diferentes classes ou tipos de anjos. Nesse sentido três classes são destacadas de forma explicita:

Querubins: são seres angélicos dotados de grande poder e majestade. Eles são frequentemente mencionados em conexão com a adoração a Deus e a revelação de sua glória (cf. Êxodo 25:18; 2 Samuel 22:11; Salmo 18:10; 80:1; 99:1; Isaías 37:16; Hebreus 9:5; etc.). Saiba quem são os querubins.

Serafins: formam uma classe de anjos que parece próxima à classe dos querubins. Eles são mencionados apenas pelo profeta Isaías. Os serafins são descritos pelo profeta com uma riqueza de detalhes que revela seu serviço em torno do trono de Deus (Isaías 6:2,6). Saiba quem são os serafins.

Arcanjo: apenas Miguel é mencionado na Bíblia pertencente a esta classe (Judas 9). Alguns estudiosos acreditam que possa haver mais arcanjos, enquanto outros afirmam que apenas Miguel ocupa esse posto. Ele é retratado na Bíblia como um comandante do exército celestial a serviço de Deus, ou seja, ele ocupa o posto mais elevado na hierarquia dos anjos (Daniel 10:13-21; Judas 9; Apocalipse 12:7).

Alguns comentaristas ao longo da história defenderam que Miguel seria um designativo da Segunda Pessoa da Trindade, mas isto não é sustentável biblicamente.

Abraços,
escriba vilela e Centro de estudos cristãos da Bahia - CECB
Enviado por escriba vilela em 06/12/2018
Reeditado em 06/12/2018
Código do texto: T6520593
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
escriba vilela
Salvador - Bahia - Brasil, 65 anos
331 textos (35831 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/18 11:54)
escriba vilela