JEROBOÃO, REI DE ISRAEL - (931-910 a.C.)

De tanto Salomão ter desrespeitado as regras e normas impostas pelo Deus Javé, esse rompeu com a aliança que tinha feito com os descendentes de Davi, e entregou dez das doze tribos nas mãos de um dos servos de Davi. (Reis 11: 11). Depois da morte de Salomão, as dez tribos do norte, escolheram como seu rei a Jeroboão, filho de Nebate, um efraimita (da tribo de Efraim) e hábil administrador das coisas de Salomão. Então Jeroboão, tornou-se rei da Israel. Ele não pertencia a dinastia ou a família de Davi.

1 Reis 11: 26 – Jeroboão era filho de Nabat, efraimita de Sareda (sua mãe era uma viúva chamada Sarva), estava a serviço de Salomão e revelou-se contra o rei. 27 – Esta foi a causa de seu revolta: Salomão estava construindo o Melo e tapando a brecha da Cidade de Davi, seu pai. 28 – Jeroboão era um homem valente e forte, vendo Salomão como este jovem era esforçado no trabalho, colocou-o a frente de toda a corvéia da casa da José. 29 – Aconteceu que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías de Silo, trajando um manto novo; os dois estavam sozinhos no campo. 30 - Aías tomou um manto novo que trazia e rasgou-o em doze pedaços. 31 – E disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços, pois assim fala Iahweh, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32 – Mas ele ainda ficará com uma tribo, por consideração para com o meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel. 33 – É que eles me abandonaram, prestaram culto a Astarte, deusa dos sidônios, a Camos, deus de Moab, a Melcon, deus dos amonitas, e não andou nos meus caminhos, fazendo o que é reto a meus olhos, nem observou meus estatutos e normas, como seu pai Davi.

Salomão (970-931 a.C.), o terceiro rei de Judá, pecou tanto contra Deus que Javé decidiu tirar 83% do reino das mãos dos descendentes dele. Após a morte de Salomão,filho de Davi (1010-970 a.C.), o reino se dividiu em duas partes. A parte do sul, conhecida como Judá, com capital em Jerusalém, ficou com os descendentes de Davi. A maior parte, composta das dez tribos do norte, foi dada por Deus a Jeroboão, filho de Nebate, da tribo de Efraim.

O profeta Aías, continuou falando para Jeroboão:

1 Reis 11: 37 – Quanto a ti, eu te tomarei para reinar sobre todo os que desejares e serás rei de Israel. 38 – Se obedeceres a tudo que eu te mandar, se seguires meus cominhos e fizeres o que é reto a meus olhos, observando meus estatutos e meus mandamentos, como o fez meu servo Davi, então estarei contigo e construirei para ti uma casa estável, como o fiz para Davi. Eu te entregarei Israel.

Quando Jeroboão se tornou rei, temeu que viajando a Jerusalém para oferecer sacrifícios no tempo, seu povo voltasse sua lealdade a Roboão. Por esse motivo construiu santuários e dias festivos diferentes aos de Judá. Fez dois bezerros de ouro, que pôs em Betal e Dã, proclamou-os “deuses de Israel”. Também nomeou sacerdotes dentre o povo comum e não dentre os levitas, que o Deus Javé confiara o sacerdócio perpetuamente. Então Abias, filho de Jeroboão, ficou doente por causa dessas heresias.

1 Reis 14: 1 – Por aquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão, 2 – e Joroboão disse a sua mulher: “Levanta-te, por favor, disfarça-te para que não reconheçam que és a esposa de Jeroboão, e vai a Siló, onde está o profeta Aías, aquele que me predisse que eu reinaria sobre este povo. 3 – Leva contigo dez pães, bolos e um pote de mel e vai ter com ele; ele te indicará o que vai suceder ao menino” 4- Assim fez a mulher de Jeroboão, levantou-se, e foi a Siló e entrou na casa de Aías. Ora, este não mais conseguia enxergar, porque a velhice lhe paralisara os olhos. 5 – Mas Iahweh lhe dissera: “Aí vem a esposa de Jeroboão para te pedir um oráculo a respeito do filho, que está doente e: e tu lhes dirás isto e isto. Ela virá fazendo-se passar por outra. 6 – Logo que Aías ouviu o barulho de seus passos junto à porte disse: “Entra esposa de Jeroboão! Por que queres passar por outra? Fui enviado para te dar uma triste mensagem. Vai dizer Jeboboão: ‘Assim fala Iahweh, Deus de Israel: Eu te tirei do meio do povo e te estabeleci como chefe sobre o meu povo Israel; 8 – tirei o reino da casa de Davi para dá-la a ti. Mas tu não foste como o meu servo Davi, que observou meus mandamentos e me seguiu de todo o coração, fazendo somente o que é reto ao meus olhos; 9 – fizeste mais mal que todos os teus antecessores, e chegaste a fazer para ti outros deuses, imagens fundidas para me irritares; lançaste-me para trás das costas. 10 - Por isso, farei vir a desgraça sobre a casa de Jeroboão. Exterminarei todos os varões da casa de Jeroboão, ligados ou livres em Israel; varrerei a casa de Jeroboão como se varre completamente o lixo. 11 – Os membros da família de Jeroboão que morrerem na cidade serão devorados pelos cães. E os que morrerem nos campo serão comidos pelas aves do céu. É Iahweh quem diz.”

Aías também contou para a esposa de Jeroboão que seu filho doente morreria assim que ela chegasse em casa. Tendo ouvido isso, a esposa de Jeroboão deixou Aìas e voltou a Tirza. Ao cruzar a entrada da sua casa, seu filho deu o último suspiro. Contudo, Jerobobão e sua esposa tiveram outro filho, chamado Nadabe (911-910 a.C.), que se tornou rei de Israel quando seu pai morreu, depois de reinar vinte e dois anos sobre o reino de Israel.

Jeroboão ainda reinava em Israel quando no ano 913 a.C. Abiam (913-911 a.C.) começou a reinar em Judá, substituindo seu pai Roboão (931-913 a.C.).. Então houve uma guerra entre Israel e Judá.

Abdias tinha um exército de 400.000 homens, mas o exército de Jeroboão era de 800.000 soldados. Antes da batalha Abdias tentou convencer a Jeroboão, a remediar erros como trocar o Deus Javé por deuses cananeus. Jeroboão não aceitou as condições do rei de Judá, e tentou cercar as tropas de Abdias. Mas com o auxílio de Deus Javé, os soldados de Judá venceram e puseram em fuga as tropas de Israel, sendo que 500.000 israelitas foram mortos.

1 Reis 14: 19 – O resto da história de Jeroboão, as guerras que fez e seu governo, tudo isso está escrito nos Anais dos reis de Israel. 20 – O tempo que reinou Jeroboão foi de vinte e dois anos, adormeceu com seus pais, e seu filho Nadab reinou eu seu lugar.

As profecias de Aías se cumpriram cerca de 200 anos depois, quando no ano 722, o rei Sargão II (722-706 a.C.) da Assíria, ataca e destruiu Samaria.

Grande parte dos israelitas das 10 tribos do reino de Israel foram massacrados e trucidados. Os poucos que sobram foram deportados para a Assíria. Nunca mais algum deles voltou do cativeiro, o que faz supor que todos morreram em função das torturas e do trabalho forçado e degradante a que foram submetidos. Todas as mulheres que ficaram, nenhuma foi deportada, foram estupradas e depois entregues aos conquistadores assírios e arameus que as adotara como escravas ou esposas. Com isso o pacto que o Deus de Israel tinha feito com Abraão e Jacó foi desfeito. Os israelitas não haviam cumprido sua parte no trato. Portanto ele deixou de ter validade.

FONTE

Bíblia de Jerusalém – Ed. Paulus, São Paulo-SP

Mulheres na Bíblia – John Baldock, M.Books, 1016.